Celular, computador, tablet: a era dos dispositivos chegou com força em nosso dia a dia. Mesmo assim, escrever à mão ainda é uma atividade exercida por muita gente. Seja para anotar a lista do mercado ou para marcar os afazeres da semana, caneta e papel não saem de moda.
Mas você sabia que escrever à mão é benéfico para o corpo e para a mente? Venha com a gente e descubra porque manter a prática da escrita pode fazer bem para você a curto e longo prazo!
Quais os benefícios de escrever à mão para o nosso corpo?
Você sabia que a escrita manual tem relação direta com a nossa coordenação motora? Quando escrevemos à mão utilizamos diversos músculos não apenas dos dedos, mas de toda a mão e dos braços. A nossa sensibilidade também é testada e utilizada, já que tocamos ativamente em algo, colocando mais e menos pressão conforme a necessidade.
Além disso, nossa coordenação motora fina – aquela realizada geralmente pelos dedos polegar e indicador para pegar algo – é amplamente beneficiada quando escrevemos. O ato de pegar a caneta ou lápis e desenhar letras e símbolos que requerem concentração estimula esta coordenação motora tão delicada.
Quais os benefícios da escrita para o cérebro?
Quando você está escrevendo à mão, vários processos acontecem. Além dos processos motores – que já comentamos acima – há também os processos cognitivos que ativam diferentes áreas do cérebro. Pensa só: cada palavra escrita exige que reconheçamos diferentes formas, que associemos os sons que fazemos com a boca aos símbolos do papel e, claro, que prestemos atenção ao que estamos fazendo para não errar (ou para reconhecer que erramos!).
Todas essas coisas estimulam – ao mesmo tempo que dependem – da nossa atividade cerebral.
Escrever à mão pode melhorar a memória de longo prazo, já que processamos melhor as informações enquanto vamos colocando as palavras no papel. A criatividade é outra que se beneficia: ao desenhar cada uma das letras, entramos em um estado de concentração fluido, que vai liberando mais espaço para um pensamento livre e criativo.
E quem nunca ouviu outra pessoa contar que aprende melhor sobre um determinado assunto quando escreve sobre ele? Isso acontece porque quando escrevemos, o nosso cérebro vai criando novas conexões neurais em diferentes partes do cérebro, que abrem caminhos para outras formas de compreender um conteúdo.
E por último, mas não menos importante: a escrita à mão pode diminuir o estresse. Isso mesmo, uma atividade tão simples, fácil e barata como a escrita beneficia a nossa saúde mental.
Caligrafia: como essa técnica ajuda na escrita?
A caligrafia, de modo resumido, é uma técnica que consiste em escrever através de um padrão pré-determinado que seja regular e esteticamente elegante. Considerada um tipo de arte que vincula o desenho à escrita, a caligrafia é uma técnica estritamente manual.
Praticar caligrafia, portanto, é um ótimo modo de treinar sua escrita à mão, já que ele te “obriga” a utilizar sempre os mesmos símbolos e a mesma forma. Junto disso, você vai imprimindo a sua personalidade enquanto escreve, colocando algo só seu em cada letra que desenha!
Dicas para praticar a escrita à mão
Certamente você passa alguma parte do seu dia escrevendo. Mas você faz isso à mão? Apesar de ser muito prático escrever no celular ou no computador, a digitação não traz os mesmos benefícios que a escrita manual. Afinal, outras partes da mão são utilizadas e outra postura corporal é adotada; bem como o seu cérebro, que é usado de um modo completamente diferente.
Se você está querendo retomar esse hábito tão importante e gostoso, saiba que não é preciso muito. Para redescobrir essa habilidade, em primeiro lugar, você precisa encontrar um modo de incorporar a escrita manual na sua rotina diária. E isso vai acontecer com mais naturalidade se você fizer algo que te dê prazer!
Quais são os seus hobbies? Se você gosta de ler, pode tentar começar a anotar à mão alguns trechos dos seus livros preferidos ou aquelas passagens que não quer esquecer. Se você sente que está precisando desabafar, que tal apostar na escrita de um diário?
Outro jeito legal de voltar a escrever à mão é através das pequenas atividades do dia a dia. Ao invés de anotar a lista do mercado no bloco de notas do celular, tente fazer isso à mão em um bloquinho. E por que não deixar um bilhetinho fofo na geladeira ou junto do café da manhã?
Quais os materiais necessários para treinar a escrita à mão?
Outra coisa que impacta positivamente na nossa vontade de escrever à mão é ter os materiais ideais à disposição, que sejam confortáveis, duráveis e econômicos.
Além dos cadernos – os maiores amigos da escrita –, agendas e diários também são boas opções para escrever. Há opções com pauta, sem pauta e em papel com mais ou menos gramatura. Tudo vai depender da sua preferência!
Uma caneta esferográfica com boa pega, como a Tris Holic Dopamina, é um bom investimento, já que conta com escrita fluida em uma ponta confortável de 0,7mm. Para quem prefere escrever com a opção de apagar, lapiseira e lápis grafite não podem faltar no estojo.
E para não ter erro, adicione uma caneta preta de qualidade na sua lista! A Caneta Gel All Black da Tris combina precisão, conforto e elegância para a sua escrita. Com uma ponta super fina de 0.5mm que garante traços delicados e definidos, ela também possui o grip emborrachado para que a escrita se prolongue por mais tempo sem cansaço.
Pratique a escrita à mão com a ajuda da Tris!
Uma ferramenta poderosa para o corpo e para a mente, a escrita manual continua sendo uma das melhores maneiras para se expressar e expandir a criatividade, além de ser um poderoso exercício para o cérebro. E aí, que tal desestressar e melhorar a sua saúde mental escrevendo à mão?
Se você quer fazer dessa atividade um hábito cada vez mais presente no seu dia a dia, que tal entrar no site da Tris e conferir todo o nosso catálogo? Com nossos produtos divertidos e de qualidade, queremos te ajudar a escrever mais e melhor!
Clique no banner para conferir onde encontrar os produtos da Tris pertinho de você.