Outubro vai se aproximando no Brasil e com ele vem um dos momentos mais aguardados pelos pequenos: o Dia das Crianças! Com diversão e muito amor dá para comemorar essa data de maneira criativa e diferente, criando recordações carinhosas que jamais serão esquecidas.
Conheça a história por trás da origem do Dia das Crianças e veja dicas simples de atividades e passeios para fazer com os pequenos e comemorar a data!
História e curiosidades sobre o Dia das Crianças
No Brasil, o Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro. Essa data foi estabelecida 100 anos atrás, em 5 de novembro de 1924, pelo então Presidente da República Arthur da Silva Bernardes a partir do projeto de lei N. 4.867, criado pelo deputado federal Galdino do Valle Filho.
Foi só mais de 25 anos depois, entretanto, que a data acabou caindo na graça do povo. Curiosamente, foi através de campanhas realizadas por uma fabricante de brinquedos e uma marca de produtos para crianças no final da década de 50 que o Dia das Crianças começou a ser celebrado amplamente no nosso país.
Para a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o dia oficial para a comemoração do Dia das Crianças acontece em 20 de novembro. A escolha aconteceu em 1954 e tem como objetivo conscientizar a população mundial sobre os problemas enfrentados pelas crianças ao redor do mundo.
A importância de comemorar o Dia das Crianças
Não importa o dia escolhido: pensar sobre as questões que afetam a primeira infância e os modos de enfrentar as dificuldades que se colocam nesse caminho – além, claro, de celebrar a existência dos pequenos – é o grande objetivo da criação do Dia das Crianças, independente do país em que elas vivem.
Nesta data, comemoramos a astúcia, a alegria e a esperança que as crianças representam. Além disso, é um dia de reflexão, um dia para pensarmos em como queremos que seja a infância das crianças do nosso país e como podemos contribuir para que elas possuam o amparo legal e estatal que merecem!
Como o Dia das Crianças é celebrado ao redor do mundo
Cada país possui suas próprias tradições. E no Dia das Crianças, isso não é diferente! Não é apenas o dia da comemoração que muda de país para país, mas também a forma de comemorar e os rituais que envolvem esse processo de celebração.
Tanto no Japão quanto na Coréia, o Dia das Crianças é comemorado em 5 de maio. Para os japoneses, celebrar a vida das crianças é uma tradição ancestral que antigamente acontecia em dois festivais separados: o Hinamatsuri (Dia das Meninas) e o Tango no Sekku (Dia dos Meninos). Hoje, a comemoração é unificada e conta com o hasteamento de carpas de papel ou tecido.
No México, o Dia del Niño acontece em 30 de abril. Muitas vezes as aulas são suspensas e organizam-se atividades divertidas para incentivar a criatividade dos pequenos. Já na Nova Zelândia, o Te Rã O Ngã Tamariki comemora-se no primeiro domingo do mês de março de cada ano e envolve uma celebração entre pais, filhos e avós.
Dicas para comemorar o Dia das Crianças
No Brasil, o Dia das Crianças costuma contar com a distribuição de presentes. Quem não se lembra de ganhar algum agradinho dos pais ou avós no dia 12 de outubro?
Mas a celebração dessa data pode ir além, e envolver atividades divertidas para serem realizadas em família; uma oportunidade única de construir memórias inesquecíveis! Vamos conhecer algumas ideias simples e para lá de animadas?
Atividades criativas para fazer em casa
O Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para estreitar as relações entre pais e filhos. Isso significa que não é preciso investir em altas programações para aproveitar a data, basta um pouco de criatividade e um olhar mais gentil para entender o que seriam atividades prazerosas para se fazer em família!
E a boa notícia é que existem várias brincadeiras legais para se fazer sem sair de casa, no aconchego do lar.
Para aquelas crianças que estão na fase da fantasia – animadas em inventar personagens e criar um universo todo seu – a contação de histórias pode ser uma boa pedida. Prepare um cantinho aconchegante na sala ou no quarto, chame os pequenos e narre desde histórias mais clássicas até aquelas inventadas no improviso!
Os jogos de tabuleiro também costumam fazer sucesso entre a criançada. O importante é escolher aqueles que são mais adequados para cada faixa etária e deixar preparados alguns quitutes que possam ser degustados durante o passatempo.
E que tal fazer algo do zero com as próprias mãos? Uma tarde de artesanato diverte crianças e adultos, além de ensinar sobre paciência, persistência e trabalho em equipe. Separe alguns materiais artísticos e escolares – como cartolina, cola, canetinhas e giz de cera – e deixe a imaginação fluir!
Passeios e atividades ao ar livre
Se a ideia é aproveitar o Dia das Crianças para sair de casa, o que não faltam são atividades ao ar livre ou passeios divertidos e educativos.
Um piquenique no parque, com lanchinhos e bebidas gostosas, deixa qualquer criança feliz. E dá para aproveitar o passeio para jogar bola ou andar de bicicleta, por exemplo. Se a ideia for reunir várias crianças no passeio, as brincadeiras dobram: pique esconde e pega-pega estão entre as preferidas dos pequenos.
E uma ida ao museu ou a uma galeria? Essa é uma ótima maneira de incentivar o interesse cultural e social das crianças sem tratar o assunto como um tipo de lição de casa. Pesquise com antecedência o preço das entradas e conheça as exposições que estão acontecendo para evitar surpresas. E, claro, aproveite você também o passeio!
Por um Dia das Crianças onde a diversão é a regra!
O Dia das Crianças é aquela oportunidade perfeita para celebrar com leveza e consciência a infância dos seus filhos e netos. Então prepare uma programação simples mas divertida e crie memórias em família que serão lembradas para sempre pelos seus pequenos.
Precisando de uma mãozinha extra para deixar as atividades artísticas do Dia das Crianças ainda mais especiais? É só entrar no site da Tris e conhecer de perto o nosso catálogo. Vamos juntos fazer da diversão uma regra!
Clique no banner para ver onde encontrar a Tris pertinho de você.