6 ferramentas de gestão para usar na sua papelaria

Confira no texto as principais ferramentas de gestão para usar na sua papelaria e alavancar ainda mais o seu negócio!
Tempo de Leitura: 4 minutos

Para que uma papelaria faça sucesso é necessário mais do que bons produtos e bons preços: funcionários preparados, empreendedores conscientes e, claro, ferramentas de gestão bem utilizadas são fundamentais para otimizar o lucro e angariar novos clientes.

Quer descobrir as melhores ferramentas de gestão para quem trabalha no ramo de papelaria? Acompanhe o nosso texto e aprenda maneiras estratégicas de gerenciar o seu negócio com a ajuda da tecnologia!

A importância de fazer uma boa gestão do negócio

O mundo está cada vez mais rápido. E nessa rotina corrida todo tempo conta. Isso vale tanto para os consumidores – que buscam praticidade na hora das compras – quanto para os empreendedores, que desejam otimizar o seu negócio a fim de obter um retorno positivo com mais automatização e eficiência.

Ter uma boa organização e descobrir meios mais simples e ágeis de gerenciar o negócio faz toda a diferença no ramo da papelaria. E para isso hoje em dia podemos contar com elas, as ferramentas de gestão. 

Com elas, dá para aprimorar os processos empresariais e aperfeiçoar os resultados desejados, economizando tempo e focando nas metas específicas de cada negócio.

Principais ferramentas de gestão estratégica

Antes do resultado vem o caminho a ser percorrido! E é aí que as ferramentas de gestão estratégica podem dar aquela mão para os empreendedores de papelaria e pequenos negócios. Vamos conhecer algumas opções que podem te auxiliar nessa caminhada?

Softwares de gestão de estoque

Controlar o estoque através de planilhas do Excel pode ainda ser a preferência de alguns, mas com a ajuda de softwares criados e desenvolvidos justamente para essa função você obtém muito mais facilidade, garantia de precisão e rapidez no processamento.

Os softwares de gestão de estoque controlam as compras e as vendas da empresa, o que ajuda a saber quais produtos precisam ser repostos muito antes deles acabarem. Com essa automaticidade, a vida do empresário fica muito mais simples: dá para controlar o inventário e integrar as vendas entre diferentes lojas.

Entre os mais conhecidos estão o Zoho Inventory, o Fishbowl Inventory e o TradeGecko. Pesquise sobre cada um deles e veja qual se adequa mais ao seu negócio.

Sistemas de ERP: integração e análise

Os sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) são softwares focados em gerenciar de modo integrado as operações diárias – básicas e fundamentais – da papelaria. De vendas a compras, passando pelo estoque, pela contabilidade e até pelos recursos humanos.

Com esses sistemas você consegue automatizar os processos do seu negócio, o que garante uma visão mais abrangente da papelaria e a compreensão do que é preciso fazer para ela continuar crescendo e faturando. Entre os exemplos mais populares estão o Oracle Netsuite e o Microsoft Dynamics 365.

Gerenciamento financeiro: controle de custo e lucratividade

Você sabe quanto e como o seu negócio vem faturando? Identificar de modo objetivo tanto a lucratividade quanto as despesas da papelaria auxilia no gerenciamento financeiro do empreendimento – a curto, médio e longo prazo.

Será que existem períodos do ano em que a receita gerada cresce exponencialmente, como na volta às aulas ou nas datas comemorativas? E o decréscimo no faturamento, em que momentos ele acontece? 

Informações de monitoramento de receitas, margens de lucro e despesas podem ser conseguidas com a utilização de ferramentas de gestão, como Xero, Wave Accounting e QuickBooks.

Otimização do tempo: ferramentas para gerenciar agenda e deadlines 

Um bom empreendedor sabe gerenciar bem o seu tempo e o tempo do seu negócio. Por mais que um papel e uma caneta possam dar conta do recado na rotina pessoal, quando se trata de organizar as tarefas e o deadline de um negócio é preciso mais que uma agenda física.

Para cumprir os prazos – de venda, de estoque, de compras –, otimizar o agendamento de tarefas e aumentar a produtividade, procure conhecer algumas ferramentas pensadas especialmente para esse fim, como o Trello, o Google Workspace e o Heflo.

Análise e projeção de vendas com ferramentas de CRM

As ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) são conhecidas por serem facilitadoras no gerenciamento das relações da empresa com os clientes. Mas elas vão além! 

Um software de CRM também auxilia nas análises de tendências de vendas, fazendo com que você entenda melhor o que seu público alvo deseja e busca quando visita a sua loja – seja ela física ou virtual. 

Com essas ferramentas de gestão é possível compreender as melhores oportunidades de vendas e projetar campanhas mais específicas, voltadas para o seu cliente principal. O Zoho CRM, o HubSpot CRM e Salesforce são alguns exemplos de softwares com essa finalidade.

Mulher usando o celular atrás do balcão de papelaria

Gestão da qualidade: aprimorando o serviço ao cliente

Um público fidelizado é aquele que retorna, de tempos em tempos, para pesquisar e comprar na sua papelaria. Para conseguir esse feito faz-se necessário que o atendimento ao cliente seja uma experiência positiva e confortável para ambos os lados.

Quer ferramentas para gestão da qualidade focadas no atendimento ao cliente? Não é preciso ir muito longe. Além das ferramentas de CRM citadas no tópico acima, também é possível contar com um bom resultado sabendo utilizar a facilidade das redes sociais.

Aplicativos como o Instagram e o Facebook, quando bem utilizados, aproximam empresas e clientes. Postar com regularidade e frequência, utilizar uma linguagem adequada ao público alvo e responder os clientes sempre que solicitado são ações simples que fazem toda a diferença.

Facilitando a vida com ferramentas de gestão!

Investir em ferramentas de gestão para a sua papelaria é uma ótima forma de alavancar o seu negócio, melhorar as vendas e fidelizar o seu público. Com as ferramentas certas você conseguirá otimizar seu tempo, realizar com mais rapidez os processos e oferecer uma experiência cada vez mais personalizada aos seus clientes.

Gostou do nosso conteúdo e está interessado em contar com os produtos da Tris na sua papelaria? Então entre no nosso site, confira nosso catálogo e entre em contato com os nossos representantes

Com boas ferramentas de gestão e produtos de qualidade, seu negócio tem tudo para continuar crescendo!