Um amigo, um confidente, um companheiro: o diário é o escolhido de muitos para registrar memórias, escrever sobre o dia a dia, desabafar sobre aquele assunto que é pessoal demais para chegar aos ouvidos alheios.
E você, já pensou em aderir a esse método tão adorado por diferentes gerações? Venha com a gente, aprenda mais sobre o diário e descubra dicas simples para entrar nesse mundo!
Para que serve um diário?
Simples, mas fundamental: o diário é um amigo para todas as horas. Sua função principal é servir como um espaço para você registrar sua vida em palavras: aquilo que aconteceu durante o seu dia, as emoções que você sentiu, os pensamentos e reflexões que estão passando pela sua cabeça.
A ideia é ter um local onde você possa ser honesto consigo mesmo, sem julgamentos ou críticas de outras pessoas. É você, escrevendo sobre o que bem entender, em um local seguro e só seu! E não há restrições para as anotações: dá para simplesmente registrar a rotina como refletir sobre a vida e seus objetivos.
De uma forma geral, o diário é escrito em primeira pessoa em ordem cronológica. Sua linguagem costuma ser informal com um vocabulário mais simples, já que seu relato é pessoal e íntimo. Mas, claro, isso não é uma regra! No seu diário, tudo vale. Deixe o coração falar.
Vale a pena ter um diário?
Se você procura um lugar seguro para escrever seus desejos, pensamentos, sentimentos e reflexões, um diário pode ser a melhor opção. Nele, você consegue ser honesto consigo mesmo sem depender de nenhum tipo de validação externa ou julgamento alheio.
Sabe quando você sente que precisa desabafar mas não se sente realmente confortável para fazer isso com alguém? É hora de deixar as palavras fluírem nas páginas do diário.
Além disso, o diário também serve como um lugar para guardar suas memórias. Sabe aquele acontecimento – seja bom ou ruim – que nos marca profundamente de alguma forma? Deixar ele registrado pode servir para refletirmos futuramente sobre ele ou, simplesmente, para lembrar de tudo que passamos.
Como usar o diário?
Para usar o diário não tem mistério: é relaxar, deixar os pensamentos fluírem e anotar no papel.
É claro que uma estrutura comum costuma existir. Por exemplo, costuma-se anotar a data antes de toda entrada para que, no futuro, ao reler suas anotações, você saiba sobre qual período aquilo se refere. O uso de algum vocativo (como “querido diário”) também é bastante popular.
A nossa dica, entretanto, é que você use seu diário da maneira que se sentir mais confortável. Para além das memórias, pense nestas páginas como um porto seguro para você compartilhar aquilo que te parece mais importante – de angústias a conquistas!
Quais as diferenças entre diário, agenda e planner?
Você pode estar se perguntando se existe alguma diferença entre o diário, a agenda e o planner, ou se eles são a mesma coisa? E a resposta é simples: as diferenças são várias!
A agenda possui uma função bem específica: anotar os compromissos do dia, da semana e do mês. O objetivo é você não esquecer das tarefas que precisa (e quer) cumprir.
O planner, por sua vez, é mais abrangente e personalizável: ao invés de apenas anotar os compromissos, você consegue planejar com mais detalhes suas metas, acompanhar seus hábitos e organizar seus gastos.
Já o diário, como vimos acima, é mais pessoal e menos organizacional. Seu foco é menos na produtividade e mais na narração de experiências!
Diários artísticos: entenda o que são os junk journal e art journal
Nos últimos tempos, algumas novidades surgiram no universo dos diários: as suas versões artísticas! Impulsionados pelas redes sociais, esses diários funcionam como cadernos criativos que utilizam diferentes materiais para explorar o potencial artístico de cada um.
Diferente dos diários tradicionais, nos diários artísticos o objetivo não é relatar o seu dia a dia ou expressar, através de palavras, os seus sentimentos e reflexões. O foco é a arte e a sua livre expressão!
No art journal você pinta, desenha, brinca com colagens e explora diferentes técnicas artísticas. Já o junk journal é um caderno completamente artesanal, feito do zero, onde a ideia é registrar qualquer coisa que você desejar da forma que você preferir.
Materiais para personalizar o seu diário!
Agora que você já compreendeu um pouco mais sobre o diário e as suas qualidades, descubra quais os materiais que podem te ajudar a personalizar seu novo amigo! Mas, antes de mais nada, saiba que não é preciso investir muito. Com alguns itens de papelaria e materiais escolares simples, seu diário pode ter a sua cara.
Usando canetas coloridas e alguns marcadores de páginas, o diário já ganha uma cara personalizada que funciona bem para destacar as memórias mais importantes ou aquela reflexão que marcou a sua semana. Agora, se você é do time mais neutro, aposte em uma boa caneta preta, como a Caneta Gel Holic All Black, da Tris.
Para quem gosta de uma experiência mais estilizada, investir em adesivos e carimbos pode ser uma boa proposta. Aproveite para conhecer o Marca Texto com Carimbo Roller Duet, uma caneta que possui duas pontas: marcador e carimbo em rolo – mistura perfeita entre cores vibrantes e carimbos incríveis para decorar o diário.
Dicas essenciais para decorar um diário!
Na hora de decorar seu caderno de memórias, o que conta é a criatividade e o empenho.
Assim que você decidir começar um diário, reflita se ele vai seguir algum padrão. Para algumas pessoas, o processo funciona melhor utilizando sempre as mesmas cores de caneta ou os mesmos símbolos. Por exemplo: você pode escrever a data das entradas sempre em vermelho, no lado direito de cada página.
Se você é uma pessoa que gosta de representações visuais que vão além da escrita, não se limite. Recortes ou desenhos também podem compor suas memórias e anotações a fim de deixar o processo mais estimulante. Lembre-se que gostar de pegar e admirar o seu diário vai dar um gás a mais para que você incorpore o hábito do registro na sua rotina!
Registrar a vida com a ajuda da Tris!
Para documentar a sua vida, comemorar as suas conquistas, escrever sobre suas dores e alegrias: conte com o diário. Nesse espaço só seu, sem julgamentos ou críticas, você pode deixar o pensamento fluir e o coração desabafar. E tudo isso, em um caderno personalizado por você mesmo, que tenha a sua cara!
Ficou inspirado e não quer deixar a animação passar? Então entre no site da Tris, conheça nossos produtos e comece agora mesmo a registrar a vida no seu próprio diário!
E não esqueça de clicar no banner e ver onde encontrar a Tris perto de você!