A pintura é uma das primeiras ferramentas usadas para inserir as crianças no mundo das artes. Quem na infância não brincou com a aquarela escolar?
Além de ser uma atividade divertida, a pintura – a dedo, com guache ou aquarela – contribui com o desenvolvimento cognitivo dos pequenos e aprimora a coordenação motora, além de fomentar o interesse da criança pela arte desde muito cedo.
Hoje, nós vamos falar sobre a aquarela escolar, dando dicas de como usá-la principalmente nas atividades com as crianças, mas também para os adultos que estão pensando em dar os primeiros passos nessa técnica incrível.
O que é a aquarela escolar?
Antes de tudo, você sabe o que é a aquarela? Aqui no blog nós já temos textos que falam dessa técnica, vale a pena visitar logo após a leitura deste artigo.
Recapitulando, a aquarela é uma técnica de pintura bastante antiga, tendo relatos de existência há pelo menos 2 mil anos antes de Cristo, na China. Mas foi só no século XVIII que ela se tornou popular e bem vista pelos artistas na Europa.
O que caracteriza a aquarela é o uso da tinta que leva o mesmo nome, que diluída em água é capaz de compor uma pintura transparente e iluminada, sem traços muito precisos e facilmente reconhecível em comparação a outras técnicas.
A aquarela escolar é a tinta que tem como público principal as crianças ou pessoas que estão querendo se aventurar na pintura e gostariam de gastar menos no início.
Geralmente, as tintas aquarela escolar são menos pigmentadas e ao mesmo tempo mais opacas, apesar de alguns produtos no mercado surpreenderem nesses aspectos.
Por terem forte apelo infantil, costumam ser atóxicas e fáceis de manipular.
Tipos de aquarela escolar
As tintas estão disponíveis no mercado em diferentes formatos, mas, se tratando de aquarela escolar, duas são mais comuns: o lápis aquarelável e a paleta de tintas.
O lápis aquarelável é a ferramenta mais fácil de usar e existe até mesmo a versão profissional desse material, com uma infinidade de cores. Com ele, você pinta no papel a cor desejada, como um lápis de cor comum, passando o pincel molhado em em seguida, o que dilui a tinta, dando o efeito característico da aquarela.
Já as paletas de aquarela escolar, ou pastilhas, que também existem nas opções estudantil e profissional, são tintas no formato sólido, dispostas em uma superfície geralmente de plástico. Para usá-la, é preciso colher o pigmento com o pincel molhado e aplicar no papel.
Dica: Como estimular a criatividade? 5 dicas para se inspirar
Quais as diferenças entre a aquarela escolar e a tinta aquarela profissional?
A grande diferença entre a aquarela escolar e as tintas profissionais e estudantis está na sua composição. O propósito de um artista profissional é reproduzir técnicas mais complexas, além de preservar as características da pintura por muito mais tempo, algo que só é possível com tintas que têm uma composição mais elaborada e com ingredientes mais nobres, portanto, mais caros.
Enquanto isso, o objetivo de uma criança em fase escolar ou de uma pessoa iniciante é dar os primeiros passos, expressar-se artisticamente como forma de lazer, sem pretensões profissionais. Nesse sentido, uma tinta com ingredientes mais simples, mas que oferece características da técnica pretendida, já é o bastante, que é o caso da aquarela escolar.
Então, o uso de uma ou de outra vai depender mesmo do seu objetivo.
Como usar a aquarela escolar
Uma boa forma de utilizar a aquarela escolar é deixando a criança se expressar livremente. Ofereça papel, pincel, água e tintas para ela fazer o que a criatividade mandar.
Mas também é possível usar as tintas com orientação, trabalhando técnicas mais básicas de aquarela. Uma dica é adquirir um livrinho para aquarelar, que já vem com desenhos prontos para colorir. Oriente a criança a reproduzir as técnicas a seguir.
Pintura com lápis aquarelável
Como falamos anteriormente, para usar o lápis aquarelável, é preciso pintar a área desejada e passar o pincel molhado em seguida. Você pode ensinar que é possível pintar com duas cores de lápis, uma sobre a outra, e misturar com o pincel molhado, criando uma nova tonalidade, por exemplo.
Molhado no seco
A forma mais tradicional de trabalhar com pintura aquarela. Ensine como colher a tinta da paleta com o pincel molhado, como aplicar na área do desenho correspondente, respeitando as linhas, trabalhando a percepção espacial e a coordenação motora da criança. Explique que é preciso limpar o pincel antes de trabalhar com uma cor diferente da primeira.
Molhado no molhado
Uma outra opção é trabalhar com a técnica wet-on-wet, ou seja, molhado no molhado. A criança molha a área do desenho que receberá a primeira cor e, em seguida, com o pincel ainda molhado, colhe a tinta na paleta e aplica no papel. Mostre como a tinta se espalha para todos os lados, criando um efeito diferente e menos preciso do que as opções anteriores.
Também é possível reproduzir a mesma técnica com os lápis aquareláveis. É só molhar a ponta diretamente no copo com água. Mas, claro, o efeito não é o mesmo que o da tinta, porém igualmente interessante.
Tendo aprendido, deixe a criança livre para escolher as cores e pintar como quiser. O mais importante é garantir um momento de muita diversão para os pequenos.
Fique atento! Siga algumas dicas se for usar a aquarela escolar
A aquarela é uma técnica molhada, o que torna o papel ainda mais suscetível a rasgar. Além disso, as folhas mais comuns, como a sulfite, não absorvem a tinta da forma mais adequada, então ela acaba escorrendo do desenho. Por isso, o ideal é usar papéis com gramaturas maiores ou mesmo os específicos para a aquarela.
Certifique-se de que as tintas são atóxicas antes de comprar. Como o principal público da aquarela escolar são as crianças, esse é um cuidado fundamental.
Além das tintas, papel e pincel, é interessante contar com dois recipientes com água, uma para molhar o pigmento e outra para limpar as cerdas do pincel.
Dê preferência a aquarela escolar de qualidade, e essas você encontra no catálogo da Tris.
Conheça a Mega Acqua Color, a paleta que vem com 12 cores e acompanha um pincel ideal para o uso com as tintas. Mesmo sendo uma linha escolar, a paleta impressiona pelas cores vibrantes e resultados surpreendentes. Por isso as aquarelas da Tris podem ser facilmente usadas por adultos que estão começando a se aventurar na técnica.
Também estão disponíveis os kits Mega Aquarell, com 12, 24 e 36 opções de cores de lápis aquareláveis. Os conjuntos acompanham pincel e apontador e, quanto às características, o pigmento tem alta solubilidade, a mina é grossa, ideal para preenchimento, e os lápis têm corpo triangular, garantindo maior conforto para as mãos.
Teste e confira como os materiais de aquarela escolar da Tris são as melhores opções.
Não esqueça de clicar no banner para saber onde encontrar esses e outros materiais Tris pertinho de você. Até a próxima!