Bullet journal: 5 dicas para criar um do seu jeito

Na busca pela organização da rotina corrida, é comum adotar agendas e planners no dia a dia. Mas nem todo mundo consegue se adaptar ao formato fechado dessas ferramentas. Se esse é o seu caso, experimente o bullet journal!
Tempo de Leitura: 6 minutos

Estabelecer uma boa rotina, ficar por dentro dos prazos e não perder a data dos eventos importantes requer organização e planejamento. Você conhece uma das melhores ferramentas para tornar seu dia a dia mais produtivo e focar naquilo que realmente importa? Pois essa é a proposta do bullet journal!

Unindo praticidade e customização, o bullet journal surgiu há mais de uma década e se tornou tendência entre os amantes da organização e do movimento Do It Yourself (o famoso faça-você-mesmo). Quer aprender mais sobre esse recurso e seus principais diferenciais? Então acompanhe o nosso texto!

Afinal, o que é o bullet journal?

Bullet journal (ou BuJo) é uma ferramenta ou método de organização criado pelo designer Ryder Carroll, para organizar as suas ideias e atividades de uma forma adaptada às suas necessidades. Parecido com um caderno, esse recurso possibilita fazer anotações sobre tarefas, compromissos e outras atividades que serão realizadas a curto, médio ou longo prazo. 

Diferente de uma agenda ou planner, o bullet journal é muito flexível, pois não possui um formato fechado. Portanto, é uma ótima ferramenta para personalizar, customizar e organizar a rotina de acordo com a necessidade e características de cada pessoa.

Essa ferramenta é uma das mais utilizadas por aqueles que são artísticos, que gostam de criar os seus próprios padrões, que escrevem à moda antiga e que desejam ter uma organização mais personalizada. Mas você verá, a seguir, que qualquer pessoa pode usar um bullet journal, independentemente do tipo de personalidade.

Para que serve o bullet journal?

Uma das grandes vantagens do bullet journal é a sua versatilidade! Diferente da agenda ou do planner, que geralmente possuem uma pegada voltada para a organização da rotina de trabalho ou de estudos, o bullet journal consegue dar conta de várias esferas da sua vida.

Com ele, o tradicional continua garantido: planejar questões mais pragmáticas e pontuais, como compromissos importantes (reuniões, comemorações de aniversário e encontros pessoais) e prazos do trabalho. 

Mas seu sistema não para aí! Tarefas domésticas, cronogramas de estudo e planejamento de viagens também são muito bem vindos. Além disso, muitas pessoas optam por utilizar seu bullet journal também para fazer pequenos apontamentos sobre filmes vistos, livros lidos e exposições assistidas. 

Como você deve estar percebendo, essa ferramenta pode se adaptar facilmente aos seus interesses e afazeres. Deixar o bullet journal a sua cara só depende de você!

O que considerar antes de começar a usar o bullet journal?

Antes de começar a fazer o seu bullet journal, é importante elencar quais são as suas necessidades no dia a dia, com qual objetivo você pretende criar um BuJo e quais são as características da sua rotina. Dessa forma, ficará mais fácil definir as seções do seu organizador. 

Também é fundamental considerar se você é mais artístico, se gosta de utilizar muitas cores ou se prefere uma composição mais sóbria. Essas definições são importantes para que você possa criar um bullet journal que seja útil para o seu dia a dia, mas que também seja bonito, criativo e pensado para ser do seu jeito. 

Por fim, se você não costuma fazer anotações, talvez encontre alguma dificuldade de implementar o BuJo no seu dia a dia. Então, é preciso ter um compromisso de usar esse método diariamente para que se torne um costume. Para começar, defina quando registrar as suas tarefas no BuJo, considerando as necessidades da sua rotina. Serão anotações diárias, semanais ou mensais? A maioria dos usuários costuma anotar as tarefas do dia na noite anterior. Vale testar!

Caderno decorado com caneta Liqeo Tris

Dicas para fazer um bullet journal customizado

Agora que você já sabe o que é e o que deve considerar na hora de criar o seu BuJo, separamos algumas dicas para ajudar você nessa tarefa. Confira!

Escolha um caderno

Para escolher o caderno ideal, é preciso levar em conta alguns fatores, como a necessidade de transportar ou não o BuJo no dia a dia. Cadernos menores ocupam menos espaço na bolsa ou mochila, então, para quem trabalha ou estuda fora, pega trânsito, o ideal é contar com um bullet journal mais compacto.

Se você é uma pessoa artística, que gosta de cores e de ousar nos desenhos e pinturas, provavelmente fará uso de canetinhas hidrocor, marcadores ou tintas para deixar o BuJo com a sua cara. Nesse caso, o ideal é adquirir um caderno com folhas de maior gramatura, pois esse tipo de pigmento costuma umedecer o papel, fazendo-o envergar ou transpassar para outras páginas ou folhas. Em alguns casos, podem até rasgar. 

Outro fator importante em sua escolha é a quantidade de folhas. Se você é bastante atarefado, realiza muitas atividades diariamente e sente necessidade de anotar todas essas informações, pode ser mais interessante escolher um caderno com muitas páginas

Seja criativo

O mais legal do BuJo é que você pode soltar a sua imaginação. Portanto, seja criativo, personalize o seu bullet journal da forma que você quiser, utilizando técnicas de desenho, lettering, pintura, colagem, entre tantas outras possibilidades. 

Indicamos a Caneta Hidrocor TRIS Mega Hidro Color, que tem cores ultra intensas, pode ficar até 72h horas destampada sem secar e rende muito mais; e o Lápis De Cor TRIS Mega Soft Color, que tem cores vibrantes, corpo triangular, que melhora a pegada, e é super macio.

Dica: Lápis de cor: tipos, como escolher e dicas para usar

Crie legendas

Outra forma de personalizar o seu BuJo é colocando símbolos ou cores como legendas para definir prioridades, natureza da atividade, entre outras informações que você queira identificar facilmente em seu bullet journal. 

Por exemplo, você pode usar o Marcador TRIS Lux Neon na cor laranja, para indicar alta prioridade, e na cor verde, para indicar baixa prioridade. 

Também dá para criar símbolos específicos para os tipos de atividades, como um sol para tarefas diurnas, uma lua para as noturnas, um livro para atividades de estudo, entre outros ícones. 

Dica: Como usar marca-texto para estudar: confira as dicas

Divida o BuJo em seções

Uma dica de organização do bullet journal é criar um índice no início, com número de páginas e seções. Você pode criar quantas forem necessárias, sendo as mais comuns os logs mensal, semanal e diário. Se você busca algo mais completo, pode reservar um espaço para checklists, organização das finanças, ideias e metas, por exemplo.  

Para personalizar cada seção do seu bullet journal, você pode usar a Caneta Gel TRIS Effect Neon, que têm ponta média (1.0mm) e estão disponíveis em quatro cores muito bonitas.

Utilize cores diferentes

Utilizar canetas de diferentes cores para identificar diferentes tipos de atividades é uma ótima forma de manter seu bullet journal organizado, porém divertido. Você pode adotar suas tonalidades preferidas associadas para cada grupo de tarefas.

Por exemplo: amarelo para os compromissos da escola ou faculdade, verde para seus afazeres pessoais e roxo para as datas comemorativas que você não pode esquecer.

Como usar o bullet journal?

Existem algumas dicas – simples e fáceis de colocar em prática – que podem fazer a diferença na hora de incorporar o bullet journal na sua organização diária:

Crie o hábito de anotar

Não tenha medo de anotar! Rabisque no seu bullet journal o tanto que você achar necessário e deixe de lado o medo de escrever aquilo que você considera importante. 

Fazer isso todos os dias, com consistência, ajuda a tornar a organização da sua rotina (e da sua vida!) um hábito que você vai levar para sempre. Estipular um horário para sentar e anotar no seu caderno personalizado pode facilitar esse processo até que ele seja tão fluido e automático como escovar os dentes!

Sempre leve o BuJo com você

Você não sabe quando vai surgir uma nova demanda ou uma data importante que precisa ser destacada na sua agenda. Por isso, o melhor é carregar o bullet sempre com você. Isso evita que você deixe passar em branco uma ideia para um novo projeto ou uma reunião marcada em cima da hora.

Além disso, ter ele sempre na bolsa ou na mochila favorece o hábito de anotar que mencionamos na dica anterior!

Busque por referências

Se você não tem ideia de como quer que seja o seu bullet journal, que tal buscar por referências? Assim, você terá ideia da infinidade de possibilidades e poderá obter alguns insights para compor o seu BuJo. O Pinterest e o YouTube são ótimas fontes de referências, e você ainda encontra vários tutoriais de como personalizar um bullet journal.

Organização com estilo, um bullet journal para chamar de seu!

Viu só quantas dicas legais para personalizar o seu bullet journal? 

Saiba que você não precisa ser um desenhista ou ter uma caligrafia perfeita para criar e usar essa ferramenta. Existem diversas formas de personalizar o BuJo, mesmo sem ter habilidades artísticas desenvolvidas. O mais importante é que ele seja uma ferramenta de organização útil para o seu dia a dia!

Confira o site da Tris e encontre uma gama de produtos divertidos e eficientes para deixar seu bullet journal a sua cara. De canetas a marcadores, basta usar um pouquinho da imaginação para conseguir um resultado capaz de deixar o próprio Ryder Carrol, criador do conceito, cheio de orgulho!

Clique no banner para descobrir onde encontrar os itens de papelaria da Tris pertinho de você!

Empresa de itens de papelaria Tris