Atividades pedagógicas: sugestões e dicas para aplicar

Conheça sugestões e dicas simples de atividades pedagógicas divertidas e criativas para aplicar no dia a dia escolar!
Tempo de Leitura: 5 minutos

O papel da escola na vida dos pequenos vai muito além da alfabetização. Claro que aprender a ler e a escrever estão entre as principais funções do universo escolar, mas esse universo é gigante: desde a socialização até o desenvolvimento psicomotor fazem parte da jornada estudantil. E as atividades pedagógicas auxiliam na hora de uma experiência escolar completa e respeitosa.

Vamos conhecer opções de atividades pedagógicas criativas para aplicar no dia a dia dos alunos e desenvolver suas habilidades cognitivas? Venha com a gente e descubra como deixar a prática da sala de aula ainda mais divertida e inclusiva!

Atividades pedagógicas criativas: conceito e importância

Pode até parecer contraprodutivo, mas não é: brincar, na infância, também é aprender! Para as crianças, as brincadeiras são uma linguagem natural, uma forma simples e direta para adquirir novos conhecimentos e estimular suas habilidades motoras, cognitivas e sociais. 

É por isso que é tão importante para os educadores incluir atividades lúdicas, divertidas e criativas no dia a dia escolar. São essas atividades que, quando bem planejadas e direcionadas, ajudam a formar a base educacional dos alunos. O objetivo, portanto, precisa ser pedagógico!

Assim, podemos dizer que as atividades pedagógicas são aquelas que – por meio da diversão, da criatividade e de uma abordagem lúdica – fazem com que as crianças desenvolvam sua capacidade de interiorizar conceitos, expressar sentimentos e ideias e se colocarem como agentes particulares no mundo que as rodeia.

Ficou um pouco mais claro porque as atividades pedagógicas são tão importantes na formação dos pequenos? Introduzir essas práticas no cotidiano dos alunos em fase escolar é essencial para que todo o potencial das crianças seja incentivado e aprofundado.

O papel dos materiais escolares nas atividades lúdicas

Para que as atividades pedagógicas sejam ainda mais produtivas, o que vale é usar a criatividade. Para isso, contar com os materiais escolares certos facilita na hora da preparação das tarefas e no engajamento dos alunos. 

Além de levar em conta a qualidade dos produtos e o seu caráter atóxico, também vale escolher materiais divertidos, lúdicos e com mais de uma função – como o lápis de cor aquarelável ou o giz retrátil em gel da Tris

Papéis de diferentes gramaturas, colas coloridas como a cola glitter, massa de modelar em cores variadas e canetas esferográficas são boas opções para ter sempre à mão. Lembre-se que crianças são imaginativas, então as atividades pedagógicas propostas precisam incentivar a criação!

Professora e grupo de crianças brincando

Atividades para desenvolver habilidades cognitivas

Agora que você já sabe do poder que as atividades pedagógicas possuem quando o assunto é desenvolvimento infantil, vamos conhecer algumas opções para incentivar as habilidades cognitivas dos pequenos – como o raciocínio lógico, a memória e a atenção? Vem com a gente!

Atividades manuais – como colagem, criação de cartazes e fabricação de fantoches ou dedoches – são boas opções para incentivar os pequenos a desenvolverem as habilidades motoras finas e instigar a criatividade. 

Outra atividade que faz sucesso entre as crianças é a pintura com os dedos! Dá para deixar que o desenho seja livre ou até organizar a prática através de temáticas (números e letras, formas geométricas, natureza). A ideia é que os pequenos se expressem do jeito que quiserem, sem pressão.

Jogos educativos – como os de tabuleiro –, quebra-cabeças e jogos da memória também são ferramentas interessantes para trabalhar aspectos cognitivos como a memória, a concentração e a atenção. Além disso, podem ser praticados em grupo, o que incentiva a sociabilidade entre as crianças.

Quer alguma atividade que envolva a linguagem e o faz de conta? Aposte na contação de histórias. Ouvir sobre diferentes universos, contextos e pontos de vista faz com que as crianças percebam as diferenças que as cercam. Assim, elas aprendem a imaginar outras situações e lidar com diferentes perspectivas.

Inclusão na sala de aula: atividades para todos

Não tem discussão: a escola precisa ser inclusiva. Isso significa que tanto os espaços quanto as práticas precisam acolher a todos, independente das suas particularidades. 

Pensar em atividades pedagógicas praticáveis, portanto, requer levar em consideração quem serão os alunos que se beneficiarão com elas. Por isso, ao planejar cada atividade, esteja atento a todas as crianças que fazem parte da sua turma. De onde elas vêm? Quais são os seus interesses? Alguma delas possui alguma necessidade especial?

Ao se fazer essas perguntas simples fica muito mais fácil elaborar propostas pedagógicas que podem contribuir com o desenvolvimento de todas as crianças participantes. 

Atividades que envolvem artes – como música, teatro e pintura – costumam ser alternativas inclusivas e divertidas. Livros com texturas, instrumentos musicais, brinquedos com cores fortes e contrastantes: é preciso pensar fora da caixa e adaptar o brincar conforme a necessidade de cada criança!

Como aplicar as atividades pedagógicas no dia a dia da criança?

Na hora de aplicar as atividades pedagógicas na escola, alguns pontos de atenção precisam ser observados para que todos desfrutem dos seus benefícios da melhor forma possível.

O primeiro e mais importante acabamos de mostrar no tópico anterior: toda atividade precisa ser inclusiva! De nada adianta planejar uma prática super legal que não poderá ser aproveitada por todas as crianças da turma.

Além disso, não dá para esquecer do objetivo da atividade pedagógica: ensinar através da brincadeira, da diversão e do reconhecimento. E para que isso de fato aconteça o planejamento prévio é essencial. Observar as crianças e suas vivências previamente garante que as atividades elaboradas façam sentido e sejam realmente aproveitadas.

E para os pais e mães que querem aproveitar os momentos em família para ensinar (e aprender) de forma lúdica, dá para transformar as brincadeiras em casa em atividades pedagógicas simples. Brincar de origami, construir com blocos de montar, dançar e cantar, fazer esculturas com massinha de modelar: têm opções para todos!

Grupo de crianças sentadas juntas criando pinturas e professora agachada ajudando

É brincando que se aprende!

Segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o brincar é um dos principais direitos de desenvolvimento e aprendizado infantil, que deve ser garantido a todas as crianças. Através de uma abordagem lúdica e criativa, as atividades pedagógicas cumprem esse papel e devem fazer parte do dia a dia das escolas e dos educadores.

Para ajudar na preparação e execução dessas atividades, nada melhor que usufruir de materiais escolares e artísticos de qualidade. Para isso, você pode contar com a Tris! Entre no nosso site e conheça todo nosso catálogo. Juntos podemos ensinar e aprender brincando!

Clique no banner para ver onde encontrar a Tris pertinho de você!

Empresa de itens de papelaria Tris