Mistura de cores, padrões fora do comum e liberdade para inventar: o efeito tie dye nunca sai de moda! Popularizada na explosão hippie dos anos 70, essa técnica é muito mais antiga e remonta a um tipo específico de tingimento de tecidos realizado no Japão ainda no século VI e VII.
Quer conhecer mais sobre o tie dye e aprender a reproduzir esse efeito nas suas experimentações artísticas com o desenho? Então acompanhe o nosso texto e veja algumas dicas para arrasar!
O que é o tie dye?
É possível que você já tenha se deparado com o tie dye por aí. Ele consiste em uma técnica de tingimento artesanal que se propõe a criar padrões super coloridos através da utilização de amarrações, dobras e nós. Muito popular no mundo da moda, o tie dye pode ser visto nas mais diversas peças de roupa, como saias, vestidos e camisetas.
A palavra tie dye vem do inglês e significa, literalmente, amarrar e tingir. Mas como essa técnica funciona?
É bem simples: uma área do tecido recebe algum tipo de dobra ou amassado e, depois, todo esse tecido é tingido. Nas regiões das dobras, a tinta não consegue penetrar de maneira ordenada e, assim, novos padrões (bem diferentes!) acabam surgindo.
Como você já deve ter percebido, a grande sacada do tie dye é a sua liberdade na hora de criar. Os resultados que podem ser obtidos são muitos e envolvem sempre uma dose de surpresa. Nem sempre o resultado que você obtém é exatamente aquele que você imaginou, mas essa é a graça do tie dye!
Dica: Como estimular a imaginação das crianças?
Como surgiu a moda do tie dye?
Nas décadas de 60 e 70, o tie dye ficou famoso ao ser adotado pela cultura hippie. Por sua estética colorida, despretensiosa e artesanal, essa técnica passou a representar a liberdade daqueles que participam desse famoso movimento de contracultura no Ocidente, sobretudo nos Estados Unidos.
Sua origem, entretanto, é muito mais antiga e vai além do estilo de vida americano “paz e amor”. Chamado de shibori (apertar, esmagar, torcer) no Japão e de bandhani (amarrar) na Índia, há registros do tingimento de tecidos de forma irregular anterior ao século VI. Não é pouco tempo, não é mesmo?
Se na sua origem o tie dye preservava as características locais de cada povo que utilizava o método, e nas décadas de 60 e 70 ele representava a busca por liberdade dos hippies, foi apenas na década de 90 que esse método passou a ser incorporado – sem preconceitos – pela indústria da moda e pelas artes.
Efeito tie dye no desenho: materiais necessários
Se você se interessou pelo tie dye e quer saber como transformar essa técnica de tingimento de tecido em um efeito de pintura em desenho, saiba que existem alguns materiais que podem te ajudar!
Papel
Papel, o nosso grande companheiro de aventuras artísticas! Para conseguir um efeito mais legal e garantir a durabilidade do trabalho, o ideal é utilizar um papel de gramatura mais alta. Afinal, para reproduzir uma pintura tie dye em um desenho, você vai precisar de um pouquinho de água para conseguir um efeito mais degradê!
Pincel
Para fazer as misturas de tintas no papel e conseguir aquele efeito de padronagens diferentes e coloridas tão característico do tie dye, você vai utilizar o pincel.
Para padrões mais delicados, aposte nos pincéis com ponta fina. Pincéis de ponta grossa, por outro lado, são bons para criar manchas maiores e menos concentradas.
Tinta ou lápis aquarelável
Apesar do tie dye produzir um efeito bem colorido, seus desenhos e padronagens costumam possuir uma gradação nas tonalidades, quase como um degradê formado por cores pastéis. E para conseguir esse efeito em um desenho, a tinta aquarela ou os lápis aquareláveis são a melhor opção.
Tanto o lápis aquarelável quanto a tinta aquarela são materiais utilizados em técnica molhada, ou seja: eles contam com a ajuda da água para dissolver seus pigmentos. E é justamente essa dissolução dos pigmentos se espalhando pelo papel que vai nos dar o tão sonhado efeito tie dye!
Ficou a fim de colocar a mão na massa? Então conheça o Lápis de Cor Aquarelável Mega Acqua da Tris! São 36 opções de cores vibrantes com um traço super macio para vocês treinar padronagens de tie dye e se divertir. E se você prefere apostar no tradicional, o estojo com 12 cores da Aquarela Mega Acqua Color vai facilitar suas misturas de tons.
Como reproduzir o tie dye em um desenho?
Quer aprender a reproduzir o efeito tie dye em um desenho com a ajuda de tinta aquarela? Para te ajudar nessa atividade, separamos algumas dicas simples e divertidas que podem ser feitas por toda a família.
O jeito mais fácil de imitar o efeito do tie dye no papel é criando manchas de diferentes cores que vão se agrupando. Prepare as cores que você deseja usar (rosa, amarelo e azul claro são as mais comuns) e, com o pincel molhado, pressione a ponta por poucos segundos em diferentes lugares do papel. Faça isso com todas as cores que você escolheu.
Assim que o todo o espaço tiver preenchido com as manchas coloridas, espere secar. E voilá, você conseguiu um padrão de tie dye para chamar de seu! Mas lembre-se: o tie dye geralmente conta com tons mais pastéis, então não carregue demais na tinta na hora de pintar!
Outra dica legal é tentar reproduzir os amassados ou amarrações tradicionalmente feitas nos tecidos tingidos, nos papéis. Para isso, você pode amassar um papel mais macio delicadamente e depois fazer algumas dobras. Com borrachinhas ou mesmo fios de lã, amarre o papel nessas dobras. O último passo, é pintar cada uma das partes amarradas!
Ao soltar as amarrações, padrões terão se formado. Espere o papel secar para que ele não rasure e aproveite o seu tie dye como quiser. Dá para desenhar em cima, escrever palavras e frases ou simplesmente apreciar o efeito obtido. Essa é uma sugestão de atividade que faz muito sucesso entre as crianças!
É possível também reproduzir o efeito tie-dye usando as canetinhas da Tris! Confira no nosso Instagram como fazer e o resultado da pintura!
Liberdade para criar com a Tris!
Como nós vimos, o tie dye é uma caixinha de surpresas divertidas! Com uma mistura de cores e algumas padronagens incomuns, esse efeito tem tudo para deixar os seus desenhos ainda mais especiais. Aproveite a liberdade que essa técnica oferece na hora de criar e explore a sua criatividade.
Para aproveitar esse momento de novos aprendizados, conte com a Tris! Entre no nosso site e conheça a linha Mega, uma linha feita para aqueles que acreditam que cada novo traço é uma nova forma de aprender.
Clique no banner para descobrir onde encontrar os produtos da Tris pertinho de você!