Sobre a revista
O Projeto Escola Criativa busca apoiar profissionais da educação na formação de crianças e adolescentes. Esse material tem como objetivo ser uma fonte de informações e inspiração para que educadores de todo o Brasil possam educar através da criatividade e da experimentação.
"Qual foi a sua motivação para se tornar professora? O que torna essa profissão especial para você?"
"Eu me tornei professora de uma forma bem despretensiosa, eu terminei o ensino médio comum e queria fazer faculdade de psicologia, mas naquele ano não consegui boa nota no Enem e então não consegui bolsa para a faculdade. Então eu resolvi cursar mais um ano de curso normal para professores e assim ter um emprego para poder pagar a minha faculdade dos sonhos, isso foi em 2007 e neste mesmo ano teve concurso aqui na minha cidade e já resolvi fazer para professor e passei no cadastro de reserva, levou um tempinho, mas em 2012 fui chamada nesse concurso e comecei trabalhar no mesmo CMEI que leciono até hoje. Então, eu me APAIXONEI completamente por essa profissão, ali eu percebi o que eu nasci para fazer. Fiz o Enem novamente e consegui bolsa 100% para Pedagogia, terminei e fiz minha Pós em Educação Especial com ênfase em Psicomotricidade.
Desde aquele ano de 2012 eu sou realizada na profissão que escolhi pra minha vida.
O que torna essa profissão especial é saber que cada criança que passa pela minha sala de aula leva um pouco de mim, um pouco de tudo que ensino a elas, saber que de alguma forma nós marcamos a vida e o futuro de nossas crianças."
"Minha motivação para ser veio pouco tempo antes de prestar o vestibular. Já atuava desde os 14/15 anos em sala, como auxiliar, mas não tinha na cabeça algo fixo. Sempre brinquei de professora com os muitos livros da minha mãe (também prof da ed infantil) então sempre estive ligada a escola, livros, canetinhas... era meu lugar. Depois que prestei vestibular e comecei o primeiro semestre, eu descobri o quão incrível era a pedagogia e não larguei mais, fiz pós, espc. E o que torna essa profissão especial, é poder participar da formação de um ser humano, em algo que é tão fundamental que é essa primeira etapa de socialização com o mundo, com o outro, consigo. Eu sempre falo isso para todas as minhas turmas, é um prazer fazer parte de um momento tão significativo na vida de alguém. Pode ler junto, colorir, resolver situações-problemas, brincar (amo pega-pega) e trocar conhecimentos, eu aprendo muito com meus alunos e me encanto com eles também, com o carinho e tanto amor que recebo."
"Minha motivação para me tornar professora foi entender a nobreza da missão de um professor, compartilhar conhecimento e moldar o futuro. Ter a certeza de que todos os dias você mudará positivamente a vida de alguém.
O que torna essa profissão especial é entender que professores têm o poder de inspirar os alunos a acreditar em si mesmos e assim contribuir para formação de futuros cidadãos que farão um Brasil melhor"
"Desde criança, minha maior diversão era colocar as bonecas sentadas e brincar de escolinha, com direito a quadro-verde e giz, muitos cadernos e lápis de cor. Costumo dizer que não escolhi ser professora, mas que foi essa linda profissão que me escolheu! Ao longo da minha vida como estudante, tive exemplos incríveis de professores, o que me motivou ainda mais na minha escolha.
Ser professora, para mim, é muito mais que dar aula. Sou apaixonada por todos os momentos, desde o planejamento, enquanto imagino as possibilidades das criações dos meu pequenos estudantes, até o momento da aula de fato, de ver as mãozinhas produzindo e o brilho no olho das crianças com suas descobertas. Realmente é muito amor envolvido, na esperança de um mundo mais alegre, colorido e criativo…"
DICA DE ATIVIDADE: CAIXA DA DESCOBERTA
Uma atividade simples para treinar habilidades muito importantes como escuta, fala, pensamento e imaginação!
Para esta atividade, você vai precisar de:
- Caixa grande de papelão
- Folha sulfite
- Canetinha Hidrocor Tris Mega Hidro Color
- Tesoura escolar Tris Class
- Cola Tris Fix
1. RECORTANDO A CAIXA
Recorte dois buracos em um dos lados da caixa. Eles devem ter um tamanho suficiente para a criança colocar seus braços através deles. Após, recorte todo o lado oposto ao lado dos buracos.
2. ENCAPANDO
Utilize os papéis e a cola Tris Fix para encapar a caixa. Os papéis podem ser brancos, coloridos, ou até mesmo uma combinação de várias cores!
3. DECORANDO
Decore a caixa conforme a imaginação mandar usando as canetinhas Mega Hidro Color! Que tal desenhar vários pontos de interrogação para dar um tom de mistério à brincadeira?
4. EXERCITANDO OS SENTIDOS
Peça para a criança colocar os braços através do buracos, de forma que fiquem na parte interna da caixa. Selecione objetos das mais variadas formas e tamanhos para que ela manuseie, tentando adivinhar o que tem em mãos!
A importância do brincar no desenvolvimento infantil
Convidamos as pedagogas e professoras Gabriela Diegues Domenici - Especialista em Supervisão Escolar, Educação Especial Inclusiva, Psicopedagogia Institucional e Neurociência - e Daniele Camargo Kasai - Especialista em Gestão, Artes e Arteterapia - para compartilhar a importância do brincar no desenvolvimento infantil e como os professores podem inserir esses momentos em sala de aula.
O brincar amplia a imaginação, a criatividade, as experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
Através das brincadeiras as crianças podem desenvolver a coordenação motora, o ritmo, a criatividade, a imaginação, a percepção, o raciocínio lógico, a destreza manual, o equilíbrio e muito mais.
Na Educação Infantil a brincadeira deve estar presente em todas as propostas, pois é um eixo norteador de todo trabalho pedagógico. O professor deve incorporar o lúdico em todas as atividades.
A imaginação anda junto com a criatividade. Através dela a criança faz descobertas, aprende sobre o mundo e sobre si mesma. A imaginação contribui para um crescimento saudável e uma base sólida para aprendizagens futuras.
Até os 6 anos a brincadeira é fundamental, sendo considerada um direito da criança. A partir do Ensino Fundamental o brincar acaba ficando menos frequente, mas ainda assim continua sendo importante para as crianças.
Através das brincadeiras as crianças também expressam sentimentos e adquirem autonomia e autoconfiança. Uma infância saudável é cheia de momentos brincantes.
Você sabia?
PROJETO
JANELAS DA HISTÓRIA
Há quase dez anos, a professora de artes Máira Leilaine Pereira da Silva desenvolve o projeto Janelas da História nas escolas de São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo.
Com pouco mais de 10.000 mil habitantes, a cidade é um rico e presente acervo cultural em todas as dimensões. Segundo Máira, a inspiração para criação do projeto é “o rico e grandioso meio artístico em que moramos, que preserva tradições já não tão presentes no estado, em especial o jeito caipira e simples de viver”. As festas, a cultura e o povo também inspiraram a docente.
Durante o ano letivo, a professora ensina seus alunos sobre preservar, conhecer e se reconhecer como parte integrante do meio em que se vive, valorizando a cultura e o patrimônio. Através de saídas de campo para aulas de observação, fotografia das paisagens, desenhos de pontos turísticos da cidade e vivências do folclore e da cultura popular, Máira mostra aos alunos que eles também fazem parte da história da cidade e podem colaborar para a preservação da cultura.
Entendendo que a arte e a história se completam, a educadora acredita que por meio destas duas disciplinas é possível compreender sobre a identidade de uma nação inteira. “É como se uma fosse o coração e a outra fosse o cérebro”, diz Máira. Dessa forma, o projeto tem início com o resgate das memórias de São Luiz de Paraitinga. No primeiro momento, a professora fala sobre o surgimento da cidade e compartilha fatos sobre o lugar em que moram – reforçando o que já é conhecido e estimulando o que ainda pode ser descoberto. Em seguida, transforma os aprendizados em arte através de desenhos, fotos e registros.
Máira relata que a escola como um todo se envolve para que as vivências e atividades possam ser realizadas e que há a cooperação de todos. Em momentos pontuais, conta com a colaboração de professores de História e Geografia, uma vez que o projeto retrata todas as fases artísticas, históricas e culturais de São Luiz do Paraitinga.
Máira afirma que a paixão pela cidade onde mora é o que a motiva a manter o projeto ativo pelos últimos 10 anos. Segundo ela, as vivências são a melhor parte de fazer o Janelas da História. Para a docente, os alunos se envolvem e participam mais quando são expostos a experiências que proporcionam saberes que vão além da sala de aula e finaliza afirmando: “minha cidade é linda e poder perpetuar e ensinar, mesmo que de uma forma diferente, sobre nossa identidade é muito maravilhoso.”
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