Como fazer slime? Descubra 3 formas fáceis de criar a sua!

Como fazer slime: diversão garantida para fazer do zero e na sua própria casa. Acesse o blog e saiba tudo sobre esse fenômeno!
Tempo de Leitura: 7 minutos

Colorido, divertido e pegajoso! Você já ouviu falar do slime? Esse brinquedo que se assemelha a uma massinha de modelar e se tornou moda na internet pode ser feito em casa, o que torna a brincadeira ainda mais interessante.

Quer conhecer mais sobre esse passatempo que ocupa um lugar tão especial no coração da criançada? Então acompanhe o nosso texto e aprenda a fazer slime do zero!

Slime: um fenômeno divertido e educativo

Slime, em inglês, significa “viscoso” ou “pegajoso”. E essa é mesmo a textura desse brinquedo cada vez mais popular entre as crianças e os adolescentes. Também conhecido como “geleca”, “amoeba” ou mesmo “cocô de unicórnio”, o slime é um tipo de massa de modelar artesanal

Para obter o produto, é preciso misturar alguns materiais domésticos que juntos criam uma substância polimérica capaz de funcionar tanto como um líquido, quanto como um sólido. Esse tipo de produto que não possui uma viscosidade bem definida tem um nome: fluido não newtoniano! Legal, não é?

O slime é um produto versátil, que pode ser adaptado como você desejar: é possível adicionar uma cor específica e vibrante, um glitter bem brilhoso e sair por aí apertando essa massa pegajosa até cansar.

Quais os benefícios para as crianças de brincar com slime?

Brincar com slime vai muito além de uma atividade meramente divertida. Além de entreter os pequenos, a brincadeira possui vantagens que ajudam no desenvolvimento infantil. Vamos descobrir quais?

Atividade motora

Fazer e brincar com slime é uma atividade que requer o uso constante das mãos. Apalpar, afofar, apertar e modelar a massinha são atos que ajudam as crianças a desenvolver a coordenação motora fina da mão e dos dedos.

Experiência sensorial

O tato é um sentido fundamental para aprendermos a nos situar no mundo. Ao segurar e manipular o slime (seja do tipo que for!) o pequeno desenvolve e aprimora as suas experiências sensoriais.

O poder do faça você mesmo!

O slime é uma ótima ferramenta para ensinar as crianças a importância de fazer as coisas do zero. Todos os produtos que existem vieram de algum lugar e foram feitos por alguém (seja humano, seja uma máquina). Mostrar para os pequenos que eles mesmos são capazes de criar o seu próprio brinquedo é uma ótima forma de incentivar a autonomia!

Estimular a imaginação e a criatividade

Com tantos tipos diferentes de slime para serem feitos, a criatividade é colocada em prática. O mesmo acontece na hora da diversão: modelar com essa massinha exige que você deixe a imaginação fluir.

Combater a ansiedade e aliviar as tensões

Manipular essa massinha pegajosa e mole ajuda a focar no agora. Ou seja: além do slime estimular a concentração, também libera endorfina. Brincar com slime, portanto, ajuda a criança a relaxar e se acalmar, gerando conforto e alegria. 

Mão de criança mostrando slime azul brilhante e potes de glitter ao fundo

Lista de materiais para fazer slime

Não é preciso de ingredientes complexos ou caros para preparar slime em casa. Abaixo listamos alguns dos produtos utilizados para fazer um slime básico do zero!

  • Cola branca 
  • Detergente de cozinha
  • Água morna
  • Bicarbonato de sódio
  • Água boricada
  • Tinta guache ou corante
  • Sabão em pó

Mão na massa: passo a passo de como fazer slime

Ficou interessado? Pois veja abaixo 3 maneiras diferentes de criar slime em casa!

Com cola branca

Para fazer essa massinha a sua base será aquela cola escolar que todo mundo tem em casa! Além do tubo de cola branca Fix da Tris, você vai precisar de duas colheres de sopa de água boricada, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e corante ou guache para adicionar a cor.

Comece misturando a cola branca Fix da Tris e o bicarbonato de sódio em algum recipiente que você possa sujar sem nenhum problema. Adicione o produto para dar cor e finalize com a água boricada. Mexa com uma colher até ficar mais encorpado. Agora chegou a hora de colocar (literalmente!) a mão na massa: vá mexendo até que desgrude das mãos com facilidade.

Pronto! Você tem o seu primeiro slime feito do zero com cola escolar. Divirta-se.

Com sabão em pó

Essa receita é super fácil. Em um recipiente adicione uma colher de sopa de sabão em pó e 50ml de água morna. Quando o sabão estiver completamente dissolvido, reserve. 

Em outro recipiente, adicione cola branca com seu corante de preferência e misture. Coloque quatro colheres de água boricada e, para finalizar, pegue a mistura do primeiro recipiente e adicione com a mistura do segundo. Mexa bem e pronto, você é dono de um divertido slime!

Mas atenção: produtos de limpeza podem ser perigosos, e o ideal é que um adulto esteja sempre presente para supervisionar a atividade.

Com detergente

Com esse ingrediente que tem em todas as cozinhas você consegue fazer um slime super bacana. Para isso, basta misturar um detergente com uma cor que você gosta com uma clara de ovo. Simples assim! 

Se seu detergente for transparente, uma boa pedida é adicionar um pouco de cola glitter da Tris na mistura! Sua geleca está pronta.

O mesmo recado na receita anterior vale para essa: para manusear produtos de limpeza, um adulto deve sempre estar presente para supervisionar o uso.

Ideias de slime inusitadas e criativas

Apesar de ter como função principal distrair e divertir os pequenos, o slime também pode ter outras funcionalidades. Veja abaixo alguns dos principais tipos de slime!

Unicórnio

Também conhecido como slime de purpurina, ele é bem o que o nome diz: um slime todo brilhante! Feito de uma receita básica, possui glitter ou purpurina na sua composição e, muitas vezes, tem as cores do arco-íris.

Crocante

Você pode estar se perguntando como um slime pode ser… crocante. É simples: basta adicionar algumas bolinhas de isopor ao slime comum e obter essa textura inusitada. Ótimo para introduzir as crianças a uma experiência sensorial diferenciada.

Slime de limpeza

Que tal tirar a sujeira dos aparelhos eletrônicos (como teclados e controles remotos) com a ajuda de um slime? Mais espesso que o slime tradicional, esse produto funciona como uma escova de fiapos.

Marshmallow

Super fofo, esse slime tem como característica principal a sua maciez quando espremido. Por causa da sua textura ganhou o nome de slime marshmallow.

Milk slime

Branco, muito brilhante e com uma consistência bem elástica. Este é o milk slime (em português, slime de leite).

Neon

Feito com itens não tóxicos, esse slime brilha no escuro e tem o poder de encantar as crianças.

Criança esticando slime verde

Como cuidar do slime caseiro?

Para que o seu slime tenha uma vida útil mais longa, existem alguns cuidados que devem ser tomados

Antes de tudo, saiba que, por ser grudento, o slime acaba atraindo as sujeiras do ambiente. Para evitar que o seu brinquedo se torne um emaranhado de poeira, é preciso lavar as mãos antes da brincadeira e utilizar uma superfície limpa (e, de preferência, lisa). 

Além disso, slimes são afetados pelas temperaturas: no frio, ficam mais duras; no calor, amolecem e tornam-se mais grudentas. Armazenar o brinquedo em um potinho bem fechado aumenta a sua durabilidade e garante diversão por mais tempo!

E não esqueça: slime não é comestível. Por isso, crianças pequenas precisam estar acompanhadas sempre que forem utilizar a massinha. 

Como amolecer slime?

Seu slime está mais duro do que você gostaria? Pois é, isso pode acontecer! Mas calma. Antes de jogar fora e fazer outra, tente essa dica aqui: adicione algumas gotinhas de água morna ou solução fisiológica na massa e amasse bastante. Geralmente a textura melhora e torna-se novamente macia e você consegue aproveitar a geleca por mais tempo! 

Mas vá adicionando a solução fisiológica ou a água com bastante cuidado, ou você deixará o slime muito mole. Combinado?

Como arrumar slime quebradiço?

Foi amassar seu slime e ele está quebradiço? Um hidratante corporal pode resolver esse problema. Adicione um pouquinho na massinha e vá mexendo bastante. Se precisar, coloque mais até ela se tornar maleável e uniforme novamente. Agora você tem um slime novinho e aromatizado!

O que fazer para o slime não ficar grudento?

Primeiro de tudo: não deixe seu slime pegando sol ou próxima de temperaturas mais altas ou ele irá ficar mole demais e vai começar a grudar na sua mão. E saiba que uma mão ressecada tem mais chances de aderir à massinha, então mantenha as suas hidratadas!

Não teve jeito: o slime ficou grudento e está difícil de manusear? Tente resolver adicionando espuma de barbear. Coloque um pouco e mexa com uma colher até ele endurecer e ficar no ponto certo. Se isto não resolver, uma mistura de bicarbonato de sódio com água boricada pode ser a solução.

Criança mexendo em slime pegajosa

Quanto tempo dura o slime?

O slime feito em casa – diferente daqueles comercializados – acaba durando um pouco menos por causa da sua mistura de produtos (às vezes alimentícios, às vezes de limpeza). 

Quando bem armazenado em um pote fechado ele pode chegar a 10 dias. Depois disso, é possível que a massinha endureça ou até mesmo fique mais melequenta que o normal. Esse tempo, entretanto, varia conforme o uso dado ao slime. Quanto mais manuseado, mais rápido ele perde sua vida útil. 

Se seu slime estiver com uma aparência não muito agradável – acumulando coisas como poeira e outras sujidades – o ideal é descartá-lo para evitar contaminação com bactérias e ácaros, beleza?

E caso você opte por guardar o pote com o slime na geladeira, saiba que é normal ele endurecer um pouco. Algo que pode ser resolvido facilmente com algumas gotinhas de água, de hidratante ou de soro fisiológico – como vimos acima.

Diversão é com a Tris!

Se você quiser uma atividade prática e caseira para se divertir e divertir as crianças, você já sabe que o slime é uma ótima opção. E para facilitar ainda mais esse processo, conte com os produtos da Tris! 

Entre no nosso site e confira nossos produtos. Praticar a criatividade e soltar a imaginação nunca foi tão simples! Clique no banner e veja onde encontrar a Tris pertinho de você!

Empresa de itens de papelaria Tris