O planner tem feito bastante sucesso nos últimos tempos, com a necessidade de as pessoas terem dias mais organizados em meio a rotinas para lá de corridas. Trabalho, estudos, tarefas em casa, preocupação com o futuro… É muita coisa para ficar só na cabeça, precisa colocar na ponta do lápis.
Mas planner não é o mesmo que agenda? As pessoas não estão inventando nomes novos para coisas antigas? Se você costuma fazer essas perguntas, acompanhe o artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o que é e como usar um planner para ter uma vida mais organizada.
Leia também: Diário: veja dicas incríveis para criar e decorar o seu
O que é o planner?
Se formos traduzir do inglês ao pé da letra, a palavra planner significa planejador. E é isso mesmo, essa é uma ferramenta muito útil para você organizar a vida. Para quem ainda não usa, é comum se questionar se esse não é mais um nome para a conhecida agenda.
De fato, você pode usar o planner como uma agenda, anotando os compromissos e tarefas diários. Mas, diferente desta, o planner é mais abrangente. A depender do modelo, ele pode nem ter datas, e pode conter uma série de seções para planejamento diário, semanal, mensal e anual, além de financeiro, organização de séries, filmes, livros, listas, mudanças de hábitos, acompanhamento do humor, metas… São tantas possibilidades que não caberiam só numa agenda.
O planner surge exatamente para atender a essa demanda por algo menos fixo e mais customizável, que se adapte ao jeito de cada um.
Quais os tipos de planner?
Se engana quem pensa que os planners são apenas os de papel. Existem os digitais também, incluindo os que são no formato de aplicativos. Todas as formas são muito válidas para garantir a organização do dia a dia e para planejamento dos objetivos e metas. Conheça agora os tipos de planners mais comuns no mercado.
Dica: Washi tape: como usar a fita adesiva que está chamando atenção!
Anual
Esse costuma ser o mais completo, pois vem com espaços para planejamentos mensais e semanais também. Você pode pensar e registrar as suas metas para o ano na seção específica e desdobrá-las em submetas nas seções mensais e, por sua vez, em planos de ações semanais.
Assim fica muito mais fácil atingir os objetivos que você deseja para o ano. E vale tudo! Escrever o TCC da faculdade, juntar ou fazer um dinheiro extra, se preparar para uma viagem… Por estar tudo concentrado no mesmo lugar, ao longo do tempo você pode acompanhar se está cumprindo tudo direitinho.
Esse tipo de planner ainda costuma vir com seções para acompanhamento de gastos, tabela de humor, criação de novos hábitos, calendário, espaços para anotações livres e muito mais.
Mensal
O planner mensal é o mais compacto em relação ao número de folhas. Eles são como calendários mensais onde você coloca as suas metas em cada data de forma resumida e as tem todas em uma só página para visualização rápida.
Apesar de virem com folhas em branco intercaladas, é um formato menos livre e não é o mais recomendado para quem gosta de escrever com mais detalhes sobre cada compromisso.
Semanal e Diário
O planner semanal é o que reúne em uma ou duas páginas todos os dias da semana, em blocos ou colunas. Nele, há mais espaço para escrever sobre os compromissos do dia a dia, mas não tanto quanto no diário, que reserva toda uma página para o dia.
O planner semanal é excelente para quem precisa visualizar de forma fácil as tarefas da semana. Esses tipos são mais executivos e menos voltados ao registro e acompanhamento de metas, portanto, é mais para quem planeja a curtíssimo prazo.
Com ou sem data
Cada um dos planners citados podem ou não contar com datas. Os com datas são melhores para quem tem rotinas fixas e sabem que haverá tarefas com regularidade. Para quem gosta de mais liberdade para customizações ou não tem uma rotina muito atarefada, talvez o planner sem data seja uma boa pedida.
Imagine que de segunda à quarta-feira você passe por uma rotina muito corrida, mas não tenha nada para escrever no seu planner nos outros dias da semana. Se o seu modelo for datado, provavelmente aqueles espaços serão desperdiçados, pois reutilizá-los pode te atrapalhar com os prazos.
Se esse for o seu caso, considere adquirir um planner sem data, pois, assim, você só utiliza os espaços quando precisar.
Como usar o planner de maneira eficiente?
Talvez você esteja precisando se organizar a curto, médio e longo prazo, mas não tem o hábito de fazer anotações. Nesse caso, pode ser que sinta dificuldades com o planner, mas insistir para criar esse hábito pode valer muito a pena, então, persista.
Aqui vão algumas dicas para você tirar o melhor proveito do seu planner e ter uma vida mais organizada.
Escreva suas metas pessoais e profissionais
Nada melhor para alcançar os sonhos do que colocá-los no papel e pensar nas formas de conseguir realizá-los. Para isso, você precisa criar metas que façam sentido e estabelecer as ações que serão tomadas ao longo do tempo para ir avançando até concretizar o seu grande desejo.
O planner é ótimo para isso, pois tem espaços reservados e organizados para cada passo, de forma que facilite a visualização e acompanhamento periódico. Assim, utilize-os para registrar e acompanhar as suas metas de vida, profissionais e pessoais.
Defina seu cronograma
Não basta usar o planner para registrar os seus desejos e o que você precisa fazer para alcançá-los. Para que o seu plano de ação esteja completo, é preciso criar um cronograma com prazos para atingir marcos importantes e datas para fazer coisas específicas.
Utilize todos os recursos oferecidos pelos planners, como os calendários para visualizar rapidamente o que precisa ser feito a cada mês, as seções mensais para se concentrar nas tarefas para aquele período, e as semanais para ver no que precisa focar na semana corrente.
Crie listas de tarefas
Uma boa forma de utilizar o planner é listando cada tarefa que precisa ser feita dia a dia, desde as mais simples às mais complexas. Isso faz com que você não se esqueça de algo importante ou que fique com a sensação de não ter cumprido com algum compromisso. Além disso, há um sentimento prazeroso ao perceber que conseguiu dar conta de todas as demandas do dia.
Dica: Home office: 6 dicas para organizar o trabalho de casa
Nota autoadesiva: uma aliada na organização da rotina
Ter um planner para organizar a rotina nesse mundo tão corrido é tudo de bom, não é? Que tal adquirir um e já começar a usar? Quer mais uma dica muito boa? A Tris oferece kits de notinhas autoadesivas na linha Holic, elas têm tudo o que você precisa para organizar a sua rotina.
No kit, você encontra 6 blocos de notas específicas para planejamento semanal, diário, checklist, prioridades, anotações e lista de compras. Elas são reposicionáveis e você não precisa carregar a coleção inteira para todo o lugar. Você pode levar com você apenas o kit de notinhas ou as folhas utilizadas naquela semana. As folhas vêm em uma capa protetora feita em PET texturizado para conservá-las sempre perfeitas.
Quer saber o que mais o kit tem de legal? A linha Holic é dividida nas coleções Tropical, Cosmos, Motivarte e Dreamy, com designs específicos e muito lindos, ou seja, são 4 opções para você escolher a que mais combina com a sua personalidade.
Se gostou da dica, não deixe de conferir outros produtos da linha Holic, você vai se apaixonar. Acesse o nosso catálogo e clique no banner para saber onde encontrar a Tris pertinho de você.