DIY: conheça tudo sobre o movimento “faça você mesmo”

DIY: saiba mais sobre o movimento do "faça você mesmo" e fique por dentro de algumas sugestões de projetos.
Tempo de Leitura: 5 minutos

Colocar a mão na massa nunca esteve tão na moda! A cultura do DIY – sigla famosa na internet – está por todos os lugares: nas mídias, nas redes sociais como o Facebook, no Youtube e nos fóruns de discussão. Você mesmo já deve ter se deparado com a cultura do “faça você mesmo” por aí.

Mas você sabe o que DIY significa e como esse movimento surgiu? Acompanhe nosso texto e descubra quais os benefícios de fazer o DIY além de dicas para possíveis projetos. Vem com a gente!

O que significa DIY?

DIY não passa da sigla, em inglês, para Do It Yourself”. Em bom português: faça você mesmo. O DIY é compreendido como um movimento que incentiva e preza pela criação caseira dos mais distintos objetos. Ou seja, ao invés de você comprar, por exemplo, um porta retrato pronto (feito por um profissional), você mesmo é quem o fabrica!

A ideia geral por trás do DIY é a sustentabilidade. Afinal, quando nós mesmos fazemos as coisas que usamos no dia a dia, passamos a reduzir o consumo dos recursos naturais que são drenados pelas grandes empresas. 

Além disso, o “faça você mesmo” também costuma incentivar o uso de materiais recicláveis e reaproveitáveis. Aquele pedaço de tecido que acabou sobrando, a caixa de papelão que embalou uma compra antiga, o resto da tinta que não foi para a parede. Tudo isso pode fazer parte de algum outro projeto!

Leia também: Descubra 4 atividades manuais para fazer com as crianças!

Como surgiu o DIY?

A expressão Do It Yourself surgiu nos EUA no período pré-guerra, na década de 1910. O contexto histórico era de economia: construir os seus próprios objetos e móveis, reformar a casa, fazer o reparo daquilo que precisava de conserto. Economizar ao máximo era o lema!

A partir da década de 50, o DIY começou a ganhar força e ser reconhecido como um movimento ou uma filosofia de vida. Repensar (e reduzir) o consumo estava em alta, junto com a ideia de que empreender era um bom caminho a ser seguido. 

Publicações (como as revistas Ciência Popular e Mecânica Popular) ensinando mecânica e ciências através de uma linguagem simples faziam sucesso e estimulavam a onda do “faça você mesmo”.

A partir dos anos 2000, foi vez da cena punk adotar o DIY ao encorajar os seus músicos a produzir e divulgar seu trabalho de forma independente.

Criança fazendo um boneco de neve com palito de picolé

Quais os benefícios de fazer o DIY?

Um dos principais benefícios em criar um projeto DIY é a autonomia. Você delimita seu objetivo final e traça o passo a passo para chegar até ele sem nenhuma intervenção externa! Ao criar suas próprias coisas do zero, quem decide quando e de que como o projeto vai ser executado é você.

Além disso, quando a sociedade passa a criar ou consertar suas próprias coisas, a dependência entre o consumidor e o comércio diminui. Com isso, a indústria se vê obrigada a repensar sua função e a sua mão de obra. A sustentabilidade e a preservação do meio ambiente se tornam fatores que precisam ser levados em conta.

Em quais projetos é possível fazer o DIY? 

Como o conceito do “faça você mesmo” parte de um pressuposto bastante simples, ele se mostra muito versátil e pode ser aplicado em diversas áreas! Basta escolher um projeto que tenha a ver com as suas habilidades e necessidades, organizar o seu passo a passo e colocá-lo em prática. 

Os projetos de DIY que mais se destacam entre os seguidores dessa filosofia são os de marcenaria, estilização de roupas, criação de bijuterias, reforma de ambientes, customização de acessórios, arranjo de plantas e flores e fabricação de itens de decoração. 

Algum desses setores te interessa? Então que tal deixar a criatividade fluir e começar?

Leia também: Como fazer cartão de aniversário ou data comemorativa?

Como achar inspiração para projetos DIY?

Com a internet e a proliferação das redes sociais, não tem desculpa para você não encontrar inspirações para os seus projetos de DIY. Sites como Pinterest e aplicativos como o Instagram e o TikTok estão cheios de perfis que compartilham dicas legais.

No Youtube também é possível encontrar canais destinados exclusivamente ao DIY voltados a diferentes áreas. 

Dicas para projetos DIY

Agora que você já sabe o que é o DIY e como ele surgiu, confira algumas dicas de “faça você mesmo” de decoração e artesanato. Esperamos que nossas sugestões despertem sua vontade de entrar nesse mundo divertido e criativo que é o DIY!

Vasos de suculentas

Para decorar a sua própria casa ou tirar uma graninha extra, essa ideia de DIY é super fácil de colocar em prática. Com algumas latas ou vidros de compotas vazios e muita criatividade, você cria lindos vasos para plantinhas. Gesso acrílico branco e canetas coloridas, como as da linha Superfina Vibes da Tris, já garantem um resultado que é sucesso!

As suculentas ou os cactos, por serem mais fáceis de cultivar, são as melhores opções para quem tem uma rotina corrida ou mora em um espaço com pouca luz.

Enfeite de cabeceira

Você sabe tricotar? Então experimente deixar o cachecol e o casaco de lã de lado e invista em novas ideias para seus projetos, como um enfeite de cabeceira! Com linhas grossas e coloridas, dá para fazer algo diferente para deixar seu quarto mais aconchegante e único.

Espelho colorido

Cansou da moldura do espelho do banheiro ou do quarto? Não tem problema! Com fitas adesivas ou marcadores de página adesivos você muda isso rapidinho. Basta pensar no padrão que você deseja e escolher cores que ornem com o ambiente. 

Parede diferente

Cansou da parede branca da sala mas não quer sujar as mãos (e a casa toda) de tinta? Aposte nas bolinhas! Grandes, sobrepostas, pequenas, coloridas, tom sobre tom. O estilo é você quem define. 

Para fazer, há duas opções: papel auto adesivo ou carimbo com esponja. A primeira opção você consegue comprar pela internet, a segunda é bem mais “faça você mesmo”. Basta cortar uma esponja em um formato redondo, molhar na tinta e carimbar na parede. 

Leia também: 5 ideias de decoração junina fáceis e encantadoras!

Mãe colocando uma cabeça de jacaré feita com papelão em um dos filhos

Fazendo você mesmo com a Tris

Imaginar, organizar, projetar e… criar! Esses são os passos essenciais dos adeptos do DIY. E para que você integre a turma do “faça você mesmo” com maestria, conte com os produtos da Tris

Entre no nosso site e dê uma olhada nos nossos produtos. Vamos criar juntos! E não esqueça de clicar no banner para saber onde encontrar a Tris pertinho de você!

Empresa de itens de papelaria Tris