Tinta guache escolar: 5 dicas para usar

Velha conhecida de adultos e crianças, a tinta guache não faz feio na hora de entreter diferentes gerações. Vamos conhecer suas principais características e descobrir cinco dicas para usá-las com os pequenos?
Tempo de Leitura: 5 minutos

Sabe aquela brincadeira boa que une pintura, muitas cores e uma dose extra de diversão? Talvez você tenha alguma recordação da sua infância, em casa ou na escola, brincando com tinta guache. Queridinha dos professores e dos pais, ela estimula a criatividade, as habilidades motoras e a concentração.

Quer descobrir como deixar as atividades infantis ainda mais especiais e criar memórias que serão lembradas por toda a vida? Então continue com a gente e conheça cinco dicas para usar a tinta guache escolar com os pequenos! 

Quais as características da tinta guache?

Item para lá de comum nas listas de material escolar, a tinta guache merece a fama que tem. Ela é fácil de usar e lavável, garantindo uma atividade divertida para todas as idades. E não são só as crianças que adoram esse material: os artistas profissionais também gostam da tinta guache devido à sua reconhecida versatilidade.

Mas você sabe da onde surgiu a palavra “guache”? Ela é de origem italiana, “guazzo”, que significa tinta de água. Apesar do termo só ter surgido na França no século XVIII, esse material é muito mais antigo, com registros ainda da Idade Média. 

Feita com uma mistura de aglutinante, um pigmento branco e outro pigmento colorido, ela tem alto poder de cobertura, perfeita para deixar o papel bem preenchido com a cor que você preferir.

Criança pintando flor com tinta guache.

Tinta guache escolar ou profissional: quais as diferenças?

A tinta guache é muito similar à tinta aquarela, com a diferença de que enquanto a última é translúcida, a primeira é opaca e fosca. E isso acontece justamente pelo pigmento branco adicionado à sua fabricação. 

Mas e qual a diferença entre a guache escolar e a guache profissional? Na prática, a diferença é a qualidade dos materiais e as embalagens de armazenamento! 

Enquanto a tinta guache escolar conta com pigmentos mais simples e materiais menos elaborados, a tinta guache profissional exige uma composição mais robusta e bem acabada. Afinal, os artistas profissionais precisam garantir que os seus trabalhos vão atingir um bom padrão de qualidade e que vão ter uma boa duração.

Além disso, a tinta guache infantil é geralmente encontrada em pequenos potes de plástico, que são fáceis de armazenar, não ocupam muito espaço e evitam o desperdício. Já o produto destinado aos artistas experientes pode ser encontrado em bisnagas.

O encanto das crianças pela tinta guache

Com uma secagem super rápida, uma versatilidade que poucos materiais possuem e uma composição atóxica, a tinta guache é adotada por muitos professores e pais como um dos produtos preferidos para se ter em mãos na hora da diversão. E as crianças, claro, adoram!

O encanto dos pequenos pela tinta guache é bastante compreensível: dá para inventar novas cores, sujar a roupa sem se preocupar, pintar diferentes superfícies e explorar não só com pincéis, mas também com as próprias mãos. Quem não gosta de fazer arte sem preocupação, não é mesmo?

Duas crianças sentadas em cartolina pintando com tintas e pincéis.

Cinco maneiras divertidas de usar a tinta guache para se divertir com os pequenos!

Agora que já falamos um pouco das características da tinta guache e relembramos todo o poder que ela exerce no universo infantil e artístico, que tal descobrir cinco modos divertidos de usar esse material para ter um momento de diversão junto das crianças? Vem com a gente!

Carimbos divertidos

Sabe aqueles objetos que a gente tem em casa e nem se dá conta que podem servir para outras funções? É aí que mora a diversão! 

Escolha alguns objetos, como utensílios de cozinha, parafusos e peças de lego e faça deles carimbos para usar com a tinta.

É super simples: primeiro é preciso limpá-los bem. Depois, basta molhar a superfície dos objetos na guache e carimbar no papel. 

O resultado é bem inovador e com certeza vai deixar as crianças animadas para testar com outras coisas que existem na sua casa, então já fique preparado!

Esponja como ferramenta de pintura

Aquela esponja que a gente compra para lavar a louça pode se tornar um ótimo material para brincar com tinta guache. 

Devido à sua textura, dá para conseguir um efeito bem interessante! Basta passar a tinta na esponja e aplicar no papel, fazendo mais ou menos pressão.

Pintura livre 

Está sem muita criatividade para bolar mil e uma atividades diferentes? Não tem problema, as crianças já são naturalmente criativas! 

Ofereça um papel pardo de bom tamanho, alguns pincéis e tinta guache de diferentes cores que elas criarão suas próprias obras de arte, dignas de uma exposição!

Pintura com materiais recicláveis

Uma atividade muito clássica nas escolas, a pintura com materiais recicláveis faz sucesso também em casa. 

Rolos de papel higiênico, tampinhas de garrafa pet ou filtro de café: aqueles materiais que já usamos podem adquirir novas funcionalidades, seja como carimbos, seja para receberem a tinta e se tornarem um lindo enfeite!

E o melhor é que com essa brincadeira ainda dá para conversar com os pequenos sobre reaproveitamento de materiais, um assunto que tem se tornado cada vez mais importante.

Desenhos com as mãos

Ótima para ser feita com crianças pequenas, a pintura com as mãos auxilia na descoberta de diferentes texturas. 

Só não repare na bagunça, pois ela vai acontecer! E para tirar as eventuais manchas das roupas, basta deixá-las de molho com sabão de coco. Bem fácil!

Pintando o mundo com as novas tintas guache da Tris!

Gostou das ideias e já quer fazer em casa com o seu pequeno? A Tris pode te ajudar! 

A Tinta Guache em Pote é um kit completo e pronto para usar, com seis cores clássicas que permitem a criação de novas tonalidades. Cada pote possui 15ml e é atóxica, perfeita para garantir mais diversão e segurança para as crianças. Além disso, o kit é prático, já que conta com pincel e misturador. 

E para quem quer deixar o mundo das artes mais inclusivo, a Tris lançou um kit de tintas guache com seis diferentes tonalidades de pele. Mas a criação não para por aí: misturando essas tintas você consegue muitas outras cores, para expandir ainda mais o seu repertório!

Sempre é tempo de testar novas atividades e brincadeiras com as crianças. Além de criar boas memórias, esse também é o momento para estimular suas habilidades artísticas, cognitivas e sociais. 

Aposte na magia da tinta guache escolar e fique encantado com o resultado! Acesse o nosso site e conheça nossos outros materiais para completar a diversão de toda a família!

Ah, e clique no banner abaixo, assim você descobre onde encontrar a Tris pertinho de você.

Empresa de itens de papelaria Tris