Efeito Aurora Boreal no desenho: saiba como fazer

A aurora boreal é um evento natural que acontece no céu noturno das regiões polares e encanta os sortudos que conseguem visualizar o fenômeno luminoso. Mas e no desenho, como conseguir esse efeito? Venha com a gente e descubra!
Tempo de Leitura: 4 minutos

Um fenômeno luminoso composto por rastros brilhantes em tons de verde, vermelho e roxo: essa é a aurora boreal, famosa nos céus das noites polares. E no universo artístico, você já viu a aurora boreal aparecer? 

Neste texto vamos te contar como a aurora boreal se origina na natureza e te ensinar como colocar a mão na massa para reproduzir esse efeito diretamente no desenho. Vem com a gente e confira técnicas com acrílica, aquarela e lápis de cor!

O que é a aurora boreal?

A aurora boreal é uma ocorrência natural que acontece durante as tempestades solares. Isto mesmo, é o Sol o causador dessa beleza que pode ser vista – com um pouco de sorte! – durante o inverno nas regiões polares, tanto norte quanto sul. Mas como ela se forma? 

Quando acontece uma tempestade solar, o Sol libera uma grande quantidade de elétrons que, ao serem eletrizados, formam um gás chamado plasma. Esse plasma atinge com força a atmosfera e o campo magnético da Terra (o que chamamos de vento solar!). 

É esse choque entre o plasma e os átomos e as moléculas atmosféricas que dá origem às luzes brilhantes no céu que chamamos de aurora boreal. Você pode estar se perguntando o que é que exatamente origina as cores desse fenômeno. Pois bem, são os íons!

Vamos relembrar um pouco das aulas de química? Íons são aqueles átomos que perderam ou ganharam prótons ou elétrons. Quando esses íons entram em contato com as moléculas de nitrogênio e de oxigênio, eles emitem as famosas luzes brilhantes da aurora boreal.

Quais são as características da aurora boreal?

Mesmo que você nunca tenha visto uma aurora boreal a olho nu, é bem provável que já tenha cruzado por imagens dessa maravilha na internet, na televisão ou mesmo na escola. É difícil não ter a atenção roubada por esse impactante evento natural.

Entre as suas principais características, é impossível não destacar as cores em lindos tons azulados, arroxeados, esverdeados e avermelhados. Mas, caso você esteja interessado em observar esse fenômeno ao vivo, fique atento: a cor vermelha costuma ser melhor visualizada através das lentes de uma câmera!

O formato dessas luzes também não passa batido: são estruturas irregulares e assimétricas, que podem ser horizontais ou circulares. Os vários feixes assimétricos lembram um neon dançante, uma imagem difícil de descrever. 

Como reproduzir o efeito da aurora boreal no desenho?

Agora que nós sabemos como a aurora boreal acontece e quais são as suas principais características, que tal transportarmos essa beleza toda para o mundo da arte? Abaixo, listamos três técnicas com diferentes materiais para reproduzir esse efeito no desenho!

Com tinta acrílica

Pintar uma aurora boreal com tinta acrílica exige mais dedicação do que prática, já que é preciso ter um cuidado especial com os detalhes. Para começar, escolha uma tela em um tamanho que você já esteja acostumado a pintar ou que pareça mais confortável para esse trabalho.

Como esse fenômeno só pode ser observado à noite, é preciso ter à mão tintas com cores mais escuras, como preto e azul. Comece esboçando montanhas e um céu, que pode seguir um padrão degradê – mais intenso em cima, mais suave em baixo. 

Na hora de fazer a aurora boreal, prepare uma cor mais clara, como um verde misturado com branco. Essa tonalidade, mais brilhante, vai dar evidência ao efeito, que deve seguir um padrão assimétrico. Para isso, use um pincel leque de forma delicada. Vá adicionando um pouco de amarelo ou branco para conseguir ainda mais suavidade!

Com aquarela

Já pensou em reproduzir a aurora boreal com aquarela? Pois aqui vão algumas dicas para você! 

Para conseguir esse efeito, o ideal é começar borrifando água por todo o papel. Lembre-se de escolher aquele com gramatura mais alta, já que essa é uma técnica molhada. Após umedecer, é a hora mais aguardada: entrar com as cores! Com um pincel de ponta chanfrada e cerdas grossas, comece adicionando um azul.

Para conseguir as cores e formas da aurora boreal, aposte no degradê. Não tenha medo de misturar cores: do azul escuro para o verde, do verde para o rosa, do rosa para um amarelo. Deixe que uma cor se misture à outra, cuidando para não acumular no papel.

Depois que todo o papel estiver preenchido com as cores, espere secar e faça pequenas estrelas espirrando tinta branca com as cerdas de um pincel! 

Com lápis de cor

Para pintar a aurora com lápis de cor, não tem mistério: nas cores azul escuro, roxo, rosa, azul claro e amarelo você vai novamente brincar com um degradê. Mas, dessa vez, o processo é inverso: riscando com o lápis de baixo para cima, inicie com as cores claras e finalize com as escuras.

Se você quiser, antes de pintar a aurora boreal, adicione outros desenhos no papel (por exemplo, um cenário de fundo como uma montanha com árvores). Na hora de colorir o fenômeno, contorne esses desenhos respeitando os formatos.

Conheça a coleção Aurora Boreal da linha Vibes da Tris!

E para te ajudar a seguir essas dicas em casa e com facilidade, a Tris preparou uma coleção especial com a paleta da aurora boreal. Parte da linha Vibes, a coleção Aurora Boreal conta com canetas e lápis de cor inspirados no fenômeno de luzes brilhantes que toma os céus das regiões polares!

Para quem gosta de desenhar e colorir com a super pigmentação das canetas, a Caneta Superfina Vibes Aurora Boreal e a Caneta Brush Vibes Aurora Boreal são ideais. São oito cores específicas para fazer do papel um céu cheio de brilho e emoção.

Agora, se você prefere pintar com lápis de cor, o Lápis de Cor Vibes Aurora Boreal conta com 12 cores de cobertura intensa e um lápis graduado 6B para fazer os esboços e o contorno. Que tal experimentar essa novidade da Tris?

A magia em cores e formas

Batizada por Galileu Galilei como uma referência aos deuses Bóreas (embaixador grego dos ventos do norte) e Aurora (a deusa romana do amanhecer), a aurora boreal encanta adultos e crianças com suas luzes coloridas. Não é à toa que artistas de todas as idades buscam nesse fenômeno uma inspiração para suas obras!

Se você gostou do conteúdo e se sentiu inspirado para reproduzir o efeito da aurora boreal no desenho e na pintura, conte com a ajuda da Tris. Entre no nosso site, confira nossos produtos e dê uma atenção especial à coleção Aurora Boreal da linha Vibes! E para descobrir onde encontrar a Tris pertinho de você, é só clicar no banner! 

Empresa de itens de papelaria Tris