Você sabe o que é um moodboard? Aprenda como criar um!

Você sabe o que é um moodboard? Leia o nosso texto e descubra como criar um quadro de inspirações que seja a sua cara!
Tempo de Leitura: 5 minutos

Todo trabalho envolve um processo complexo de imaginação, organização e mão na massa. E é para ajudar você nas duas primeiras etapas que existe o moodboard, um conceito bastante atual e inovador, que ajuda a visualizar o que não pode faltar no seu projeto.

Quer saber mais sobre o moodboard e aprender a criar um? Então acompanhe o nosso texto e faça com que a sua campanha ou projeto reflita ainda mais suas ideias e conceitos.

Afinal, o que é um moodboard?

Moodboard é uma palavra em inglês que significa, literalmente, quadro de humor. Se esse nome não diz muito para você, talvez as outras denominações possam te ajudar a ter uma ideia da noção por trás desse conceito: painel de humor, quadro de inspirações, painel semântico

O moodboard, portanto, é uma ferramenta pensada especialmente para te ajudar a organizar suas inspirações de uma forma que você as visualize com facilidade. Com isso, você garante maior eficiência na hora de tirar suas ideias do papel e transformá-las em ações!

Vamos pensar em um exemplo para ajudar a visualizar? Imagine uma marca de alimentos veganos. Seu moodboard poderia ser facilmente ilustrado com cores claras (como o verde e o branco), elementos que remetem à natureza (como animais e plantas) e frases inspiracionais curtas e diretas. Ficou mais claro agora?

Para que serve um moodboard?

O principal objetivo do moodboard é auxiliar na definição conceitual de um projeto. E esse projeto pode ser uma marca, um serviço, um produto, um trabalho escolar. A verdade é que o painel semântico vai te ajudar a definir melhor o estilo daquilo que você quer oferecer, vender ou apresentar.

É com o moodboard que a “essência” do objeto pode ser transcrita através de elementos visuais facilmente captados pelas pessoas a quem esse objeto se destina (seja um consumidor, um professor ou uma equipe de trabalho). Invista em um moodboard caprichado!

moodboard

Quais os principais usos do moodboard?

Quando queremos mostrar o “humor” de um projeto, uma ação, um produto, uma persona ou uma marca, o moodboard serve como ninguém! E assimilar e transcrever essa vibe corretamente funciona para diferentes áreas e públicos. 

Precisa apresentar um trabalho escolar em grupo e quer organizar as ideias da galera? Ótimo uso para o moodboard! Trabalha com moda e precisa pensar na próxima coleção da sua marca? O quadro de inspirações serve para isso! Tá precisando repensar sua rotina? Também dá para utilizar o moodboard. 

Qualquer projeto, pessoal ou profissional, pode melhorar significativamente com o uso do quadro de humores. Afinal, a ideia é organizar suas inspirações e informações para tornar seu projeto viável e coerente.

Quais elementos adicionar em um moodboard?

Mas que tal entrarmos de vez na parte prática? Nesta seção, vamos falar dos elementos principais que compõem o moodboard. Olha só!

Antes de mais nada, é preciso entender que cada moodboard é único e relativo a sua área. Uma marca de alimentos veganos, por exemplo, vai adicionar referências e inspirações conforme sua temática específica: comida e veganismo. Alguns itens, entretanto, costumam estar presentes na maioria dos painéis.

Fotografias, palavras-chaves, imagens de revistas, desenhos, amostras de produtos. Itens que figuram em vários dos moodboards por aí. Eles ajudam a dar o tom do seu projeto e facilitam na visualização do que você quer dizer.

Nada impede, entretanto, que você adicione itens mais pessoais e específicos ao painel de inspirações. Uma página de um livro, um rótulo de um produto que conversa com a sua ideia, um ingresso de um show importante. É você quem define o que entra!

Quais materiais são necessários para criar um moodboard? 

Um moodboard descomplicado não exige muitos materiais e pode ser feito simplesmente prendendo os recortes com fita adesiva em uma parede. Para isso, você pode usar uma fita simples ou uma washi tape decorada. E para deixar o espaço mais “arrumadinho”, você pode pintar a área do painel com uma cor diferente, que se destaque do resto do ambiente.

Caso você queira um pouco mais de profissionalismo, os quadros magnéticos podem fazer a diferença! Com ímãs que prendem os objetos na superfície, o moodboard está pronto para ser montado conforme as suas preferências. Fácil, né?

Para compor o  moodboard, há uma gama de opções! Fotos, páginas de revistas, ilustrações, adesivos, materiais orgânicos como algodão, ramos e folhas, retalhos de tecidos, dentre outros. Solte a sua imaginação!

Para completar a lista, materiais como tesoura, cola escolar, prendedores, canetinhas e notas adesivas vão ajudar a montar e enriquecer seu moodboard.

exemplo de moodlboard

Como criar um moodboard?

A criação do moodboard é fácil, mas vai depender de você adicionar mais ou menos ítens e é isso que torna o projeto mais trabalhoso (mas também mais divertido e inspirador)! 

Estilo

Para facilitar todo o processo, você pode começar escolhendo o estilo do design. Pense em qual é seu público/espectador e qual é o projeto que você está tentando criar. Com isso em mente, escolha aquele estilo que mais se enquadra com a personalidade do público-alvo.

Fonte e paleta de cores

Lembra do nosso exemplo de uma marca de alimentos veganos? Pois qual seria a fonte e as cores que combinam com este público em específico? Definindo estas duas características você consegue escolher melhor quais são os ítens que vão compor seu quadro de referências.

Imagens. Mas não só.

Que as imagens são um dos ítens mais importantes do moodboard não há dúvidas. Mas que tal ir além? Para sair do óbvio, adicione texturas, vídeos e sons. Utilizando recursos visuais inusitados ou que mexem com outros sentidos, você consegue ter  uma visão mais ampla do moodboard. E isso é ótimo!

Onde buscar inspiração para criar um moodboard?

As inspirações para a criação do seu moodboard podem vir de qualquer lugar! Não se apegue a padrões. O mundo digital é um ótimo aliado: redes sociais, as fotos do seu celular, imagens compartilhadas por amigos, sites como o Pinterest ou mesmo a busca do Google.

A vida real, por outro lado, também tem seus encantos. Procurar inspiração na natureza, em diferentes texturas e elementos, pode deixar seu moodboard ainda mais rico e diferenciado. 

Leia também: Vision board: 4 dicas para criar o seu!

Crie seu quadro de inspirações com a ajuda da Tris

Agora que você já sabe como fazer um moodboard que reflita a sua personalidade, que tal contar com a ajuda da Tris para colocar a mão na massa? 

Entre no nosso site e confira os nossos produtos. Clique no banner e descubra onde encontrar a Tris pertinho de você.

Empresa de itens de papelaria Tris