Jornada do cliente de papelaria: o que é necessário observar

Saiba o que é necessário observar na jornada do cliente de uma papelaria para deixar a experiência de compra ainda mais única!
Tempo de Leitura: 4 minutos

Conhecer uma marca, identificar-se com a sua proposta, conectar-se ao seu estilo e, finalmente, fazer a tomada de decisão da compra: é este longo caminho que os consumidores percorrem até chegar ao clique final da aquisição de um produto. Esse trajeto é conhecido como jornada do cliente, e entender esse conceito faz toda a diferença para fidelizar a clientela da sua papelaria.

Neste texto, vamos buscar compreender melhor o que é a jornada do cliente, a sua importância no ramo da papelaria e como ela pode ajudar a otimizar as vendas. Venha com a gente e confira mais sobre o assunto!

Entendendo a jornada do cliente

Resumidamente, nós podemos dizer que a jornada do cliente é o caminho que um consumidor percorre enquanto ele se relaciona com aquela empresa. Do contato inicial – seja uma postagem no Instagram ou uma visita à loja – até a efetuação da compra e o seu pós-venda.

Esse trajeto é basicamente a história que o cliente possui com a marca e ele nos ajuda a compreender as necessidades do público-alvo em cada estágio da jornada. 

Com isso, somos capazes de criar uma experiência personalizada que vai tornar um potencial cliente em um consumidor fiel e engajado – alguém que admira aquela marca!

Um dos pontos fundamentais da jornada do cliente é a compreensão de que alguém adquire um produto da sua papelaria não apenas pelas qualidades do produto em si, mas também devido à experiência que é comprar da sua marca. 

Pensando nisso, como a sua papelaria pode aumentar ainda mais a clientela fidelizada? Vamos descobrir a seguir!

Principais etapas da jornada do cliente

É claro que públicos de diferentes áreas possuem diferentes especificidades e isso faz com que a jornada do cliente exija uma personalização individual para termos um melhor resultado.

No Marketing de Conteúdo, existem algumas etapas que se aplicam a todas as jornadas. Olha só:

  • Descoberta e aprendizado: nesse estágio inicial o consumidor tem um problema em potencial (por exemplo: ele não sabe qual é a melhor caneta hidrográfica para utilizar em um trabalho escolar) e precisa compreender com mais especificidade qual é este problema;
  • Busca por solução: Agora que o seu cliente de papelaria já sabe exatamente qual é o problema que ele quer resolver (encontrar a caneta hidrográfica ideal para aquele projeto) ele passa a buscar as soluções possíveis; 
  • Decisão de compra: Com o problema definido e algumas soluções em vista, vem a hora da possível decisão de compra. É aqui que acontece a análise das melhores opções levando em conta o que é oferecido por cada empresa. E a sua, o que tem para oferecer?
  • Fidelização do cliente: quando um cliente efetua uma compra e se sente satisfeito, significa que você conseguiu transformar uma oportunidade de venda em resultado. E se toda a experiência (inclusive o pós-venda!) foi boa, a chance do comprador se tornar parte da clientela fidelizada é grande.

Benefícios de mapear a jornada do cliente

Compreendido os estágios básicos da jornada, é necessário personalizar essa experiência levando em conta a sua marca, os seus produtos e o seu público. E conseguimos isso mapeando a jornada do cliente de papelarias.

Os benefícios de fazer esse mapeamento são muitos: primeiro, você compreenderá melhor como atingir seus objetivos; depois, será possível otimizar a experiência marca-cliente, o que costuma resultar em mais vendas e em um aumento do público fidelizado. 

Além disso, quando você compreende a jornada do seu cliente, você é capaz de otimizar as estratégias de marketing e deixar a comunicação da sua empresa com o público alvo ainda mais satisfeito – o que eleva o engajamento, enriquece a experiência do cliente e, claro, expande a taxa de conversão.

Menino e menina sorridentes pegando um material escolar em papelaria

Pontos de atenção: como criar e mapear a jornada

Ao mapear a jornada do seu tipo de cliente, você será capaz de compreender como funciona a busca por produtos de papelaria deste público específico. Isso te permitirá agir com mais consciência e foco, fazendo com que as vendas e a fidelização aumentem.

Criar um mapa da jornada do cliente deixará seu time preparado para responder adequadamente às necessidades do público em cada estágio e, assim, oferecer um atendimento de qualidade. Para fazer isso, deve-se considerar todos os pontos de contato com o cliente partindo do ponto de vista do próprio consumidor.

Como começar com o mapeamento da jornada

Vamos de dicas práticas para começar a mapear a jornada do cliente na sua papelaria?

A primeira dica e mais importante: conheça a sua persona. Quais são as necessidades, as principais dúvidas e as dores da sua persona? O que ela espera do atendimento? Ao ter isso em mente você conseguirá elaborar uma experiência completa, que vai cativar a pessoa da descoberta da marca até a decisão de compra.

Depois, estipule um prazo em que a jornada deve acontecer. Quais são os estágios alinhados com o seu serviço e os seus produtos? Com isso, você partirá para a próxima etapa: definir os canais de contato viáveis para a sua empresa. 

Por qual rede social você consegue se expressar melhor? E a experiência no seu site, como anda? Será que ter um blog com conteúdo atrativo é uma opção? Essas são questões que fazem toda a diferença para que a sua clientela chegue, observe, internalize seu material, compre os seus produtos e permaneça.

Depois disso, você está pronto para começar a colher os dados que vão te auxiliar na hora de criar estratégias específicas e personalizadas. Com mais informações sobre o seu público através do fluxo de interações, ficará mais fácil otimizar uma experiência satisfatória e com bom retorno.

Para cada cliente, uma experiência única

Pensar e planejar a jornada do cliente da sua papelaria significa investir em um atendimento de qualidade, interações personalizadas, análise de dados eficiente e na otimização das operações.

Não esqueça: todo esse trabalho irá se converter em uma experiência única para cada cliente, resultando em mais vendas e em maior fidelização. Mas para isso, é preciso de esforço contínuo e atualização constante, já que a clientela – e os seus desejos, medos e necessidades – não param de se atualizar.

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