Assim que o bebê nasce, a sua visão ainda é bastante carente: vê-se a uma distância curta de 30cm e de modo embaçado. Conforme ela vai se desenvolvendo, o pequeno passa a enxergar mais longe e não há coisa que o atraia mais do que a magia das cores.
Durante a infância, além do seu caráter lúdico, as cores também são um excelente modo de desenvolver as capacidades cognitivas, emocionais e psicológicas das crianças. Utilizando o círculo cromático é possível trabalhar a discriminação visual e o senso estético.
Quer aprender mais sobre a importância das cores no desenvolvimento infantil através do uso do círculo cromático? Nesse texto que elaboramos com carinho você encontra todas as informações!
Qual a importância das cores para o desenvolvimento infantil?
As cores estão diretamente relacionadas com o modo como encaramos o mundo e as experiências que nos cercam. Da mesma forma que para os adultos as cores são um meio de comunicar uma mensagem psicológica e emocional (de tristeza, de alegria, de criatividade, de advertência), isso também acontece com os pequenos.
A infância é um período de experimentação. Estímulos visuais são uma chave importante para que as crianças possam interagir e compreender o ambiente em que vivem e as relações que se desenvolvem nesse ambiente. Através das cores elas aprendem noções espaciais, motoras e sensitivas.
Benefícios do ensino das cores para as crianças
Não há dúvidas que o ensino das cores contribui significativamente para o desenvolvimento das crianças. Mas você sabe quais são os principais benefícios apresentados pelo incentivo a atividades que fazem das cores seu mais importante aliado? Confira abaixo!
Coordenação dos olhos
Ao praticar atividades que envolvem cores, as crianças acabam desenvolvendo a coordenação dos olhos, sobretudo o movimento fino e o foco. Brinquedos coloridos são ótimos para essa finalidade!
Coordenação motora
Colorir é uma brincadeira super divertida e os pequenos adoram. Mas não pára por aí! Um dos maiores benefícios de oferecer papel e lápis de cor para as crianças é incentivar o desenvolvimento dos movimentos das mãos, dos dedos e dos pulsos.
Além disso, segurar pequenos objetos (como lápis e caneta) favorece a manipulação motora, indispensável para o aprendizado posterior da escrita.
Associação das cores com os objetos
Enquanto observam o mundo que as rodeia, as crianças começam a perceber que existe uma associação direta entre as cores e os objetos. O verde das plantas, o azul do céu, o branco das nuvens. Para incentivar esse descobrimento cores-objeto, a escola e os adultos podem propor atividades que ensinam os pequenos sobre diferentes cores e tonalidades.
Desenvolvimento fonético
Não é só a coordenação motora e a coordenação visual que são beneficiadas pelas atividades coloridas. O ensino das cores também ajuda no desenvolvimento fonético dos pequenos, já que ao aprender o nome das cores seu vocabulário e sua dicção acabam sendo aumentados e exercitados.
Dica: Como estimular a criatividade? 5 dicas para se inspirar
Introdução ao círculo cromático
Existe uma ferramenta simples e muito útil para entendermos melhor como as cores se relacionam: o círculo cromático! No formato de uma circunferência, essa representação expõe e organiza doze diferentes cores de acordo com os seus comprimentos de onda.
Mas qual é exatamente o objetivo buscado com o círculo cromático? É simples: visualizar tanto as diferentes colorações como a maneira que essas cores se relacionam entre si. Ele é muito usado por arquitetos e designer pois facilita na hora de encontrar combinações para montar um ambiente, por exemplo.
Fato interessante: o círculo cromático não tem apenas uma versão! Durante a história da arte, diferentes círculos cromáticos foram inventados por pessoas que desejavam estudar melhor o uso das cores. O círculo cromático mais famoso, entretanto, foi concebido por Isaac Newton. Não é à toa que essa ferramenta também é conhecida como “disco de Newton”.
Grupos de cores no círculo cromático
O círculo cromático toma como base as três cores primárias dispostas a uma mesma distância em uma circunferência: azul, vermelho e amarelo. Entre as cores primárias, se encontram as cores secundárias: verde, laranja e violeta. Entre essas cores, surgem os tons terciários: laranja-avermelhado, laranja-amarelado, roxo-avermelhado, verde-amarelado, verde-azulado e roxo-azulado.
Note que cada etapa de cor é formada pelos resultados das combinações anteriores e é isso que torna o círculo cromático tão divertido e cativante!
Combinações de cores no círculo cromático
Quer entender como colocar o círculo cromático em ação e visualizar possíveis combinações de cores? Nós vamos te ajudar.
O primeiro passo é identificar as cores complementares no círculo e isso é bem fácil: basta olhar para os tons que se encontram em lados opostos uns aos outros na esfera. Cores complementares são aquelas que se contrastam entre si e são boas opções se você quer chamar atenção para alguma coisa.
Se você deseja, entretanto, criar um clima menos saturado e mais tranquilo, você pode apostar nas cores análogas! Nesse esquema, os tons identificados são adjacentes uns aos outros. Escolha de duas a cinco cores em sequência no círculo cromático e obtenha uma paleta suave, sem grandes extravagâncias.
Outro esquema interessante é a combinação de três cores. Você escolhe três cores que se encontram equidistantes umas das outras dentro da esfera e consegue uma paleta harmoniosa porém vibrante, já que as cores vão contrastar entre si.
Para descobrir mais combinações, pegue o círculo cromático e vá testando. As possibilidades são muitas e a brincadeira pode se tornar ainda mais divertida se você convidar seus alunos ou filhos para participar!
Como falar sobre cores e o círculo cromático com as crianças? Sugestões divertidas!
Para despertar o interesse das crianças nas cores, você pode apresentar o círculo cromático. Mas isso precisa ser feito, claro, de forma simples, interessante e divertida.
A primeira dica é introduzir o assunto mostrando as cores primárias. Afinal, elas são a base de todas as outras cores. Ofereça canetas e lápis de cor azuis, vermelhos e amarelos e deixe que as crianças usem a imaginação para desenhar e colorir.
Para facilitar na compreensão do círculo cromático, traga exemplos que vão motivar as crianças no aprendizado. Se você quer explicar sobre os tons frios, por exemplo, uma boa ideia é brincar com associações: a chuva é composta de água, que é azul; tomar um banho de chuva nos refresca, nos resfria.
Para que o assunto não se torne monótono e maçante, sempre invista na liberdade das crianças para exercitarem sua criatividade. Um bom modo de fazer isso é auxiliar os pequenos a montar seus próprios círculos cromáticos. Essa é uma atividade que ajuda no desenvolvimento motor e sensorial, além de incentivar a cooperação entre a turma.
Depois que cada um construir seu próprio círculo, peça para que desenhos e pinturas sejam feitas levando em consideração as combinações de cores oferecidas pelas sequências cromáticas. Unir aprendizado e diversão é uma aposta que costuma ter bons resultados.
Conhecendo as cores com a Tris
Para te ajudar a apresentar às crianças o círculo cromático e as diferentes combinações de cores que ele oferece, conte com os materiais escolares da Tris!
Produzidos para acompanhar a experiência do aprendizado dentro e fora da escola, os produtos da marca são aliados fundamentais para ajudar no processo de experimentação que acompanha todas as etapas do mundo infantil.
Conheça nossos produtos e espalhe a magia das cores! Clique no banner e veja onde encontrar a Tris pertinho de você.