Como fazer lettering: passo a passo para iniciantes

Quer saber como fazer lettering? Confira as dicas de materiais necessários e o passo a passo preparado pela Tris para ajudar você a se expressar por meio dessa técnica.
Tempo de Leitura: 7 minutos

Bastante utilizado por designers para criação de logotipos e composições all-type, de uns tempos para cá, o lettering tem se tornado muito popular na internet. Com certeza, você já viu por aí artes fantásticas feitas com essa técnica. Apesar do uso profissional, saiba que qualquer pessoa pode aprender como fazer lettering para se expressar artisticamente.

No início pode até parecer difícil, mas, com prática e dedicação, você logo aprende as técnicas de contornos, sombras, fontes e composições diversas, podendo criar o seu próprio estilo. E as possibilidades são diversas, desde o desenho no papel até a aplicação em paredes, por exemplo.

Quer aprender como fazer lettering? A Tris preparou algumas dicas para você começar hoje mesmo a sua jornada como letrista. Confira o artigo!

Mas afinal, o que é lettering? 

Imagina dizer para alguém que nunca ouviu falar de lettering que sua definição é arte com as palavras. “Mas isso não é literatura?”, pode ser que perguntem.

Mas lettering é a arte visual com as palavras. É desenhar as letras de uma forma em que o seu aspecto estético seja o mais importante, e que imprimam personalidade e sentimentos ou sensações.

Muito usadas para decorar cadernos, bullet journals, quadros e até mesmo espaços como paredes, o lettering se tornou bastante popular nos últimos anos, fazendo verdadeiros fãs desta expressão artística.

Não é possível dizer ao certo quando o lettering surgiu, mas é sabido que ele está relacionado ao design gráfico e criação de marcas e logotipos. 

Desde que a escrita existe, sempre houve o referencial do que é uma letra bonita e a capacidade de escrever com uma caligrafia perfeita deu origem à profissão de calígrafo. Mas a técnica de lettering parece ser algo mais recente, que se popularizou com o advento das redes sociais.

Além do seu apelo estético, muita gente decide aprender como fazer lettering devido a facilidade em começar com o material que se tem disponível, e por não ter regras. Cada um pode criar o seu próprio estilo.

Existe diferença entre lettering e caligrafia? 

Sim, existe! Assim como no lettering, o aspecto visual da caligrafia também é muito importante. Mas, diferente do primeiro, há menos liberdade de criação na arte caligráfica. Geralmente, é preciso estudo e muito treinamento para aprender a escrita cursiva e de fôrma com formas perfeitas e proporção exata entre cada elemento da palavra. 

Escrita à pena, canetas muito finas e mesmo pincéis, a caligrafia geralmente é aplicada em convites de casamento, cartas e outros documentos ligados a cerimônias, por exemplo.

Uma outra diferença em relação ao lettering é que a caligrafia segue um mesmo estilo do início ao fim da sua aplicação, e costuma ser mais “limpa”. O lettering não só mistura diversos tipos de letras, como também muitas cores e outros elementos visuais.

Quais materiais posso usar para fazer lettering?

Lembra que falamos sobre a diversidade de possibilidades? Pois é, no trabalho com o lettering você tem liberdade até na escolha dos materiais. Para você que está começando, nós temos algumas sugestões.

Lápis grafite

O lápis grafite é ideal para os primeiros traços. Com ele você vai desenhar formas e treinar a coordenação motora. Que tal testar o Lápis Grafite Graduado Vibes? Ele vem com 5 graduações diferentes e um apontador metálico. No kit você encontra desde as pontas mais duras e finas até as mais macias e pigmentadas, que permitem uma infinidade de possibilidades na hora de criar

Hidrocor

O hidrocor também é um item indispensável para compor artes em lettering. Você pode usar vários tipos, mas alguns são mais indicados, como o TRIS Mega Hidro Color Bicolor. Além da variedade e boa intensidade de cores, é possível fazer traços finos e grossos mudando o ângulo das canetinhas. Elas ainda podem ficar até 72 horas destampadas que não secam.

Marcadores

Os marcadores estão entre os materiais preferidos dos letristas. Muito pigmentados, eles conferem cores intensas e brilhantes, que dão mais um toque de beleza ao lettering, e são ideais para variações entre traços finos e grossos. Confira a linha de marca-texto Lux, com ponta chanfrada, não borra e é ideal para todos os tipos de papéis. 

Lápis de cor

Sabia que é possível fazer um lettering apenas com lápis de cor? Desde o contorno ao preenchimento, esse item pode ser muito útil, desde que seja de boa qualidade. A Tris tem uma infinidade de lápis de cor de todos os tipos para você variar na sua técnica. Uma sugestão é a linha Mega Soft Color Tons Neon, com cores vibrantes e corpo triangular, que ajuda na pegada.

Brush Pen

Quando a gente pensa em material para lettering, a brush pen é um dos itens que logo vem à mente. Ideal para caprichar nas letras cursivas, o seu uso exige bastante treino. As canetas brush da linha Vibes vem em um kit com 24 cores de canetas com pontas duplas – pincel e fina –, tampa ventilável e tinta lavável. Além disso, as cores são super pigmentadas e é ideal para letterings incríveis!

Régua, borracha e papel

Além das pigmentações, conte também com uma régua e uma borracha. Você encontra diversas opções no catálogo da Tris. O tipo de papel também fica por sua conta. Para começar, indicamos os modelos com marcações — como linhas ou pontilhados —, que ajudam a manter os traços uniformes e harmônicos. Vale a pena investir em um sketchbook também. Tendo todos os desenhos reunidos em um só lugar é possível ter uma ideia da sua evolução ao longo do tempo.

Passo a passo do lettering para iniciantes

Existem várias formas de aprender e treinar técnicas de hand lettering, cabendo a você verificar a metodologia que mais combina com o seu estilo. A seguir, apresentamos algumas possibilidades para o letrista iniciante.

1. Comece com traços simples

Saiba que não existem padrões para o lettering, por isso são muitas as possibilidades, inclusive a criação de um estilo próprio. Mas um dos estilos mais conhecidos é o de escrita cursiva, que combina traços finos com traços grossos. 

Uma dica, nesse sentido, é iniciar a prática fazendo uma série de traços verticais com a mão leve ao subir, mantendo o desenho mais fino, e com pressão maior ao descer, o que vai engrossar um pouco mais o traço.

2. Varie as formas usando a mesma técnica 

Agora que você já está craque nas linhas verticais e variação da intensidade dos traços, podemos aumentar um pouquinho a complexidade, adicionando desenhos contínuos e curvas.  Desenhe a letra U, círculos, ondas, zigue-zagues, sempre lembrando de fazer traços mais finos ao subir e mais grossos ao descer, como no exercício anterior. Isso vai ajudar a desenvolver a sua coordenação motora gradativamente. 

3. Escolha uma palavra para treinar 

Você já treinou bastante os traços e está com uma ótima coordenação motora? É hora de treinar as palavras. Escolha uma de sua preferência e treine à exaustão. Quanto mais treinar, melhor será o seu desenvolvimento. Não esqueça de aplicar a técnica que você vem aprendendo até aqui.

4. Treine a simetria

Fazer desenhos simétricos é uma tarefa desafiadora, mas a simetria confere sofisticação e profissionalismo à sua arte. No início, experimente o uso de uma régua para manter as letras alinhadas e use um lápis para demarcar os espaços entre as letras, linhas e limites no papel. Isso ajuda a criar noção espacial e logo a régua não será mais necessária.

5. Faça esboços

Pintores, escritores, músicos e artistas em geral não fazem suas obras-primas em uma só tentativa. Pelo contrário: é um processo em constante aprimoramento.

O mesmo vale para você que deseja aprender como fazer lettering. Permita-se praticar, repetir, errar,  apagar e desenhar novamente até sentir confiança em seguir para a próxima letra. Use e abuse do lápis e borracha até atingir o resultado desejado. Só então use a pigmentação permanente.

6. Busque referências 

Como iniciante, é importante pegar referências de outros trabalhos para treinar diferentes técnicas e formatos de lettering. Na internet você pode encontrar inspirações, exercícios, dicas e trocar ideias com pessoas que têm os mesmos interesses que você.

As redes sociais também são ótimos lugares para procurar inspiração. Experimente buscar pela tag “lettering” e variações como “ArteEmLettering” ou “LetteringDesign”, e você vai encontrar materiais incríveis, cheios de cores, formatos e com muita criatividade. Tem até tatuagens em lettering, acredita? Você também encontra pequenos tutoriais por lá.

O Pinterest também é um mar de inspiração. Você pesquisa como fazer lettering e encontra uma quantidade gigantesca de artes de todos os tipos. Dá vontade de reproduzir todas. Use e abuse das redes sociais de imagem. Elas serão grandes aliadas no seu processo de aprendizado.

Dá para fazer o lettering sem caneta brush? 

Um dos estilos de letras mais usados e talvez o que vem logo à mente quando se pensa em lettering é o da escrita cursiva perfeita. Comumente desenhada com a brush pen, é também uma das técnicas em que se tem maior dificuldade, talvez pela falta de prática de escrever com uma caneta com bico no estilo pincel.

Esse tipo de material costuma ter preço um pouco mais elevado do que as canetas comuns e talvez, por ora, isso seja um impeditivo para quem está pensando em aplicar a letra cursiva em sua arte em lettering. 

Realmente, sugerimos que, se puder, adquira e treine com uma brush pen. Ao pegar o jeito, você verá como é prática a experiência, além dos bons resultados no papel.

Mas para quem ainda não tem, vamos às dicas de como desenhar a letra cursiva no estilo lettering com material mais comum.

Com marca-texto

Primeiro, você pode tentar com um marca-texto comum. Normalmente, esse tipo de material tem ponta chanfrada, o que possibilita tanto sublinhar as palavras quanto destacar nos textos, durante as leituras. E são essas características da ponta que possibilitam o desenho da letra cursiva emulando uma brush pen.

Aqui no texto, já demos a dica de como treinar o desenho desse tipo de letra, que é fazendo o traço fino ao subir e traços mais grossos ao descer. Com o marca-texto, você utilizará a parte mais fina da ponta chanfrada para fazer as subidas nos desenhos, e encostar no papel toda a ponta nas descidas, compondo traços mais grossos.

É possível obter um resultado satisfatório? Sim! Mas dá um pouco mais de trabalho trocar a todo o tempo a posição da caneta para conseguir utilizar a sua ponta das duas formas.

Com canetas de ponta fina

Essa dica vai facilitar bastante o seu desenho de letras cursivas. Se você já viu referências e consegue reproduzir as voltas desse tipo de letra, você vai desenhá-la sem se preocupar com a variação da espessura do traço, por enquanto. 

Em seguida, construa o contorno da parte mais grossa da letra, aquela que você faria ao descer com a ponta de uma brush pen. Agora, é só preencher o espaço dentro desse contorno. Você pode aplicar essa técnica com hidrocores, lápis, lápis de cor, caneta esferográfica… Com todo tipo de pigmento.

Treine bastante e logo você estará fazendo esses desenhos de uma forma tão natural que nem vai lembrar dos momentos de dificuldade.

Explore sua criatividade com a Tris!

Quanta coisa sobre como fazer lettering neste artigo, não é? Espero que você tenha gostado das dicas e possa começar agora mesmo a experimentar as técnicas de lettering. 

Já pega as referências passadas aqui e tenta reproduzir os exemplos, fazendo no seu tempo e de acordo com as suas possibilidades no momento. Lembre de se divertir e se orgulhar de cada passo dado na sua jornada.

Lembre também que não tem problema em se inspirar na arte de quem já tem experiência com o lettering. Afinal, essa é uma das melhores formas de aprender. Mas recomendamos dar sempre o crédito ao autor.

Por último, como você já sabe, a Tris está aqui para facilitar os seus processos de aprendizado, desenvolvendo e disponibilizando os melhores materiais de arte, que oferecem qualidade e conforto. 

Conte sempre com a gente e não deixe de conhecer o nosso catálogo, que é muito completo e tem tudo o que você precisa para se experimentar.

Clique no banner para encontrar os nossos produtos em sua cidade e nos vemos no próximo artigo!

Empresa de itens de papelaria Tris