Qual a importância da arte e inclusão na infância?

Conheça os principais benefícios da arte e inclusão na infância e fique por dentro de sugestões de atividades para realizar com os pequenos!
Tempo de Leitura: 5 minutos

É inegável que o acesso à arte, ainda durante a infância, traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento cognitivo, emocional e psicológico do adulto que está por vir. Nada mais natural, então, que utilizar a arte que consumimos diariamente como instrumento em nome da inclusão, seja ela social ou de pessoas com deficiência.

Acompanhe nosso texto para conhecer os principais benefícios oferecidos pela arte e inclusão durante a infância e para ficar por dentro de atividades artísticas inclusivas! 

O que é a inclusão social?

Você sabe o que é a inclusão social e qual o seu papel na sociedade? Para que possamos entender os mecanismos da arte como impulsionadora do desenvolvimento humano, precisamos falar sobre a inclusão social, sua função e seus desafios. Fique com a gente!

O ser humano é considerado necessariamente um ser social.  E o que isso quer dizer? Quer dizer que viver e conviver em sociedade faz parte da nossa natureza. Nós nos agrupamos em comunidades e dependemos uns dos outros para sobreviver. 

Porém, por muito tempo, seres humanos que fugissem do padrão de normalidade imposto pela cultura eram automaticamente “descartados” e estigmatizados. Isso vem mudando, a passos lentos, nos últimos séculos: a dignidade humana é um direito básico de todos aqueles que nascem no planeta, independente de sua cor, gênero, sexualidade ou deficiência social, cognitiva e motora.

Com a criação da Constituição de 1988, a implementação do SUS e da lei de nº 13.146 de 6 de julho de 2015 (a qual institui o estatuto da pessoa com deficiência), o conceito de inclusão social passou a ser uma pauta cada vez mais discutida e respeitada. 

É através da concepção de inclusão social que passamos a debater e formular um conjunto de medidas que busca reintegrar na sociedade grupos historicamente marginalizados. Debater o preconceito e a segregação através da inclusão social é uma luta que necessita do amplo oferecimento de bens e serviços a todos os cidadãos. E a arte tem um papel fundamental nessa luta.

bebês brincando de pintar com a mão

A importância da arte e inclusão na infância

Mesmo que não tenhamos consciência disso ou que não seja tão fácil de perceber, a arte está em todo lugar. Nos programas que assistimos na televisão, nas exposições que vemos nas estações de metrô, nas músicas que tocam nos nossos celulares. É por isso que tanto a arte quanto a cultura são um caminho muito frutífero e interessante para incentivar a inclusão social!

A infância é um período de descobertas e aprendizado. É durante esse período que o ser humano está mais aberto ao novo, ao desconhecido e ao diferente. Crianças são seres que absorvem com facilidade aquilo que está ao seu redor e aprendem sem grandes dificuldades coisas novas. Se é assim, por que não se utilizar da arte para ensinar e incentivar a inclusão?

Através da arte a criança pode aprender sobre novas perspectivas, além de começar a se colocar no lugar do outro. Eventos culturais, oficinas artísticas, cultura popular: todos esses meios ajudam a criança a formar sua própria identidade, reconhecendo e respeitando a identidade do outro.

Quais os benefícios da arte e inclusão na vida das crianças?

Favorecer o ensino e o consumo da arte dentro do ambiente educacional ajuda os pequenos a desenvolverem várias habilidades que serão fundamentais para que eles se tornem um adultos ativos, conscientes e inclusivos.

Atividades artísticas (como a música, a pintura, o teatro e a dança) ajudam a desenvolver a criatividade, o senso de coletividade e de equipe, a autonomia e a sensibilidade. Além disso, através da arte a criança pode aprender a expressar seus sentimentos e a respeitar os sentimentos alheios.

Incentivar a inclusão através da arte, por sua vez, ajuda a criança excluída (seja por vulnerabilidade social, seja por deficiência física ou mental) a se reconhecer como um ser humano que integra a sociedade. Essa criança passa a perceber o seu papel na convivência com os outros e isso, a longo prazo, ajuda a criar um adulto mais autônomo e seguro de si.

criança batendo na palma da mão da professora

Atividades de arte e inclusão para fazer com os pequenos!

Para ajudar você a trabalhar com os pequenos, separamos algumas sugestões de atividades artísticas que estimulam a inclusão e o diálogo com as diferenças. Veja abaixo!

Visitar um museu ou uma exposição

Sair para um passeio diferente é uma atividade que sempre dá aquela animada na garotada! Aproveite essa animação toda e leve os pequenos para visitar um museu ou uma exposição. Dê preferência para locais que possuem um ambiente preparado para lidar com pessoas com deficiências

Uma exposição com jogos ou atividades lúdicas pode ser uma boa pedida. Experiências táteis também costumam ser bem aceitas pelas crianças, além de incentivarem os sentidos e a sensibilidade. Gostou desta sugestão? Então pesquise sobre as exposições e museus de sua cidade e marque uma visita com as crianças!

Oficinas de desenho

Crianças adoram exercitar a criatividade e uma oficina de desenho é um ótimo lugar para isso! Democrático e divertido, o desenho é uma ferramenta muito útil para ensinar e incentivar a inclusão. Prepare uma atividade de desenho diferente a cada semana e abuse dos produtos desenvolvidos pensados com esse fim. 

Na Tris você encontra alguns! O giz em gel Mega Gel, por exemplo, possui embalagem anatômica pensada especialmente para facilitar a pega das crianças; por ter o corpo plástico, esse produto é muito utilizado por crianças autistas, já que evita as texturas desagradáveis. 

Há ainda uma edição especial com cheirinho, que pode ser usada pelos professores para ensinar cores aos alunos com deficiência visual. Legal, não é mesmo? Sempre procure materiais escolares e artísticos atóxicos e intuitivos, que possam ser usados por todas as crianças, sem distinção. 

Massa de modelar ou argila

Ajude as crianças a explorar o mundo e a criatividade através do tato! Ofereça massinha de modelar ou argila e deixe que os pequenos sintam a textura macia e criem seus próprios objetos. Essa é uma brincadeira divertida e instigante que pode despertar grande interesse em crianças com deficiência visual. 

Incluir e abraçar a diversidade com a Tris!

Promover a inclusão e a arte na infância é uma tarefa que demanda responsabilidade e empenho. É por isso que é preciso confiar na marca dos materiais escolares que se propõe a te ajudar nessa tarefa! 

Aqui na Tris, nossa missão é levar até você produtos funcionais, divertidos e pensados com carinho para atender a todas as crianças e a todos os públicos. Navegue pelo nosso site e conheça nosso catálogo. Conte com a Tris para um mundo mais inclusivo!

Clique no banner e saiba onde encontrar a Tris pertinho de você!

Empresa de itens de papelaria