Apontador: como escolher o melhor tipo para seu dia a dia

O apontador é um velho conhecido de quem usa lápis no dia a dia. Mas você conhece as melhores opções disponíveis para você? Confira dicas neste artigo da Tris!
Tempo de Leitura: 5 minutos

Sempre presente nas listas escolares, o apontador é item indispensável para quem utiliza lápis no dia a dia. E não são só os estudantes que precisam, os apontadores são muito utilizados em escritórios e ateliês também, sendo bons amigos de profissionais dos mais diversos ramos, incluindo desenhistas ou entusiastas da arte.

Mas você sabe quais são as opções de apontadores disponíveis no mercado? E como fazer a melhor escolha? Neste artigo, vamos falar bastante sobre esses itens e te deixar bem preparado para a hora de adquirir o seu. Confira!

Como é constituído o apontador? 

O uso de apontadores não é a única forma de afiar a ponta dos lápis. Inclusive, os lápis existem desde muito antes da criação dos apontadores (século XIX). Mas, sem dúvida, eles são a forma mais prática de ter pontas funcionais e adequadas para os diferentes usos. 

Esse item é composto basicamente por um corpo de plástico ou metal, com um orifício onde uma das extremidades do lápis é inserida, e uma lâmina, que precisa estar sempre bem afiada para garantir um bom funcionamento e não danificar o lápis.

Assim como há lápis de diferentes circunferências, os orifícios dos apontadores também podem ter diferentes diâmetros, sendo o de 8mm o mais comum.

Como usar o apontador? Melhor forma de apontar para cada tipo

Quais os tipos de apontador? 

Apontador sem depósito

Esse é o tipo mais comum de apontador. Costuma ser pequeno e prático, ocupando pouco espaço e podendo ser levado para qualquer lugar. Você encontra apontadores com corpo de plástico ou de metal (mais resistentes), disponíveis em diversas faixas de preço.

Como dito anteriormente, há apontadores disponíveis em diferentes diâmetros. O ideal é checar o tamanho dos seus lápis antes de comprar, para não errar.

Apontador com depósito

O apontador com depósito não é tão pequeno quanto o tipo anterior, mas também é bastante prático, cabendo no estojo ou na mochila. Além da estrutura usual de um apontador comum, ele acompanha um pequeno recipiente acoplado, que armazena o resíduo de madeira e grafite produzido pelo lápis. É ideal para aqueles momentos em que não se tem uma lixeira por perto, pois deixa a sua mesa e o papel livres de sujeira.

Apontador de manivela 

Esse é um dos tipos de apontadores de mesa. Como o nome já sugere, é preciso girar uma manivela para afiar a ponta do lápis. Esses apontadores são mais robustos, costumam contar com lâminas mais poderosas e com um depósito maior para os resíduos.

Como ele é grande, não é do tipo portátil, sendo ideal para escritórios ou outros ambientes em que mais de uma pessoa precisa utilizar o mesmo equipamento. Esse item tem o preço mais elevado do que os apontadores anteriores.

Apontador elétrico

Esse é o segundo tipo de apontador de mesa. Com ele, você precisa apenas inserir o lápis no local indicado e as lâminas começam a girar. Eles são mais práticos, porém, mais caros e maiores, não podendo ser carregados por aí. 

O apontador elétrico funciona à base de bateria, então é preciso contar com pilhas extras para o caso de descarregamento.

Outro cuidado que precisa se ter, é com o tempo de apontamento. É preciso estar atento à hora certa de parar, caso contrário, o apontador consumirá mais do que o necessário dos seus lápis.

Outros tipos 

Como falamos anteriormente, o apontador não é o único instrumento utilizado para apontar os lápis. Algumas pessoas preferem estiletes, o que exige cuidado – crianças, nem pensar – e habilidade para não estragar os lápis e conseguir modelar uma ponta bem afiada. 

Esse tipo é muito útil para lápis que tem outros formatos, como é o caso do lápis para carpinteiro, que tem ponta chanfrada.

Alguns ainda utilizam uma lixa para modelar a ponta que não quebrou, mas que já não está mais tão fina. 

Dica: Para que serve o lápis de cor branco?

Como escolher o modelo ideal? 

A escolha do tipo de apontador vai depender do seu objetivo e do quanto você está disposto a investir nesse material. Mas algo que é indispensável, e que já comentamos anteriormente, é verificar o diâmetro dos seus lápis para comprar o apontador com o tamanho adequado.

Se o seu uso é para o dia a dia em escolas ou no trabalho, o apontador comum já suprirá as suas necessidades. Nesse caso, se você dispõe de pouquíssimo espaço, vale comprar o sem depósito. Se não dispuser de uma lata de lixo próxima, você pode apostar nos apontadores com depósito. 

Esses também são ideais para crianças, que quebram a ponta do lápis com mais frequência e acabam usando mais esse item. Além disso, o depósito não deixa a lâmina exposta, o que torna o seu uso mais seguro.

Se quiser comodidade e estiver disposto a investir mais, você pode experimentar o apontador elétrico, mas sabendo que ele não é adequado para carregar por aí.

Para quem desenha, se já tiver prática, um estilete bem afiado tem boa performance com lápis de cor e lápis grafite tipo B. Mas apontadores de boa qualidade também se saem bem nessa tarefa.

Dica: Lista de material escolar: 5 dicas para não errar na compra

Como usar o apontador? Melhor forma de apontar para cada tipo

Dicas para usar e conservar o seu apontador!

O uso do apontador não tem mistério. Na verdade, já lidamos com esse tipo de instrumento desde a infância. Mas separamos aqui algumas dicas.

A primeira é manter o lápis reto na hora de apontar, permitindo que seja produzido um formato cônico perfeito, o que resultará em um traço mais limpo e uniforme, além de uma ponta mais resistente na hora de escrever ou desenhar.

Saiba a hora de trocar de apontador. Se perceber que está precisando colocar um esforço maior na hora de girar, ou se a madeira em volta da mina está ficando com farpas e não lisa, isso significa que a lâmina está perdendo o corte. Lâminas cegas podem danificar os seus lápis.

Dê preferência a apontadores de mão e bem afiados para apontar lápis de cor ou lápis grafite do tipo B, pois a mina é mais sensível e a pressão dos apontadores elétricos pode danificá-las.

Experimente os apontadores Tris

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esses itens tão importantes na rotina de quem usa lápis, que tal conhecer os apontadores da Tris? Separamos algumas sugestões para você:

Os apontadores sem depósito Tris Su-608 (tamanho normal) e Tris Su-983A (tamanho jumbo) são compactos e contam com frisos para fixar os dedos, além de serem lindos.

Essas são apenas algumas das opções de apontadores disponíveis na Tris. No nosso catálogo, você encontra apontadores para todos os gostos e necessidades. Clique aqui para conhecer os nossos produtos.

Empresa de material de papelaria