Tons de pele: como adicionar diversidade à sua arte

Quer saber como adicionar mais diversidade à sua arte através de diferentes tons de pele? Acompanhe o texto!
Tempo de Leitura: 6 minutos

Lembra quando você era criança e a professora da escolinha pedia para pegar aquele lápis de cor de tom de pele de dentro do estojo? Pois hoje em dia você pode responder com outra pergunta: “cor de qual pele?” Foi-se o tempo que a arte e os materiais artísticos podiam simplesmente evitar a diversidade dentro de suas paletas.

O universo artístico é um lugar majoritariamente criativo e diferentes tons de pele precisam participar desse mundo. Quer saber como adicionar mais diversidade à sua arte através das cores? Então continue a leitura desse texto!

Como uma variedade de tons de pele pode aumentar a diversidade nas artes? 

Vamos dar uma olhada rápida na natureza à nossa volta? A fauna e a flora brasileira nos oferecem uma imensa multiplicidade de tamanhos, formatos e… cores! Da mesma maneira que ocorre no mundo animal e vegetal, as características físicas entre indivíduos de espécies semelhantes variam nos seres humanos.

Olhos castanhos, azuis, verdes e pretos. Cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos. Peles de diversas tonalidades. Se o mundo e o ser humano são plurais, por que com a arte seria diferente? Pensando nisso, não faz sentido encerrar a arte e suas expressões numa caixinha de uma cor só, não é mesmo? 

A diversidade faz parte da natureza e é preciso celebrá-la e incluí-la. Expandir a cartela de tons de pele nos materiais artísticos é um bom modo de fazer isso, pois permite que artistas e observadores das mais diferentes cores sejam contemplados e se sintam fazendo parte de uma comunidade que também é deles por direito!

Qual a importância da criação de materiais escolares com diferentes tons de pele?

Em 2018, a Tris lançou uma caixa de lápis de cor com 12 tons de pele. Ao invés da tradicional e única cor de pele retratando um bege claro, as tonalidades também passam pelo amarelo chegando no marrom escuro. Com o tempo, a linha Tons de Pele cresceu e já conta com giz de cera, giz retrátil em gel, hidrocor, tinta guache e massa de modelar!

A ideia de expandir os tons de pele dos materiais artísticos da marca surgiu quando professoras de algumas escolas apontaram a dificuldade de trabalhar a representatividade em sala de aula justamente porque os alunos não conseguiam se identificar com a única opção de cor disponível (o bege claro). 

O objetivo inicial, portanto, foi conscientizar as crianças sobre a importância e a necessidade da representatividade – inclusive nas atividades artísticas, como colorir! Junto da conscientização, vem a inclusão: quem antes se sentia do lado de fora, agora pode participar junto da brincadeira, bem representado.

Como a arte pode ajudar na abordagem sobre diversidade com as crianças?

Por mais que essa seja uma tarefa fundamental e necessária, falar sobre inclusão e diversidade com as crianças pode parecer um assunto complexo. 

Afinal, conversar sobre esse tema envolve considerar diferentes aspectos políticos, sociais, culturais e históricos – aspectos que estão diretamente ligados ao nosso modo de viver.

A boa notícia é que as crianças são seres bastante flexíveis e compreensíveis: não é preciso muito para mostrar como o mundo é diverso e as pessoas são diferentes entre si. 

Para ser capaz de enxergar a diversidade como uma coisa natural, orgânica e bonita, os pequenos precisam ser estimulados desde cedo.

E isso pode acontecer através da própria convivência com diferentes pessoas, etnias e culturas, mas também através da arte! Sim, a arte e o lúdico são ótimas maneiras de abordar a temática da diversidade com as crianças. 

Sabe aquele filme animado ou aquele livro infantil onde os personagens têm diferentes tons de pele? Ou ainda aquela cantora de uma cultura diferente da sua que você ouviu esses dias numa playlist e gostou muito? Apresentar diferentes artistas e trabalhos artísticos que falem com naturalidade sobre a beleza da diferença são meios potentes de construir um diálogo sobre diversidade.

crianças fazendo atividade com cores e colagem

Como pintar tons de pele?

Com as novas cores oferecidas pelo mercado de material escolar e artístico, tem ficado muito mais fácil pintar tons de pele. Apesar disso, essa atividade ainda pode parecer um pouco desafiadora para alguns. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como pintar tons de pele com aquarela e lápis de cor!

Pintando tons de pele com lápis de cor

Além de abusar das caixas de lápis de cor com tons de pele diversificados como a da Tris, é preciso também investir em técnicas específicas. A principal dica que pode fazer uma grande diferença na sua pintura com lápis de cor é abusar da técnica do degradê.

O degradê consiste na criação de uma variação de cores de forma gradativa – do mais escuro para o mais claro, do mais claro para o mais escuro. O que importa é que as mudanças de tons aconteçam de forma sutil! É possível construir com o degradê de duas formas: através da pressão e através das camadas.

No degradê de pressão o que está em jogo é a força que você aplica na cor. Ou seja: a pressão que você faz com o lápis. Quanto mais o lápis é pressionado contra o papel, mais escura é a cor obtida. Menos pressão, por sua vez, resulta em um tom mais suave. Assim, para obter uma escala de tons, você vai aumentando (ou diminuindo) a força que coloca no lápis. Fácil, né?

Já no degradê de camadas, você precisa construir o tom desejado através da construção de diferentes camadas. É possível construir as camadas com o mesmo lápis (colocando mais e menos força) e com lápis de cores distintas (uma cor mais clara, outra mais escura e assim por diante, até chegar no tom que deseja).

Para que o seu degradê fique homogêneo, o lápis branco é um bom aliado. Após alcançar o tom de pele desejado, passe o lápis branco por toda a superfície. Isso fará com que as diferenças de tonalidade (mais escuras e mais claras) fiquem menos acentuadas!

Pintando tons de pele com aquarela

A aquarela é uma técnica que exige delicadeza. Um pouco de tinta ou de água a mais e você pode acabar perdendo o tom que gostaria de obter. Por isso, as duas maneiras mais fáceis de pintar tons de pele com aquarela é partindo de algumas cores específicas.

Se você tomar o marrom como base, sua vida já fica bem mais fácil! Um marrom mais ou menos aguado oferece algumas opções de tons de pele. Para ter opções mais interessantes, entretanto, você pode misturar o marrom com outras cores!

Outra maneira legal de criar o seu próprio tom de pele com aquarela é misturar cores complementares. Ao misturar duas cores complementares a saturação vai sumindo e tons neutros surgem. Vermelho com verde, por exemplo, dá lindos tons de marrom e cinza. Aí, basta adicionar mais ou menos água para variar a intensidade do tom!

E não se esqueça: as cores variam de uma marca de material escolar para outra! Se você não atingiu o objetivo desejado, tente usar uma variação daquela cor e veja o resultado. Não se apegue demais à descrição das cores ou dos rótulos.

crianças pintando com lápis de cor

Linha Tons de Pele da Tris: pintando o Brasil de todas as cores

Procurando produtos artísticos onde os tons de pele tenham destaque? Fica tranquilo que a sua busca acabou! A Linha Tons de Pele da Tris tem tudo que você e a sua criança precisam para incluir mais diversidade na hora dos estudos e das brincadeiras. Vamos conferir?

Lápis De Cor Mega Soft Color

O primeiro lápis de cor com uma seleção de tons de pele no Brasil, o Lápis De cor Mega Soft Color tem traço super macio e 12 cores de cobertura intensa para pintar tudo que você quiser!

Hidrocor Ponta Fina Mega Hidra Color 

Para colorir e se divertir, a Hidrocor Ponta Fina Mega Hidra Color tem 12 cores em diferentes tons de pele. Além da tinta ser lavável, ela ainda possui uma ponta bloqueada impedida de afundar. Ótima para as crianças brincarem até cansar!

Giz De Cera Tamanho Jumbo

Sabe aquele giz de cera grandão, perfeito para auxiliar no aprendizado e estimular a criatividade das mãozinhas mais pequenas? Pois ele também existe na sua versão tons de pele! Pré-apontado e de traço macio, é atóxico e não suja as mãos. Só vantagens, não é mesmo?

Giz Retrátil Mega Gel Color

Procurando um giz de cera que não suja nem o estojo e não as mãos? Encontrou! O Giz Retrátil Mega Gel Color possui corpo plástico ergonômico e ponta retrátil, para usar sem preocupação. E tudo isso em 6 diferentes tons de pele!

Tinta Guache Em Pote

Foi-se o tempo em que a tinta guache para crianças vinha com uma paleta de cores limitada. Hoje em dia dá para achar uma infinidade de cores, entre elas os tons de pele. Nesse kit de Tinta Guache Em Pote que conta com pincel e misturador, são 6 cores que podem ser combinadas entre si para criar ainda mais opções!

Massa De Modelar Supersoft

Mais um lançamento da Tris, a Massa De Modelar Supersoft é ultra macia, não gruda nas mãos e, claro, é atóxica. Agora, na versão mais multifacetada de todas: em lindos tons de pele!

Diversificando o mundo com a Tris

O mundo à nossa volta é cheio de cores. São animais, comidas, flores: tudo colorido e cheio de vida. E assim também são os seres humanos! 

A diversidade precisa ser vista como algo natural e orgânico, uma característica necessária da nossa existência desde a infância.

E para dar um empurrãozinho nessa discussão, podemos contar com a ajuda da arte. Que tal adicionar mais diversidade na sua arte com os materiais artísticos em tons de pele da Tris? 

Visite o nosso site e conheça nossos produtos. Vamos juntos fazer diferente! 

Clique no banner para ver onde encontrar a Tris pertinho de você!

Empresa de itens de papelaria Tris