Na hora de deixar a imaginação criar novos universos, um material artístico versátil e bem pigmentado faz toda a diferença. Para crianças e adultos, iniciantes ou profissionais, o giz de cera em gel é uma opção imbatível para entregar cores vivas, traço que desliza e um resultado que vai te surpreender.
Continue com a gente e descubra a magia do giz de cera em gel: quais são as suas principais características e usos, suas diferenças para o giz convencional e algumas formas criativas de utilizá-lo para dar asas à imaginação. Acompanhe!
O que é o giz de cera em gel?
Relativamente novo no mercado de materiais artísticos e escolares, o giz de cera em gel vem ganhando cada vez mais popularidade entre todos os públicos. E a fama se explica!
Em corpo plástico como uma caneta, é preenchido por um bastão de giz retrátil com consistência em gel. Com tampa, não apenas evita a bagunça do giz convencional, mas também garante que o produto dure por muito mais tempo. Quem já pintou com um, pode garantir: sua textura é incomparável.
Diferenças entre giz de cera em gel e giz convencional
Apesar de ser um giz de cera, a versão em gel difere bastante da versão convencional. Enquanto o modelo mais antigo possui uma textura mais granulada e menos macia, o giz em gel desliza com muita facilidade pelo papel – o que proporciona criações mais livres e estilizadas.
Outro aspecto que chama a atenção na versão mais moderna é a durabilidade. Por ser retrátil e possuir um corpo plástico robusto, ele acaba durando mais. Afinal, após o uso é só guardar o giz no seu próprio corpo e fechar a tampa. O giz convencional, por outro lado, quebra com mais facilidade, além de perder gradativamente o pigmento.
Esse corpo em plástico do giz retrátil em gel também garante menos sujeira no processo: enquanto o giz de cera tradicional suja a mão e o estojo com facilidade, a alternativa em gel mantém o artista e o ambiente limpinhos.
Vantagens de usar o giz de cera em gel
Nos tópicos acima já abordamos a maior resistência e duração do giz em gel como uma das suas vantagens. Mas ele tem várias outras!
Uma característica que impacta bastante na utilização de materiais de arte para crianças é a sua toxicidade. Aqui, mais uma vez, o giz de cera em gel sai na frente: ele é atóxico, o que significa que pode ser usado por todas as idades sem risco de causar algum tipo de alergia ou contaminação.
Agora, pensando nas vantagens mais artísticas, o que se destaca é a sua pigmentação intensa. Até cores mais tradicionalmente “apagadas” quando pensamos no giz de cera tradicional – como as nudes ou o amarelo – ficam super realçadas na versão gel. Uma explosão de tonalidades para você colorir qualquer desenho!
O giz em gel também permite que você faça um aquarelado ou um esfumado sem grandes dificuldades. Com os dedos é possível conseguir o efeito de esfuminho, basta ter delicadeza na hora de espalhar o material. Para a aquarela, basta utilizar um pincel umedecido levemente em água sobre giz já colorido no papel.
Formas criativas de usar o giz de cera em gel
O giz de cera é geralmente usado para colorir – seja nas atividades infantis seja em trabalhos mais profissionais, como as ilustrações. Mas existem outras formas criativas para o seu uso.
Além do esfumado e da aquarela, que falamos acima, dá para inovar nas técnicas, nos formatos e nas atividades artísticas com o giz de cera em gel. Sua maciez e consistência permitem que você brinque com ele para criar texturas: experimente sobrepor camadas, por exemplo!
Fazer uma mistura de cores para conseguir outros efeitos também é uma opção interessante. Por ser em gel, fica mais fácil misturar diferentes tonalidades e atingir novas cores. Experimente sem medo e se surpreenda com os resultados obtidos.
Mas se você não quer só se manter na arte de colorir o papel, que tal utilizar o giz de cera em gel para dar mais vida aos seus projetos de DIY? Com a ajuda de spray fixador dá para usar esse tipo de giz para pintar telas brancas e até mesmo tecidos.
Cuidados e recomendações de uso
Para que o seu giz de cera em gel dure mais e possua um desempenho superior, algumas recomendações básicas devem ser seguidas.
Após o uso é recomendado manter o giz tampado para evitar que a consistência mude. Temperaturas altas ou locais muito ensolarados podem fazer com que o material derreta, então busque manter o giz em gel em local fresco, arejado e sombreado.
Sempre limpe bem a parte plástica das canetas antes de guardá-las. Assim você evita que o pigmento manche outras superfícies, como roupas ou o estojo. E lembre-se: apesar de ser atóxico, o giz de cera em gel deve ser utilizado por crianças pequenas sob supervisão de adultos.
Dê asas à imaginação com o giz de cera em gel da Tris!
E aí, ficou interessado em conhecer mais de perto o giz de cera em gel? Versátil, com cores marcantes, uma textura macia que desliza por todo o papel e uma durabilidade de dar inveja em qualquer material artístico, esse giz chegou para ficar – e arrasar!
E a Tris não poderia ficar de fora dessa! Na sua versão com 12 cores super vibrantes, o Giz Retrátil Mega Gel Color da Tris possui excelente cobertura e corpo plástico ergonômico para usar por horas sem cansar. Ele também conta com um incentivo a mais: cheirinhos divertidos que despertam os sentidos dos pequenos artistas.
Procurando por uma versão com diferentes tons de pele com a mesma maciez e textura? Na Tris também tem! São seis cores diferentes e versáteis, que podem ser misturadas para atingir novas tonalidades.
Agora que você já conhece todas as vantagens do giz em gel, chegou o momento de colocar em prática essa pintura para lá de divertida. Deixe sua mão deslizar e aproveite a sensação única que só o giz de cera em gel pode proporcionar!
Clique no banner para ver onde encontrar a Tris bem pertinho de você.