Entenda para que serve cada tipo de lápis grafite

Existem diversos tipos de lápis grafite no mercado e, neste artigo, ensinamos como identificar para que servem e como utilizar cada tipo de lápis. Confira!
Tempo de Leitura: 4 minutos

Você já percebeu a presença de uma ou mais letras na embalagem ou no corpo dos lápis grafite e não faz ideia do que aquilo significa? Pois saiba que aquelas letras representam diferentes tipos de lápis, de acordo com as graduações.

Na escala das graduações, existem pelo menos 20 tipos de lápis grafite, que levam em conta o nível de dureza e tonalidade da cor. No geral, a mina do lápis (a parte do pigmento) é composta por argila e grafite, e é a variação na proporção entre um e outro ingrediente que fará com que ela fique mais ou menos dura e mais ou menos pigmentada.

Cada tipo de lápis é recomendado para uma técnica diferente. Continue a leitura deste artigo e entenda mais sobre o assunto para saber como escolher e como usar os seus lápis grafite.

Dica: 8 itens de papelaria indispensáveis para ter em casa

Entenda para que serve cada tipo de lápis grafite

Quais as diferenças entre os tipos H, B e F? 

Indicar a dureza, maciez, intensidade da cor… São essas as funções das letras H, B e F presentes nas embalagens de lápis grafite. Confira o que cada uma delas significa!

Tipo H

O H que acompanha alguns tipos de lápis grafite vem da palavra “hardness”, que significa “dureza” ou “rigidez” em português. Esse tipo de lápis tem a mina mais dura, por conter mais argila, e tem a tonalidade mais acinzentada

Tipo B

Lápis grafite do tipo B são assim chamados levando em conta a palavra “blackness”, que diz respeito à tonalidade de preto. As minas dos lápis tipo B contém menos argila, são mais macias e depositam mais grafite no papel, o que resulta em tonalidades mais fortes de preto.

Tipo F

O lápis tipo F é um dos intermediários. O seu nome vem da palavra “fine”, de “fino” em português. Ele tem a mina menos dura e mais pigmentada do que os lápis grafite do tipo H. Além disso, tem um traço mais fino, como o próprio nome já revela. 

Tipo HB

O lápis HB é aquele que todo mundo conhece. Ele mistura a rigidez dos lápis do tipo H com a tonalidade mais escura dos lápis grafite tipo B, sendo uma das graduações intermediárias junto com o de tipo F. Os lápis HB são muito utilizados para escrita em escritórios ou por estudantes em atividades escolares.

Dica: Lista de material escolar: 5 dicas para não errar na compra

Conheça os diferentes tipos de lápis grafite 

Os lápis grafite, como já citado anteriormente, variam entre os mais e menos rígidos e mais e menos pigmentados. Essas duas características se relacionam. Entenda:

Quanto à rigidez 

Nessa categoria estão os lápis do tipo H, havendo 9 opções quanto ao nível de rigidez: 9H, 8H, 7H, 6H, 5H, 4H, 3H, 2H e H. Essa ordem apresenta os lápis do mais rígido ao menos rígido e, consequentemente, do menos ao mais pigmentado.

Quanto à tonalidade

Assim como o tipo H, há 9 graduações nessa categoria: B, 1B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B e 9B. Essa ordem apresenta os lápis do menos ao mais pigmentado e concomitantemente do menos ao mais macio. 

Quanto aos lápis F e HB, já vimos que eles ficam ali no meio do caminho entre as categorias principais, não são nem tão rígidos nem tão pigmentados.

Entenda para que serve cada tipo de lápis grafite

Qual tipo de lápis grafite escolher? 

Se você procura por lápis grafite para escrever, pode apostar no HB sem medo. Lápis grafite mais duros deixarão a escrita com um tom claro demais. Se quiser variar, graduações que vão do B ao 2B também têm um ótimo desempenho nesse sentido.

Para trabalhos técnicos, como plantas, gráficos e afins, o mais recomendado é utilizar graduações entre H e 5H, enquanto que os lápis de 6H a 9H são muito bons para trabalhos como xilogravura.

Se a intenção é fazer trabalhos artísticos, há um mundo de possibilidades com os lápis mais macios e pigmentados. A começar pelos tipos B e 2B, que são excelentes para compor rascunhos e esboços.

Os lápis de tipo 4B podem ser utilizados para desenhar cabelos, os de 6B se dão bem na composição de sombras e os mais pigmentados e macios, como os tipos 8B e 9B, são muitos utilizados para fazer contorno de desenhos e preenchimento de áreas escuras.

Dica: Degradê – Técnica Lápis Grafite – Sombreado, do THEOphilo Ide

Os lápis grafite do tipo H também podem ser usados em desenhos, sendo uma das possibilidades o trabalho com claridades e pontos de luz no contraste com os tons mais escuros.

O ideal é contar com várias opções, pois assim você terá muitas possibilidades criativas. Nesse sentido, você pode experimentar a linha Tris Art Graphite, disponível em kits com 6 graduações – 2H, HB, 2B, 4B, 6B e 8B -, que tem corpo em madeira com formato hexagonal, protegendo contra quedas, e acompanha um apontador metálico feito especialmente para esse tipo de lápis.

A linha Tris Art Graphite imprime mais qualidade e precisão em seus trabalhos técnicos e artísticos.

Além dessa, a Tris possui diversas linhas de lápis grafite, desde as mais comuns até os itens com temas licenciados. Confira o nosso catálogo.

Para encontrar os produtos Tris perto de você, é só clicar no banner.

Empresa de material de papelaria