Colecionar aqueles momentos bons da vida é uma tradição que persiste por gerações. Se você gosta da ideia de guardar memórias de acontecimentos relevantes da sua vida em único lugar, talvez você queira conhecer mais sobre o scrapbook!
Quem não lembra dos clássicos álbuns de fotos de bebês, com informações preciosas sobre cada etapa alcançada pelo pequeno? Ou dos álbuns de casamento, recheados de imagens com todos os convidados da festa?
O scrapbook é um registro pessoal que preza pela criatividade e personalização para além das fotos. Fique com a gente e saiba mais!
O que é um scrapbook?
Você já ouviu falar no scrapbook? Em uma tradução livre, scrapbook significa “livro/caderno de recortes”. Isso mesmo, ele é um tipo de álbum onde você pode guardar memórias e recordações através de diferentes materiais: fotos, páginas de revistas ou livros, cartas, bilhetes, desenhos e até pequenos itens!
Um dos grandes diferenciais do scrapbook é que ele é totalmente personalizável e artesanal. Para manter a organização, você pode usar várias técnicas manuais, como a famosa colagem. Dá para fazê-lo do seu jeito, basta ativar seu modo criativo e deixar rolar.
Como surgiu o scrapbook?
Apesar de o scrapbook ser um termo relativamente novo, difundido sobretudo pela era da internet, a sua ideia original não é de agora. Foi ainda no século XV que a compilação de poemas, cartas e receitas já antecipava o conceito contemporâneo de registrar episódios importantes em um único lugar.
Historicamente, os álbuns montados pela Rainha Vitória são considerados os primeiros scrapbooks oficiais. Mas nada impede que, com os anos, se descubram outros documentos ao redor do mundo que ocupem esse posto!
Com o surgimento da fotografia no século XIX, o scrapbooking (a técnica por trás da criação de um scrapbook) recebeu forte impacto. Afinal, passou a se tornar possível incorporar fotos no que antes contava apenas com recortes de itens diversos. E foi assim que a história do scrapbook se transformou!
O que antes era um hobby pouco difundido, passou a ganhar novos admiradores e entusiastas. Hoje em dia, com a ajuda da internet e com a facilidade em adquirir materiais escolares e de papelaria, todo mundo pode fazer o seu próprio scrapbook sem nem precisar sair de casa.
Dica: Lettering ou caligrafia? Conheça as diferenças!
Como usar o scrapbook?
Como você já deve ter percebido, o scrapbook é super democrático justamente porque permite uma grande liberdade na sua elaboração. Não é preciso seguir nenhum padrão, muito menos se limitar ao uso de um ou outro material para coletar e armazenar suas memórias.
Você pode usar um scrapbook para diferentes finalidades: registrar uma viagem muito aguardada, catalogar os diversos acontecimentos de um ano importante na sua vida, apontar as informações de um evento importante (como uma gravidez, o nascimento de um filho ou um projeto artístico), compilar cada detalhe de uma nova aventura.
Como ele não possui um tamanho nem um formato padrão, você não precisa se prender na versão tradicional de um livro ou caderno de recortes. Pode ser uma caixa enfeitada, uma pasta decorada ou aquilo que parece fazer mais sentido para você e suas memórias.
Quais os materiais mais utilizados para criar um scrapbook?
Agora que você conheceu um pouco mais da história do scrapbook e descobriu quais são as suas várias utilidades, que tal ficar por dentro dos principais materiais usados na sua confecção? Veja abaixo uma lista preparada especialmente para você!
Tesoura
A tesoura é uma das grandes aliadas para quem deseja fazer um scrapbook. Afinal, é ela quem vai auxiliar no recorte da maioria dos papéis que você deseja guardar no seu álbum. Para esse tipo de trabalho manual, que é simples, uma boa tesoura escolar dá conta do recado!
Papel
Papéis são versáteis e usados o tempo todo. Invista em diferentes tipos, gramaturas e cores, para serem utilizados com diferentes finalidades. O papel sulfite branco é o mais tradicional e pode ser encontrado em diversos tamanhos e preços.
Cola branca
A colagem é uma das principais técnicas utilizadas no scrapbook. E para colocar esse método em prática não pode faltar a cola branca! Dê preferência para aquelas completamente atóxicas. E não esqueça: não é preciso encharcar o papel, algumas gotinhas já fazem o trabalho de forma bem eficiente.
Notas adesivas
Perfeitas para marcar as páginas do scrapbook ou para deixar pequenas anotações especiais, as notas adesivas entram para a lista de itens essenciais. Na Tris você encontra a nota autoadesiva Colors Holic Pop, que possui a vantagem de ser reposicionável!
Canetinhas
Para escrever, sublinhar ou desenhar: quem não gosta de uma boa canetinha colorida para deixar tudo mais divertido? No livro de recordações ela também tem o seu lugar cativo! Escolha aquela com a ponta e a tinta que mais se adequa ao seu objetivo e seja feliz.
Outros materiais ou acessórios para aplicação
A customização é uma das marcas da arte do scrapbooking. Por isso você tem total liberdade de utilizar os materiais ou acessórios que considerar mais adequados. Botões, fitas de cetim, glitter, detalhes em aquarela podem dar um toque todo especial e deixar seu scrapbook ainda mais único.
Existe técnica para fazer o scrapbooking?
Não há uma técnica que precise figurar na elaboração do seu scrapbook, porém algumas estão entre as preferidas dos amantes do scrapbooking.
A colagem é um dos melhores meios de decorar as páginas do seu caderno de memórias. Recortes de jornais, revistas e livros velhos podem se aliar a fotografias, cartas, bilhetes e poemas, compondo novas imagens com novos significados.
Se você quer ir além e dar um charme a mais ao seu trabalho, também pode apostar em técnicas não tão usuais, como costura, bordado e pintura. Mescle diferentes métodos e faça algo único e personalizado!
Como começar a decorar um scrapbook?
Para começar a decorar um scrapbook, a primeira coisa que você deve definir é o seu tema. Você quer registrar um evento em específico ou apenas relatar o seu dia a dia? Isso importa também para que você escolha os materiais e acessórios que vão dar forma ao álbum.
Após escolhido o tema, é hora de pensar em adquirir os materiais básicos que você vai utilizar. Comprar algumas coisas logo no início facilita colocar o projeto em prática e mantê-lo sempre atualizado. Então invista nos itens principais, como papel, caneta, tesoura e cola e, gradualmente, vá comprando os acessórios mais decorativos.
Com o tema definido e os materiais disponíveis, é hora de colocar a mão na massa! Pense nas cores e nas principais técnicas que você gostaria de aplicar e busque inspirações na internet.
Seja coerente com o seu tema e os seus objetivos, mas não deixe que isso limite a sua criatividade. Se você sentir que precisa mudar ou adicionar alguma coisa no meio do caminho, vá em frente! O scrapbook é um hobby que preza pela diversão de agrupar os recortes mais inesquecíveis da sua vida.
Adicionando ainda mais personalidade com a Tris
Se você gostou da ideia de preparar um álbum de recortes de alguma experiência memorável, conte com a Tris para deixar essa tarefa ainda mais prazerosa.
Conheça os produtos da linha Vibes e se deixe encantar pela vibe de criar um scrapbook que é a sua cara! Clique no banner e veja onde encontrar os produtos da Tris pertinho de você!