Giz pastel oleoso: o que é e como usar no desenho

Saiba o que é o giz pastel oleoso e descubra dicas simples de como utilizar esse material artístico nos desenhos e pinturas!
Tempo de Leitura: 5 minutos

Perfeito para adicionar vivacidade aos desenhos e às pinturas, o giz pastel oleoso é um queridinho tanto entre os artistas iniciantes quanto entre os profissionais. Prático e versátil, não necessita de nenhum acessório ou material extra para ser aplicado e basta um pouco de prática para conseguir resultados incríveis.

Para ficar por dentro das principais características do giz pastel oleoso e aprender técnicas básicas e simples para começar a utilizá-lo, continue com a gente. Sempre é tempo de aprender sobre novos materiais artísticos!

Leia também: Tons de pele: como adicionar diversidade à sua arte

O que é o giz pastel oleoso?

O giz pastel oleoso parece uma pequena barra grossa de tinta, em diversas cores brilhantes e intensas. Sua composição é simples: pigmento – quase puro – e uma mistura de cera e aglutinante oleoso (geralmente uma gordura animal).

E é justamente esse óleo que confere a consistência gordurosa desse tipo de pastel, fazendo com que as barras sejam mais macias, menos quebradiças e com as cores bem acentuadas. Com seu traço mais leve, ele permite uma maior liberdade na hora do seu uso, sendo perfeito para as mentes criativas!

O surgimento do pastel oleoso é particularmente recente e um pouco curioso. Em 1921, os japoneses Rinzo Satake e Shuki Sasaki fundaram a empresa Sakura Cray-Pas com o objetivo de criar um produto para que as crianças do seu país pudessem ter uma opção para desenhar que fosse mais simples e fluida, diferente do nanquim.

Em 1924, depois de vários testes, surgiu o giz pastel oleoso! No Japão, o material foi recebido com alguma desconfiança, mas na Europa ele logo passou a fazer sucesso – sobretudo entre os artistas. Várias marcas copiaram a fórmula e ele se popularizou rapidamente.

Criança pintando tecido com giz pastel oleoso

Quais as diferenças entre o giz pastel oleoso e os outros tipos de giz?

Além do pastel oleoso, você já deve ter visto outros tipos de giz para vender nas casas de materiais artísticos e produtos escolares. Entre os principais, encontramos também o tradicional giz de cera escolar – preferido pelas professoras da primeira infância – e o giz pastel na versão seca.

Mas você sabe o que distingue todas essas opções? A resposta mais simples é: seus componentes e, claro, a sua finalidade! Cada um desses materiais é usado com objetivos distintos e faz toda a diferença levar isso em consideração na hora da compra.

O conhecido giz de cera, amigo das professoras e dos pais, era antigamente produzido com cera de abelha. Hoje em dia, mais moderno, tem na sua composição uma mistura de cera com os pigmentos responsáveis pela coloração.

Além de ser muito utilizado pelas crianças, o giz de cera também é uma boa opção para fazer esboços. Por ser um material mais estável e que não amarela com o tempo, tem uma longa durabilidade. Na Tris, você encontra a versão Jumbo Triangular, com o formato ideal para as mãozinhas pequenas!

O giz pastel seco, por sua vez, possui na sua composição goma como aglutinante. Isso faz com que ele solte bastante partículas, mas tenha um efeito aveludado, podendo ser trabalhado com mais facilidade no papel – inclusive com os dedos. Suas cores são menos intensas e ele é ótimo para conseguir lindos esfumados.

Além disso, ele pode ser encontrado em três diferentes versões: hard, soft e lápis. Enquanto o hard possui mais goma na sua composição e por isso é mais rígido (sendo ideal para detalhes), o soft é mais macio e esfarela com mais facilidade. Já o lápis oferece mais controle na hora do traço.

Agora, se você quer um giz que solte menos partículas, não tem jeito: o nosso protagonista pastel oleoso é a melhor escolha. Além disso, com ele é possível conseguir diferentes texturas e cores intensas sem muito esforço, uma facilidade seja para quem já é artista, seja para quem está começando – como os pequenos!

Como usar o giz pastel oleoso?

Pintar com o giz pastel oleoso não é um bicho de sete cabeças, mas algumas dicas podem ajudar durante o processo e fazer com o que o resultado fique ainda melhor. Mas não se esqueça: o que importa é colocar a mão na massa, deixar a criatividade fluir e se divertir!

Uma dica simples, mas que faz diferença, é pensar na composição antes de aplicar o giz. Faça um esboço mais geral com um lápis grafite macio e planeje quais cores você vai aplicar. Assim você consegue um maior controle do trabalho e evita o excesso de pigmentos no papel.

Brinque com as camadas. Enquanto a pintura for avançando, não tenha medo de misturar as cores. Aproveitar o atrito natural do giz no papel é uma das partes mais divertidas desse processo! Para conseguir outros efeitos, você pode utilizar seus dedos, esponjas ou mesmo um algodão. 

Quer tentar algo diferente? Raspe a ponta do giz e utilize o pó! Ou então, com a ajuda de uma vela ou de um isqueiro, esquente o pastel para conseguir novas texturas. E, claro, misture técnicas: combine o giz pastel oleoso com um giz seco ou, talvez, um lápis de cor. Que tal?

Maletas artísticas da Tris temáticas da Barbie e do Batman

Conheça a Maleta Artística e o Óleo pastel Mega da Tris!

Sabe aquele item recheado de materiais artísticos e super cobiçado pela criançada, a maleta artística? Pois agora na Tris você encontra uma maleta de desenho que também conta com várias cores de giz pastel oleoso! 

Para despertar a criatividade dos pequenos e incentivar ainda mais as incursões no universo das artes, a Maleta Artística da Tris vem com 42 peças de diferentes produtos: além do pastel oleoso, tem aquarela, giz de cera, hidrocor e muito mais. 

São três opções diferentes, baseadas nos personagens que a criançada adora: Princesas da Disney, Batman e Barbie. Com uma alça para ser carregada por aí, qualquer lugar e qualquer hora são momentos para abrir a Maleta Artística da Tris, pegar um giz pastel oleoso e deixar a imaginação fluir!

A linha mega também possui um conjunto de giz pastel oleoso, super cremoso e pigmentado! São 12 cores intensas do Óleo Pastel Mega, com alta cobertura, traço macio e facilidade para esfumar. O giz ainda possui um rótulo protetor, que não suja as mãos e evita manchinhas no papel. 

Gostou de aprender um pouco sobre o pastel oleoso? Então fique de olho no nosso blog para mais dicas de produtos e técnicas!

E não esqueça de clicar no banner para descobrir onde encontrar a Tris pertinho de você!

Empresa de itens de papelaria Tris