4 técnicas de desenho incríveis para você começar a testar

Existe uma infinidade de técnicas de desenho e de materiais de arte usados para esse fim. Neste artigo, separamos 4 delas para você conhecer e experimentar.
Tempo de Leitura: 5 minutos

Quando decidimos começar a desenhar, geralmente surge uma série de dúvidas, desde o material básico a ser utilizado até as melhores técnicas de desenho para o artista iniciante.

Mesmo se você já desenha, sempre tem um material a experimentar ou uma técnica para aprender e aprimorar. São tantas opções, que você pode ficar sem saber por onde seguir.

É por isso que, neste texto, trouxemos algumas técnicas de desenho para você conhecer e testar nas suas criações artísticas. Também daremos dicas de materiais possíveis, aumentando o seu repertório. Vem com a gente!

Técnicas de desenho para se inspirar 

Existem diversas técnicas de desenho dentro da infinidade de possibilidades artísticas. Se você está começando agora e tem poucas habilidades desenvolvidas, temos um texto sobre lápis de cor, em que apresentamos técnicas simples para ajudar nos primeiros traços. Se você já tem alguma familiaridade com desenho, sugerimos aqui algumas técnicas para você avançar nos estudos. Confira!

4 técnicas de desenho incríveis para você começar a testar

Desenho de linha

Uma das técnicas de desenho mais legais é o desenho de linha, que também é conhecido como linha contínua. Ela consiste em desenhar, do início ao fim, uma linha contínua, que faz curvas e se entrecorta, criando uma figura. Aqui, o foco está no contorno dos elementos, e não em técnicas como sombreamento e outros detalhes.

Pode parecer difícil no início, mas nada que muito treino não resolva. Aposto que a sua coordenação motora vai evoluir bastante também.

Pontilhismo

Está a fim de técnicas de desenho desafiadoras? Que tal testar o pontilhismo? Esse método consiste em elaborar um desenho a partir de pequenos pontinhos à lápis, caneta, marcador ou outro material de desenho. 

É possível trabalhar com contraste, luz e sombra com essa técnica, desde que sejam observados o nível de pigmentação, a pressão da mão e a concentração de pontinhos em determinadas áreas do desenho. 

É preciso ter bastante paciência, porque essa é uma técnica lenta, mas que pode trazer resultados incríveis. Comece com desenhos básicos e pequenos e vá aumentando o nível de dificuldade com o tempo.

Hiper-realismo

Você já viu desenhos que parecem fotografias de tão perfeitos? Pois a técnica utilizada nessas obras é o hiper-realismo. Ela exige muita atenção, pois todos os detalhes devem ser observados e transmitidos no papel. Por isso, exige bastante paciência também. 

O ideal é contar com alguns materiais diferentes, como lápis grafite, para o esboço, lápis de cor e tintas, para tentar chegar nas cores do objeto original, entre outros. É preciso reproduzir as formas, relevos, pontos de luz, degradês, sombras… cada detalhe mesmo. A dica é dividir o desenho em algumas partes e se concentrar em cada uma por vez. Além de muito treino, não é?

Desenho 3D

Técnicas de desenho 3D são mais avançadas, pois exigem um nível de perfeição maior para representar profundidades e gerar a ilusão de óptica característica, que faz parecer que a figura está saindo do papel. 

Algumas dicas: treine bastante os efeitos de luz e sombra no papel, e trabalhe bastante a observação. Veja alguns vídeos que possam ajudar nos primeiros desenhos e aprimore a sua técnica com o tempo, até ser capaz de fazer criações artísticas originais.

Dica: Bullet journal: ideias para fazer o seu

Materiais para experimentar e criar 

Uma das coisas mais legais na arte é a possibilidade de criar com diferentes materiais e elementos. O desenho pode ser trabalhado com diferentes tipos de pigmentos e ferramentas. Apresentaremos os mais comuns, para você testar e perceber o que mais te agrada.

Canetas 

O mercado atualmente oferece uma infinidade de opções de canetas, desde as esferográficas até as canetinhas hidrocores e marcadores. Assim, são vários os tipos e espessuras das pontas, possibilitando compor uma variedade de técnicas de desenho também. Experimente usar canetas para treinar a técnica de pontilhismo.

Tinta aquarela

A aquarela está no limite entre a pintura e o desenho. O material básico é composto por tinta, pincel e água, tendo o papel como superfície de pintura. Experimente as diversas formas de fazer desenhos com a tinta aquarela, aplicando em papel seco e molhado, utilizando pincéis fininhos para compor detalhes, desenhando planos de fundo iluminados, entre outros. Vale misturar a aquarela com outros materiais de arte também, compondo um desenho de técnica mista.

Se você nunca experimentou a aquarela, sugerimos a linha escolar Mega Acqua Color. A tinta é à base de água, vem em uma paleta com doze cores vibrantes e é muito fácil de usar. O kit acompanha um pincel.

4 técnicas de desenho incríveis para você começar a testar

Lápis de cor

O lápis de cor é um dos itens de arte mais utilizados para desenhar. Logo nos primeiros anos da vida escolar já temos contato com esse material. Com ele, é mais fácil ter precisão na técnica, quando comparado à tinta, por exemplo, além de não correr o risco de manchar o papel. 

A Tris tem os lápis da linha Mega Soft Color, disponíveis em kit com 48 cores vibrantes, ou seja, uma infinidade de possibilidades criativas. Vale a pena conhecer.

Dica: Como estimular a criatividade? 5 dicas para se inspirar

Lápis para desenho

Assim como o item anterior, o lápis grafite é um dos materiais mais comuns no dia a dia de desenhistas, inclusive os iniciantes. Com ele, é possível aplicar diversos tipos de técnicas para desenho, desde as mais simples às mais complexas. Há uma variedade de 20 graduações disponíveis no mercado, entre minas mais rígidas ou mais macias, menos ou mais pigmentadas. 

Experimente os lápis da linha Tris Art Graphite, para imprimir qualidade e precisão aos seus desenhos. Os lápis têm corpo hexagonal e estão disponíveis nas graduações 2H, HB, 2B, 4B, 6B e 8B. Acompanha um apontador metálico.

Giz de cera

O giz de cera, muito utilizado nas atividades infantis, é um material bastante versátil e também pode ser utilizado por adultos em técnicas de desenho. Com ele, é possível obter degradês, misturas e blend de cores e, a depender do papel, ele pode produzir uma textura mais lisa ou mais granulada. 

Utilize o giz junto com outros materiais, para compor técnicas mistas, e conheça a linha Giz Jumbo da Tris, giz de cera com cobertura incrível, traço macio e capinha individual, que evita quebras. O kit conta com 12 cores.

Conclusão 

Gostou das técnicas e produtos indicados neste artigo? Agora é só treinar bastante para compor desenhos incríveis e muito criativos. Se precisar de referências, existem vários canais no Youtube que ensinam o passo a passo de desenhos em diferentes técnicas. Só não vale se comparar, hein!?

Visite o nosso catálogo para conhecer os produtos da Tris e começar a pôr em prática o que você aprendeu ao longo do texto. Na Tris, a gente acredita que toda descoberta começa com a experimentação.

Clique no banner e confira onde encontrar a Tris pertinho de você!

Empresa de material de papelaria