3 dicas infalíveis para criar um cartaz

Precisando criar um cartaz que vá fazer bonito? Então descubra algumas dicas de como elaborar essa ferramenta tão utilizada em salas de aula e escritórios.
Tempo de Leitura: 5 minutos

Você deve ter alguma memória do seu tempo de escola em que a professora ou o professor chegava com aquela tarefa já quase rotineira: elaborar um cartaz! Para apresentar trabalhos, anunciar um evento, contar uma história: o cartaz é uma das formas mais simples e eficientes de informar sucintamente sobre um assunto.

Precisa criar um cartaz ou ajudar um estudante nessa tarefa e se sente um pouco perdido? Então fica com a gente e confira algumas dicas infalíveis para passar sua mensagem de forma rápida e eficaz!

Quais os usos do cartaz?

Uma das principais vantagens do cartaz é a sua funcionalidade: uma ferramenta que pode ser feita por crianças e adultos, trabalha várias habilidades motoras e sociais e, de quebra, cumpre com excelência o papel de comunicar uma mensagem de forma atrativa, clara e sintetizada.

E quais os principais usos do cartaz? Basicamente, para registrar e informar sobre qualquer coisa que você deseja! Vamos ver alguns exemplos?

Olha só: para divulgar as informações obtidas através de um estudo, para anunciar algum evento, para protestar sobre uma pauta, para ajudar os alunos a se familiarizar com um assunto, para apresentar um trabalho escolar. E aí, você já usou um cartaz com alguma dessas finalidades?

Adolescentes criando cartaz feito a mão

Principais materiais para criar um cartaz

Fabricar um cartaz interessante, atrativo e informativo não é uma tarefa difícil, mas exige um pouco de dedicação. Geralmente os cartazes são confeccionados com papel (como cartolina) e fixados na parede (com fita adesiva ou cola branca). A maioria traz informações em forma de texto e podem conter desenhos e colagens. 

Quer ficar por dentro dos principais materiais utilizados na confecção de um cartaz criativo? Então continue a leitura do texto!

Lápis

Se você já tem o papel para começar a preparar o seu cartaz, aqui está um item que vai te ajudar no pontapé inicial: o básico e imprescindível lápis grafite. É com ele que conseguimos esboçar as ideias centrais das informações que queremos destacar em nosso cartaz. 

Borracha

Para apagar os rascunhos depois que o cartaz já está mais avançado e bem-acabado, uma boa borracha faz a diferença. Seja no formato tradicional (como a Borracha School da Tris) ou na sua versão caneta (como a Borracha Caneta Push), o ideal é utilizá-la de modo suave, para evitar desgastar demais o papel. 

Hidrocores

Hidrocores são as canetas perfeitas para adicionar mais cor e vida aos cartazes. Elas funcionam bem tanto para escrever quanto para colorir, basta escolher a ponta – mais grossa ou mais fina – que melhor se adéque ao seu objetivo.

E para fazer aquele lettering caprichado ou preencher as letras desenhadas no seu cartaz conheça a Hidrocor Ponta Grossa Mega Hidro Color, com 12 cores ultra intensas. Devido ao seu corpo jumbo, ela também é ideal para as mãos pequenas das crianças!

Notas adesivas

As notas adesivas são boas ferramentas para adicionar alguma informação que não é central, mas que pode deixar o trabalho mais interessante e atrativo. Por serem coloridas e chamativas, ainda ajudam na hora de decorar seu cartaz.

Tesoura

Muita gente gosta de criar seu cartaz utilizando imagens ou colagens. Na verdade, não há uma regra para o que pode ou não entrar na hora da criação: a ideia é deixar a criatividade falar! E nesses momentos, a tesoura costuma ser uma boa amiga! 

Com ela você consegue destacar recortes de revistas, jornais, desenhos (ou o que surgir na sua mente) para adicionar mais informação e personalidade ao cartaz. Mas lembre-se: se você for fazer essa atividade com crianças, certifique-se de utilizar uma tesoura sem ponta.

Cola escolar

A cola escolar – também conhecida como cola branca – não pode faltar. A tradicional versão em tubo é uma das melhores opções para usar na cartolina e costuma ser atóxica, uma boa opção para as crianças. Já a versão em bastão, mais sequinha, é fácil de transportar e possui ótima aderência.

Colas coloridas

Com glitter ou em cores vibrantes e metalizadas, as colas coloridas vão para além da função básica do material que é o colar. Para adicionar detalhes divertidos ou mesmo desenhar as letras, são uma boa opção para inovar.

Criança criando cartaz com colagem sobre reciclagem

3 dicas para criar um cartaz incrível

E quando é chegada a hora de colocar a mão na massa, algumas dicas podem te ajudar a criar um cartaz ainda mais incrível. Olha só:

Planeje

Planejar é o primeiro passo para conseguir uma boa execução. Então antes de fazer a versão definitiva do seu cartaz, reúna todas as informações que você quer adicionar e pense em como essas informações vão ser transmitidas e em como elas ficarão dispostas na cartolina.

Deixar algumas perguntas te guiarem na hora do planejamento pode ser uma boa tática. Qual será o tamanho das fontes? E as cores que você irá utilizar? Existe uma temática? Se sim, tente não fugir muito dela. E, claro, seja conciso!

Dê a devida atenção ao básico

Pode parecer algo óbvio, mas nem sempre damos a devida atenção àquilo que parece o mais simples, não é mesmo? 

Não deixe faltar o básico no seu cartaz. Elementos como título e subtítulo em fontes maiores que o texto geral e o seu nome ou do seu grupo não podem faltar. E esteja atento para as proporções exigidas ou para os itens proibidos, além de se certificar de que a cartolina não está amassada e as imagens estão bem nítidas!

Não tenha medo de inovar

Cartazes geralmente possuem elementos centrais e outros que são proibidos. Mas depois que você sabe dessas informações básicas, não tenha medo de ser criativo e inovar. 

Colagens com imagens de revistas ou jornais, ilustrações feitas à mão ou impressas, uma caligrafia caprichada e diferente, gráficos bem coloridos e informativos. Tudo isso pode aparecer no seu cartaz e fazer a diferença. 

Apenas tenha cuidado: na hora de passar uma informação, menos é mais. Então evite usar todos esses artifícios em um único cartaz ou você correrá o risco de confundir seu público!

Informação e diversão: um cartaz para chamar de seu!

Um bom cartaz é aquele que consegue expressar de maneira direta e simples as informações principais sobre um determinado assunto. O objetivo, então, é registrar e comunicar uma mensagem clara. 

Para que isso realmente aconteça, seu cartaz precisa aguçar a curiosidade de quem passa por ele. E com as sugestões de material e as dicas que trouxemos aqui no texto, esperamos que você consiga atingir esse propósito com mais tranquilidade e leveza.

E agora, que tal conhecer mais de perto os produtos da Tris? Entre no nosso site e confira os materiais que podem deixar o seu cartaz ainda mais criativo e comunicativo! Não esqueça de clicar no banner para saber onde encontrar a Tris pertinho de você.

Empresa de itens de papelaria Tris