Certamente, você já escutou aquela máxima de que o brasileiro é um povo criativo. Isso porque, convencionalmente, temos um jogo de cintura, uma forma inusitada de transpor os obstáculos do dia a dia, um jeito novo de resolver os problemas que surgem.
No entanto, essa capacidade quase que inata, e tão celebrada nas mais diversas áreas do conhecimento, às vezes passa por bloqueios. Seja para resolver problemas no trabalho, seja na hora da criação artística, em momentos como esses, como estimular a criatividade?
Saiba que é possível trabalhar diariamente para que esses momentos de bloqueio possam ser facilmente superados. E é sobre isso que falaremos neste artigo.
Fique com a gente e aprenda como estimular a criatividade com 7 dicas para inspirar a sua rotina.
Por que estimular a criatividade faz bem?
A criatividade é uma habilidade que pode ser incentivada e desenvolvida em todos os seres humanos. E como fazemos isso? Praticando!
É realizando ações que envolvem a capacidade de criar alternativas úteis para a resolução de determinados problemas que estimulamos a nossa criatividade.
E é justamente devido ao seu potencial de imaginar alternativas viáveis para cada situação específica que a criatividade é tão importante e precisa ser estimulada desde a infância. Adultos com mais facilidade para superar situações difíceis são crianças que tiveram sua criatividade encorajada.
Além disso, estimular a criatividade também é super benéfico para a saúde e o bem-estar. Isso acontece porque as atividades criativas ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade e produzem sentimentos positivos, como o amor-próprio e a satisfação pessoal.
Dicas de como estimular a criatividade no dia a dia
Você lembra de quando era criança e a imaginação corria solta, promovendo diversos momentos de diversão e bem-estar? Criar histórias, transformar um objeto qualquer em brinquedo, pensar em diversas possibilidades de fazer a mesma coisa…
Porém, ao longo do crescimento, vamos deixando essas características para trás. Mas nem tudo está perdido. A seguir, apresentaremos algumas dicas de como estimular a criatividade. Tente experimentá-las diariamente e observe os efeitos em sua capacidade de inovar.
Seja mais questionador e observador
Sabe aquela fase da infância onde a criança pergunta sobre praticamente todos os assuntos? Isso é completamente normal e benéfico, sobretudo para a criatividade! Quando nos tornamos adultos, entretanto, costumamos desaprender a questionar o porquê das coisas. E isso pode fazer falta.
Observar e se questionar sobre o mundo que nos cerca é um modo efetivo de adquirir novas informações e conhecimentos que podem nos ajudar, inclusive, a resolver problemas com mais facilidade.
Experimente usar ferramentas criativas
Quer estimular a criatividade no seu dia a dia? Então experimente recorrer a ferramentas criativas, como o brainstorming. O conceito por trás dessa técnica é simples: expor todas as ideias que surgem na mente, sem pressão e de maneira informal.
O brainstorming funciona melhor em grupo, já que o objetivo é que as ideias expostas possam ser refletidas e debatidas. Mas você pode fazer isso sozinho, utilizando um caderno para anotar seus pensamentos sobre algum projeto ou assunto.
A partir dessas anotações – que em um primeiro momento podem parecer sem sentido ou mesmo insensatos –, analise as ideias que surgiram e veja se existe alguma que pode ser “lapidada” e aprimorada. Seu processo criativo agradece!
Faça meditação
Com o mundo tão conectado e rotinas repletas de atividades, somos hiperestimulados a todo o tempo, sobrecarregando a mente e prejudicando a capacidade de manter o foco em uma única coisa.
Desse jeito, fica mais difícil pensar em formas inovadoras de solucionar um problema ou mesmo de criar artisticamente.
Como estimular a criatividade nesse cenário? A dica é parar para meditar. Muita gente acha que a meditação consiste em esvaziar a mente, mas, na verdade, é um treino de foco e atenção.
Ao sentar confortavelmente e fechar os olhos, você passa a prestar atenção na respiração. Certamente, pensamentos diversos virão, mas você não focará neles e eles passarão direto, como nuvens, e voltará a focar na respiração assim que se der conta da distração.
Com a prática, sua mente fica muito mais forte para ignorar o turbilhão de estímulos do dia a dia e manter o foco nas atividades que importam, dando espaço para as ideias inovadoras. Ah, 5 minutinhos diários já são o suficiente para começar.
Não tenha medo de arriscar (e errar!)
Uma verdade sobre a infância é que crianças pequenas ainda não aprenderam a ter medo de errar. Elas fazem as coisas do seu jeito, criam, aprendem e se divertem.
Essa é também uma importante característica das mentes mais criativas. Elas sabem que o erro é aprendizado e que só testando e arriscando é possível saber o que funciona e o que não funciona. Dessa forma, fica mais fácil chegar a um resultado satisfatório.
Então, que tal deixar de lado o medo de errar e começar a correr riscos?
Estimule a criatividade todo dia
Se você faz as coisas da mesma forma todos os dias, a sua rotina se torna tão familiar e confortável para o seu cérebro, que você passa a agir no automático e não há espaço para a inovação, que exige sair da zona de conforto.
Isso acontece porque a lei do menor esforço é natural, o nosso organismo busca formas de gastar menos energia para funcionar. O problema é que, quando a criatividade é exigida, a gente fica sem saber para onde ir.
Sendo assim, que tal estimular a mente de um jeito diferente todos os dias? Você pode pensar em diversas maneiras de fazer as mesmas coisas, condicionando o cérebro a funcionar dessa forma.
Quando você precisar pôr a criatividade em prática, estará mais bem preparado.
Abrace o ócio criativo
Sabe quando a gente passa horas tentando resolver um problema, sofrendo com a falta de respostas, e, tempos depois, em um momento de descanso, a solução simplesmente surge, do nada?
Isso acontece porque, muitas vezes, o nosso inconsciente – parte da mente que não é acessada voluntariamente – tem a resposta que precisamos, mas nós não damos espaço para que ela surja no nosso consciente, pois estamos sobrecarregando o nosso cérebro.
A dica é entender a hora de fazer uma pausa, caminhar, ver um filme, fazer uma atividade relaxante… qualquer coisa que ajude a descansar a mente.
Busque referências e inspirações
Criar coisas novas é como um quebra-cabeça. Você une as peças que parecem não ter nada a ver, mas que juntas formam um desenho incrível.
A criatividade surge a partir das diversas referências que você consome, ainda que não tenha uma ligação direta com o que você faz profissionalmente, por exemplo.
Um filme, uma música, uma conversa, uma arte e mesmo trabalhos de outras pessoas aumentam o seu repertório cultural, fazendo surgir ideias inovadoras a partir da junção disso tudo.
Como estimular a criatividade nas crianças?
Sabemos que crianças são muito criativas, como já comentamos, mas é possível criar uma cultura da criatividade, a fim de que essa característica permaneça com ela ao longo do crescimento. Veja algumas dicas de como estimular a criatividade nos pequenos.
Instigue a curiosidade dos pequenos
Crianças são seres curiosos por natureza! Sabendo disso, podemos aproveitar essa qualidade dos pequenos para apresentar interesses variados e criativos. Que tal levar a criançada para assistir a uma peça de teatro? Ou ensinar um jogo de tabuleiro que eles ainda não conhecem?
Fazer com que a criança tenha sua curiosidade instigada por novas experiências ou afazeres é um ótimo modo de garantir que sua criatividade seja estimulada sutilmente, sem pressão!
Estimule o contato com a natureza
O contato com a natureza oferece outras experiências além daquelas que são presenciadas em casa ou na escola, aumentando o repertório da criança.
Além disso, o brincar se torna mais diverso, pois há mais liberdade ao sair um pouco das brincadeiras mais direcionadas.
Dar um tempo livre à criança (inclusive dos eletrônicos!)
Promover a criatividade por meio de atividades bem planejadas é benéfico, mas o ócio é tão importante para a criança quanto para nós, adultos. Quando não há nada programado para fazer, surge o momento de criar formas de se entreter.
É aí que entra a criação de histórias, a descoberta de formas diferentes de usar um objeto qualquer, a construção de um brinquedo inusitado… todo um mundo a ser explorado por elas mesmas.
Dica: 7 atividades de arte para fazer com crianças
Mantenha um ambiente de incentivo para a criança
Isso pode ser feito com o uso de materiais que ofereçam diversos estímulos sensoriais. As cores chamam muito a atenção da criança, assim como a música.
Então, invista em livros, em brinquedos coloridos, na musicalização e em brincadeiras que estimulem o tato. Apresente alimentos diferentes, cheiros diversos… Tudo isso contribui com o estímulo à criatividade.
Você também pode oferecer pequenos desafios para que a criança pense em formas de contorná-los ou resolvê-los. Isso estimula a uma atitude mais independente e criativa, que o acompanhará ao longo da vida.
Deixe a criança se expressar artisticamente
Arte e criatividade estão intimamente relacionadas. Por isso, ao permitir o contato da criança com expressões artísticas, há um desenvolvimento de sua criatividade.
Você pode apresentar diferentes formas de fazer arte, mas também pode apenas oferecer os materiais e deixar a criança livre para se expressar de seu próprio jeito, sem dizer o que é certo ou errado, sem direcionar como ela deve fazer as coisas.
Deixar a imaginação fluir e permitir a experimentação é uma das melhores formas de desenvolver a criatividade nas crianças.
A SAS educação possui um vídeo com dicas de como estimular a criatividade infantil. Confira!
Arte e criatividade? Conte com a Tris!
Agora que você descobriu algumas sugestões simples para estimular a criatividade no dia a dia, nada melhor que checar o site da Tris e conferir os produtos que podem te ajudar nessa tarefa.
Seja com as cores vibrantes dos materiais da linha Mega ou com os itens divertidos e práticos da linha Escolar, na Tris você encontra tudo o que precisa para incentivar a criatividade de adultos e crianças!
Clique no banner para ver onde tem Tris pertinho de você!