Com a chegada do final deste ano é hora de se preparar para as oportunidades do próximo. No setor de papelaria, isso significa organizar o calendário, planejar as campanhas, estruturar os objetivos de venda e, claro, descobrir quais são as tendências que estarão em alta em 2024.
Siga com a gente para conhecer as principais tendências de papelaria do próximo ano e aprenda algumas dicas de como utilizá-las para impulsionar o seu negócio!
Principais tendências de papelaria para o próximo ano
Para empreender no ramo da papelaria é preciso ficar atento às tendências de cada ano. Quais são os principais estilos, produtos e características que farão sucesso no ano de 2024? Ter isso em mente é essencial para impulsionar as vendas, atrair mais clientes e fortalecer o gerenciamento do seu negócio.
Papelaria artesanal e criativa
A criatividade nunca esteve tão alta e cabe a sua marca de papelaria aproveitar essa tendência. Produtos artesanais, feitos à mão e com uma estética de exclusividade têm ganhado força nos últimos anos e vão continuar sendo sucesso em 2024.
Explore este mercado ao oferecer materiais artísticos e artesanais para o seu público, que vem cada vez mais buscando expressar sua criatividade através de uma papelaria autoral. Pincéis, tintas, lápis de cor, telas e papéis artísticos são boas opções para estarem na sua vitrine.
Kits personalizados
Todo mundo gosta de se sentir único, e não é diferente com o público de papelaria. É aí que os kits personalizados – feitos sob medida e que prometem uma experiência diferenciada – entram em cena para fidelizar a sua clientela e fomentar as vendas.
Para montar kits personalizados que encantem é preciso identificar os desejos do público-alvo, caprichar nas embalagens e na apresentação, ampliar a diversidade de temas e prestar atenção nas datas especiais.
No período de voltas às aulas, por exemplo, é possível montar um kit personalizado com toda a linha Naruto da Tris, adaptando às necessidades do público. Fique atento ao que mais sai durante o ano e invista na personalização!
Nostalgia
Reviver as coisas boas do passado está na moda. Seja em itens para o escritório ou em materiais escolares, produtos que trazem um ar de nostalgia voltaram a se tornar tendência em 2023 e isso tende a continuar no próximo ano.
Por isso, aposte em um estoque que contenha elementos nostálgicos: pode ser na temática de filmes, séries e desenhos antigos ou em cores e objetos que já foram moda no passado.
A Tris tem uma nova linha inteira dedicada aos anos 2000, confira tudo!
Materiais ecológicos e sustentáveis
Um assunto de urgência e de extrema importância, a sustentabilidade é mais do que uma tendência, é uma necessidade. Cada vez mais os consumidores do ramo de papelaria vem optando por opções sustentáveis e materiais ecológicos e é preciso levar esse aspecto em consideração no gerenciamento da marca.
Na hora de repor o seu estoque, observe quais são as opções sustentáveis que você tem a oferecer para o seu público. Diversifique a linha de produtos e dê preferência para aqueles fabricados com menos impacto e materiais ecológicos, como o Lápis Mega da Tris, feito com madeira reflorestada.
Organização do espaço de trabalho
Itens que ajudam o espaço de trabalho a ficar mais organizado – e, portanto, aumentam a produtividade – vão estar em alta entre o público de papelaria em 2024.
Organizadores de mesa, suportes, calendários, marcadores de texto e post-it são algumas opções práticas que auxiliam na organização do escritório ou do espaço de trabalho.
Aproveite essa tendência para organizar o seu estoque e fazer pequenas promoções com itens de organização que, porventura, foram adquiridos em excesso.
Colocando em prática as tendências de papelaria para impulsionar seu negócio!
Para que as vendas se intensifiquem e o público-alvo cresça, é preciso mais do que apenas identificar aquilo que será tendência no próximo ano.
O próximo passo – essencial no ramo de papelaria – é descobrir como fazer o seu negócio se adequar a essas tendências, na prática. Confira algumas dicas!
Faça um planejamento do seu negócio
Adaptar-se às necessidades do mercado e às tendências sazonais é uma forma eficaz não só de manter a sua base de clientes mas também de diversificá-la e ampliá-la. Mas para isso, é preciso se planejar.
Com o calendário em mãos e uma análise de dados bem feita é possível entender o que funciona e o que não funciona para o seu público-alvo e ajustar seu cronograma, suas estratégias de venda e suas campanhas publicitárias.
Quanto antes você começar o planejamento para o próximo ano, antes verá os resultados de forma organizada e mais direta!
Organize o seu estoque
Conhecer bem as tendências tem outra vantagem: a lembrança frequente de que você deve estar sempre atento ao seu estoque, o que permite um maior controle dos produtos que entram e saem e uma maior organização do inventário.
Sabendo o que consta no estoque, é possível descobrir quais produtos precisam ser repostos e aqueles que estão com uma saída mais baixa. Aproveite para diversificar o seu armazenamento e fazer promoções pontuais com os materiais que possuem pouca procura.
Use a tecnologia a seu favor
Não tem como fugir: a tecnologia faz parte das nossas vidas e o melhor a fazer é usá-la a nosso favor. No negócio de papelaria, aproveite as redes sociais para divulgar as novas tendências e para criar ainda mais proximidade com o seu público.
Encontre bons fornecedores
Comprar com quem sabe o que faz é um diferencial. Encontrar bons fornecedores para a sua papelaria vai garantir que seu estoque esteja sempre atualizado – inclusive em momentos de maior correria, como nas datas comemorativas.
Além disso, contar com fornecedores de confiança também significa ter a tranquilidade de adquirir produtos de qualidade que vão satisfazer os clientes e fidelizar ainda mais o seu público-alvo.
Fique de olho nas tendências e acerte na hora das vendas
Para aumentar as vendas e expandir a sua base de clientes, ficar atento às tendências que vêm e vão é fundamental. Se a sua papelaria já possui uma clientela fidelizada, não deixe de conhecer os desejos e as necessidades desse público para ser capaz de entregar uma experiência ainda mais diferenciada.
Quer conhecer mais de perto os nossos produtos? Então entre em contato para revender Tris.
Deixe que as tendências para 2024 façam parte do seu catálogo com a ajuda da Tris!