ColorADD: o que é e qual a importância desse sistema

Conheça o ColorADD e descubra qual a importância desse sistema para tornar o mundo das cores mais inclusivo para todos!
Tempo de Leitura: 4 minutos

Já imaginou você não ver as cores como a maioria das pessoas? Pois é, isso não é tão incomum assim! O daltonismo é uma condição médica em que as pessoas afetadas possuem dificuldade na percepção das cores (sobretudo as primárias). E foi justamente para facilitar a vida dos daltônicos que surgiu um projeto inovador, chamado ColorADD!

Não conhece ainda esse projeto? Então siga com a gente e descubra como funciona essa linguagem intuitiva, inclusiva e moderna. Vamos juntos conhecer o ColorADD!

Introdução ao ColorADD

Desenvolvido pelo designer gráfico português Miguel Neiva, o ColorADD é um projeto simples porém ambicioso: ele busca permitir que as pessoas que sofrem de daltonismo sejam capazes de identificar as cores de forma correta, diminuindo assim a exclusão a que geralmente estão submetidas.

Com uma linguagem simbólica e intuitiva, o ColorADD utiliza-se das cores primárias – acrescidas do preto e do branco – como ponto de partida para construir, através da sua conjugação, uma paleta que permite representar todas as cores existentes com o uso de símbolos geométricos. Incrível, não é mesmo?

A origem do ColorADD

Resultado de transmissão hereditária, o daltonismo pode ser classificado como uma deficiência genética associada ao cromossomo X. Por causa dele, seus portadores possuem uma insuficiência visual que os impossibilita de distinguir diferentes cores – sobretudo as cores primárias, mas em alguns casos também as tonalidades que resultam das suas combinações.

Identificada pela primeira vez no século XVIII pelo cientista John Dalton – que também era daltônico, essa condição afeta em torno de 8% da população mundial: enquanto 1% inclui as mulheres, os 7% restantes afetam o sexo masculino. 

Isso significa que 1 em cada 12 homens são daltônicos, enquanto 1 em cada 200 mulheres têm dificuldade em identificar corretamente as cores. 

Foi pensando em ajudar essa população específica e oferecer uma vida mais funcional e livre de preconceitos que o ColorADD foi criado. Com o objetivo de originar uma linguagem universal, essa iniciativa pode ser utilizada por empresas e entidades que desejam facilitar a inclusão das pessoas daltônicas em todas as esferas.

Como funciona o Sistema ColorADD

Em um primeiro momento, o funcionamento do Sistema ColorADD pode parecer complicado, mas quando olhamos mais de perto percebemos que na verdade ele é muito simples e eficaz.

Com um código fácil, o ColorADD possui três símbolos gráficos que representam as cores primárias (azul, amarelo e vermelho). Através do conceito de adição de cores, esses símbolos são relacionados entre si para criar e identificar toda a paleta. 

Já o preto e o branco, por sua vez, possuem símbolos que orientam as tonalidades em escuras ou claras. Assim, basta ir combinando diferentes símbolos para formar novas cores! Uma linguagem prática, acessível e descomplicada para tornar a visualização das cores ainda mais universal.

A importância do ColorADD na educação

Apesar do ColorADD ainda não ser um sistema de domínio público nem possuir uma licença aberta – ou seja, seu uso é protegido pelos direitos do autor –, o seu uso pode ser licenciado com o pagamento de taxas que variam de acordo com cada entidade.

Entretanto, as universidades e escolas são isentas do pagamento de qualquer taxa através de um modelo pro bono através da ColorADD.Social, uma associação sem fins lucrativos. Faz sentido, não é mesmo? Afinal, os locais de ensino podem ser amplamente beneficiados pela utilização de uma linguagem que incentiva a inclusão social e cultural das crianças e dos jovens com daltonismo.

Nas escolas, o uso do código ajuda os alunos a memorizar e identificar as cores em situações corriqueiras do dia a dia, naqueles momentos em que as cores funcionam como um fator de orientação ou identificação – em brincadeiras, jogos em grupo ou atividades educativas.

Além disso, o ColorADD também auxilia as bibliotecas a se tornarem mais inclusivas através da cor. A ideia é, portanto, fazer com que os alunos e alunas que possuem daltonismo (crianças, adolescentes e adultos) consigam participar das diversas atividades cotidianas sem perdas, atrasos ou dificuldades!

Impacto social do ColorADD

Olhe ao seu redor: é muito bom poder observar os diferentes contrastes e nuances daquilo que nos cerca, não é mesmo? Tão bom quanto, é conseguir expressar essas informações para outras pessoas sem nenhuma barreira para dificultar o caminho. 

Esse é o objetivo principal do ColorADD: que as cores sejam acessíveis para todos em um mundo onde a comunicação e as nossas escolhas ou identificações muitas vezes são orientadas por essas mesmas cores. Ao oferecer uma linguagem simples, inclusiva e de fácil absorção, o projeto busca facilitar o dia a dia dos daltônicos e tornar o mundo cada vez menos discriminatório

Junto disso, mais um tijolinho é colocado: quem nunca tinha parado para pensar sobre a dinâmica de quem não enxerga as cores de um modo tradicional, agora consegue se colocar no lugar do outro e experienciar novos pontos de vista e novas possibilidades de existência.

Com o ColorADD, busca-se uma sociedade igualitária, preparada para integrar social e culturalmente as pessoas daltônicas!

Um mundo ainda mais colorido com a ajuda da Tris!

O daltonismo – também conhecido no universo da medicina como discromatopsia – é uma condição médica que afeta diretamente a capacidade de uma pessoa de enxergar algumas tonalidades de cores ou, em alguns casos, de diferenciar completamente uma cor da outra.

Por não ter cura e nem tratamento, o ideal é que o mundo passe a se adaptar aos portadores dessa condição, oferecendo cada vez mais oportunidades para que todos consigam experienciar um dia a dia inclusivo e simples – seja na comunidade escolar, seja na convivência cultural e social das comunidades.

O sistema do ColorADD foi criado com essa finalidade! Com um código claro e fácil de ser utilizado, possui um amplo espectro de utilização sempre que a cor surge como uma condição de orientação ou identificação. 

E a Tris, preocupada em deixar os seus produtos ainda mais acessíveis, não ficou de fora dessa. No Lápis de Cor Mega Soft, no Giz Retrátil Mega Gel e na Hidrocor Ponta Fina Mega você encontra a indicação do ColorADD! Por um mundo colorido e para todos, conte com a Tris!

Entre no nosso site e conheça todo o nosso catálogo! E não esqueça de clicar no banner para ver onde encontrar a Tris pertinho de você.

Empresa de itens de papelaria Tris