Estudar para o Enem é uma tarefa desafiadora na vida dos estudantes de todas as idades. É muito conteúdo para percorrer, as provas são longas e podem se tornar cansativas e é preciso ficar atento para estar antenado com os assuntos do momento.
Mas calma! Com um pouco de organização e algumas dicas simples você vai descobrir como estudar para o Enem sem correria e dor de cabeça. Fique com a gente e torne esse momento mais tranquilo e eficaz.
O que é o Enem?
O Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido pela sua abreviação Enem, é o principal meio de ingresso nas instituições de ensino superior no Brasil. A prova é uma das melhores oportunidades que os estudantes possuem para entrarem nas tão sonhadas universidades.
Criado em 1998, ele tinha como objetivo inicial avaliar o desempenho dos estudantes que estavam concluindo o ensino médio da época. Com o passar dos anos, sua função se alterou. Em 2009, após reformulação da metodologia, o exame passou a servir como um mecanismo de ingresso na educação superior.
Neste ano de 2023, o Enem comemora 25 anos desde a sua criação e acontecerá nos dias 05 e 12 de novembro de forma concomitante nos 27 estados da Federação.
Como funciona o Enem?
Já é tradicional: a prova acontece em dois dias, um domingo após o outro. A escolha desse dia da semana é para possibilitar que mais pessoas possam participar do exame, inclusive aquelas que trabalham em horário regular.
Aliás, esse é um dos grandes êxitos do Exame Nacional do Ensino Médio: sua acessibilidade. Todo mundo que já concluiu o ensino médio – ou que está concluindo esta etapa escolar no ano das provas – pode participar.
Falta mais tempo para você se formar? Tudo bem, dá para participar como um “treineiro”. Mas nesse caso as suas notas servirão apenas como uma autoavaliação, tá bom?
Agora vamos ao conteúdo cobrado no exame. São quatro áreas de conhecimento que caem nas provas: linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e, por fim, matemática e suas tecnologias. Ufa!
Dentro dessas quatro áreas, são elaboradas 180 questões objetivas que exigem do participante conhecimentos específicos e atualizados e uma boa dose de interpretação textual. Além disso, todo mundo precisa fazer uma redação a partir de uma situação-problema apresentada pela avaliação.
Dica: Como estudar para concurso: dicas de estudo e materiais
Onde pode usar a nota do Enem?
As notas do Enem podem ser usadas tanto para ter acesso ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) quanto para o ProUni (Programa Universidade para Todos). Além disso, elas também são aceitas em várias instituições de ensino superior em Portugal. Legal, né?
Qual a importância de manter os estudos em dia para o Enem?
Com uma longa lista de conteúdos possíveis de serem cobrados e a exigência implícita de conhecimentos atualizados sobre os principais acontecimentos mundiais, o melhor jeito de garantir uma boa nota no Enem é manter uma rotina consistente de estudos.
Estudar um pouco todos os dias e se manter de olho nas notícias políticas e sociais mais relevantes do momento é um bom jeito de não ser pego de surpresa na hora das provas!
Como estudar para o Enem? 10 dicas importantes!
Mas para te ajudar efetivamente a estudar para o Enem sem tantas neuras, vamos conhecer 10 dicas para colocar em prática e tornar esse processo mais tranquilo? Vem com a gente!
Planeje seus estudos
A ansiedade é a inimiga número um de qualquer estudante. Para não deixar que esse sentimento tome conta, aposte em um planejamento bem estruturado dos estudos. Com isso, dá para manter o foco e investir em um ritmo de estudos mais consistente.
Escolha um local para estudar
Não adianta: ninguém consegue estudar bem no meio do caos, do barulho e das distrações. Procure um local que seja tranquilo e que você se sinta confortável. Pode ser uma biblioteca, um cantinho na sala de casa ou o seu quarto. O importante é se isolar das distrações (e isso inclui o celular, ok?).
Defina as prioridades de cada matéria
Antes de qualquer coisa, reconheça quais são seus pontos fracos e para quais áreas você precisa demandar mais esforços. Se você sabe (e aceita!) onde precisa estudar mais, fica mais fácil planejar uma rotina.
E atenção: não deixe de dar uma boa lida no edital! Nele consta um roteiro completo dos assuntos que caem nas provas. Focar nessas matérias garante que você vai estudar apenas o que é preciso, sem perda de tempo.
Resolva questões anteriores e simulados
Uma ótima forma de dominar os assuntos cobrados e de quebra assimilar o tempo do exame é resolvendo provas anteriores. No site do Inep você encontra, de forma gratuita, os cadernos das provas anteriores. Não deixe de dar uma conferida!
Analise os erros e os acertos
Caprichou nos simulados e resolveu provas dos anos anteriores? Ótimo, agora é hora de analisar onde você teve dificuldade e onde você se saiu bem. Assim fica mais fácil de focar no conteúdo que precisa de um gás a mais.
Faça do tempo o seu aliado
Com tanta coisa para estudar, é fácil se perder no meio do conteúdo. Ao se planejar, calcule quanto tempo você tem para estudar em cada matéria. O mesmo vale para a revisão antes das provas: foque naquilo que cai mais e que você tem mais dificuldade e faça do tempo o seu aliado.
Crie redações com temas atuais
Fazer uma boa redação é fundamental para conseguir uma nota mais alta no Enem. Não conte apenas com a sorte, treine! Veja quais são os critérios exigidos para a redação e escreva um texto toda semana ou a cada 15 dias.
A ideia não é só desenvolver a sua escrita, mas compreender a estrutura da redação e se familiarizar com os temas que costumam ser abordados. Para isso, é fundamental ficar por dentro das principais notícias do mundo e ter um repertório cultural mais amplo.
Tire um tempo livre e não se cobre tanto
Sim, é preciso se dedicar e ter persistência. Mas também é muito importante tirar um tempo livre para relaxar e não deixar a ansiedade tomar conta. Ler um livro divertido, passar um tempo com a família e os amigos ou simplesmente ficar sem fazer nada: a ideia é deixar a cabeça descansar!
Chegou a hora da prova: o que fazer no dia do Enem?
Para que nenhum contratempo te pegue de surpresa, o melhor é se organizar com antecedência para o dia da prova. Confira quais são os horários de chegada e término e, claro, confirme o local em que você vai fazer o exame. Não esqueça: chegar cedo é a melhor maneira de ficar mais tranquilo!
É obrigatório apresentar um documento original e com foto e para fazer a prova o Enem aceita apenas a clássica caneta esferográfica de corpo transparente na cor preta. Para retardar o cansaço, aposte em um lanchinho simples e uma garrafa de água sem rótulo!
Para arrasar nos estudos, conte com a Tris!
Como estudar para o Enem pode ser uma tarefa estressante, dispor de itens escolares divertidos e de qualidade faz toda a diferença nesse processo! Para isso, conte com a ajuda da Tris.
Entre no nosso site e conheça todos os nossos produtos! E não esqueça de clicar no banner para ver onde encontrar os materiais da Tris pertinho de você.