Participar das redes sociais do momento tornou-se quase uma obrigação. É ali que acompanhamos a vida de conhecidos e celebridades, conversamos sobre os assuntos da semana e conhecemos novos produtos e utilidades. Sabendo disso, qual marca que não quer ter um perfil antenado e estratégico?
Neste texto vamos apresentar algumas dicas para melhorar o gerenciamento do perfil da sua papelaria nas redes sociais. Vem com a gente e descubra como otimizar sua conexão virtual com o público!
Por que é importante ter um bom gerenciamento do perfil da sua papelaria nas redes?
Para marcas, influencers e negócios, as redes sociais tornaram-se uma grande vitrine de produtos e identificação.
Não dá para negar que, atualmente, é por ali que uma grande parcela dos consumidores cria uma maior afinidade com aquilo que está sendo vendido – e não só o produto, mas também a identidade da empresa!
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Benefícios da gestão e otimização do perfil comercial nas redes sociais
Ter uma boa gestão do seu perfil comercial nas redes sociais, portanto, é fundamental. Os benefícios de otimizar essa vitrine online são muitos: além de vender os produtos de papelaria, dá para se conectar e interagir com o público, descobrir novos nichos e encontrar novas parcerias.
Dicas para otimizar o perfil da sua papelaria!
Mas como montar um perfil que mostre a cara da sua papelaria e alcance todos esses benefícios?
Continue com a gente e conheça mudanças simples que podem fazer toda a diferença na hora de conquistar mais clientes e impulsionar as vendas do seu negócio.
Configure seu perfil como comercial
O primeiro passo é simples: configurar a conta da sua papelaria como comercial. Não é só uma questão de apresentar o perfil de forma mais profissional, mas também de desfrutar de alguns benefícios que as contas pessoais não possuem, como as estatísticas de visita e interação.
Além disso, com um perfil comercial suas informações ficam muito mais organizadas e é possível programar postagens. Mais eficiente, não é mesmo?
Registre as principais informações sobre o seu negócio
Sabe aquelas informações básicas, como endereço, contato, site, formas de pagamento? Isso precisa constar (de forma clara!) no seu perfil comercial.
Uma bio bem escrita, direta e objetiva também faz a diferença para que o consumidor se identifique e decida acompanhar suas redes sociais. Capriche no essencial!
Publique fotos e vídeos com boa qualidade
As redes sociais que mais fazem sucesso, como o Instagram, são plataformas visuais. Um vídeo com som ruim ou uma foto com baixa resolução acabam não entregando para o potencial cliente o conteúdo que ele espera.
Por isso, sempre cheque duas vezes o que será postado. E se precisar, faça edições básicas, mas funcionais: ajuste a iluminação, recorte a foto nas dimensões corretas e revise as legendas para evitar errinhos de português.
Organize o seu feed
Um feed mais harmônico parece mais organizado e isso facilita a navegação em redes sociais como Instagram. Fica mais fácil para encontrar as informações que procuramos e para passear pelas postagens.
Como fazer isso sem gastar muito tempo? Uma paleta de cor coerente, fotografias e vídeos que seguem algum padrão estético e atenção redobrada na hora de publicar já garantem um bom resultado.
Use os destaques estrategicamente
Para uma marca ou uma empresa, nenhum dado ou informação divulgado na internet é casual. Qualquer conteúdo postado no seu perfil precisa ter um propósito. Afinal, sempre terá alguém para vê-lo!
Pensando nisso, uma boa sugestão é utilizar os seus destaques de forma estratégica. Aproveite esse espaço fixo para contar a história da sua papelaria, os principais lançamentos, aqueles produtos que estão na moda e até para apresentar um tutorial.
Cinco sugestões de conteúdo que vão chamar a atenção dos seus clientes!
Após mudar o perfil da sua papelaria para uma conta comercial, atualizar todos os dados da empresa na bio e pensar na estética do seu feed, é hora de produzir um conteúdo que tenha a ver com você e com o seu público. Precisando de algumas sugestões? Então olha só.
Lettering
O perfil de uma papelaria é o lugar perfeito para chamar a atenção do público com um bonito e elaborado lettering. Provavelmente seu público já conhece essa técnica – e se não conhece, vai gostar de conhecer!
Então utilize marcadores e canetinhas vendidos na sua loja para fazer um lettering caprichado, fotografe e poste. Dá até para produzir alguns vídeos mostrando a técnica!
Dia a dia e bastidores
Por mais que o perfil da sua loja seja um perfil comercial, os clientes que navegam pelas redes sociais gostam de acompanhar o dia a dia da empresa, gostam de saber o que acontece nos bastidores.
Então pode ser uma boa ideia fazer uma postagem menos impessoal de tempos em tempos, mostrando como funciona o ambiente de trabalho ou como é a rotina dos funcionários. Seu público vai gostar, acredite.
Tutoriais
Um bom modo de se aproximar dos clientes já fidelizados e de expandir seu público é compartilhar conhecimentos e informações práticas sobre assuntos relacionados à papelaria, como teste de materiais artísticos ou tutoriais de artesanato, decoração e arte.
Não precisa ser nada muito elaborado, contanto que seja bem feito. Os vídeos precisam ser claros, bonitos e diretos.
Ah, também precisam ser curtos! Lembre-se que a atenção de quem está navegando pela internet costuma não ser muito longa.
Resenhas
Muitas vezes nos interessamos por um produto, mas não sabemos como ele funciona, qual a sua duração e a sua qualidade. As resenhas ajudam um cliente em potencial a se tornar um cliente real, então se proponha a investir nelas e trazer esse conteúdo para o feed.
Studygram e dicas de estudo
Você já ouviu falar no studygram? É um movimento onde perfis divulgam conteúdos voltados especificamente para o mundo dos estudos.
Que tal pensar em uma sessão do seu perfil nas redes sociais para isso? Há muitas pessoas ávidas por conteúdos desse tipo, onde dicas e rotina de estudo são o foco central.
Um perfil de sucesso é um perfil bem otimizado!
Administrar uma loja exige empenho e estudo, ainda mais numa época em que as redes sociais têm um peso grande nessa conta. Além de conhecer o seus clientes, é preciso aprender a interagir com eles de forma virtual, o que nem sempre é uma tarefa fácil.
Com nossas dicas e sugestões, esperamos que o gerenciamento do perfil da sua papelaria nas redes sociais fique mais otimizado e simples. A ideia é descomplicar, criar conexões com seu público e, claro, potencializar as vendas.
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