Manter um fluxo de caixa positivo e uma entrada de lucro regular são os maiores objetivos de quem empreende no ramo de papelaria. Mas sabemos que alcançar essas metas nem sempre é tarefa fácil, já que a demanda se altera a cada período do ano conforme as tendências do mercado.
Sabendo disso, queremos conversar com você sobre as melhores maneiras de aumentar a demanda e os lucros de sua papelaria mesmo nos períodos de baixa. Venha com a gente e conheça estratégias eficazes para fazer o seu negócio se destacar e lucrar durante todo o ano!
Quais os principais períodos de baixa demanda para uma papelaria?
Não tem jeito: existem alguns momentos do ano em que as vendas – e, consequentemente, os lucros – do segmento de papelaria vão diminuir. Isso acontece sobretudo fora dos principais períodos sazonais.
Se no volta às aulas e nas datas comemorativas os clientes têm mais motivos para procurar a sua papelaria preferida e comprar materiais escolares e presentes, no restante do ano é preciso um pouco mais de criatividade e empenho para manter o fluxo de caixa alto.
Por que é importante manter o fluxo de caixa positivo?
Quem possui um empreendimento próprio, se preocupa cotidianamente com o fluxo de caixa.
De modo resumido, podemos dizer que é ele quem define e demonstra a saúde financeira da empresa, isto é, a capacidade do nosso negócio de arcar com as despesas mensais, como o pagamento dos colaboradores, a reposição do estoque e, claro, o lucro que acaba sobrando para os sócios.
Assim, quando temos mais entradas de caixa do que saídas, temos um fluxo de caixa positivo. É esse fluxo positivo quem garante que a papelaria está não apenas conseguindo se manter, como também aumentando a demanda, gerando faturamento e resultando em lucro.
É por isso que mesmo nos períodos de baixa demanda da papelaria, é preciso investir em estratégias para manter o fluxo de caixa positivo, já que isso garante uma maior segurança e bem-estar ao empreendimento.
Como aumentar a demanda em sua papelaria?
Um planejamento bem feito é uma das estratégias mais eficazes para expandir a demanda e maximizar os lucros nas papelarias a curto, médio e longo prazo. Tenha em mente que inovar com regularidade e estar atento às mudanças e adaptações do mercado também precisam fazer parte da sua rotina de negócios!
Vamos juntos conferir modos simples e eficientes para cativar novos clientes e manter uma lucratividade positiva?
Conheça seu público-alvo
Conhecer o seu público-alvo é fundamental. Quais são os seus desejos? O que ele espera ao realizar uma compra de papelaria? O que mais lhe interessa: preço, qualidade, boa experiência de compra? Parar um minutinho (ou vários!) para pensar nessas questões faz toda a diferença.
Se você não conhecer as dores e os desejos do seu cliente, nenhuma ação de marketing ou promoção – por melhor que seja – vai criar uma fidelização e, consequentemente, um aumento de demanda. Então, a primeira dica é: aprenda sobre o seu público-alvo!
É esse conhecimento que vai garantir que você tenha um estoque preparado para atender todas as demandas que surgem durante o ano, mesmo fora das datas comemorativas. Sabendo quem se interessa pela sua loja, você consegue direcionar as vendas e as campanhas de marketing, inovando sempre que for necessário.
Para isso, cerque-se de informações. Mapear os dados demográficos, as preferências de compra e os comportamentos de consumo são meios produtivos de ficar antenado aos seus clientes em potencial.
Invista no marketing digital
Hoje em dia a internet se tornou uma das maiores (e melhores) ferramentas para divulgar o seu negócio de papelaria. Quem nunca foi fisgado por um e-mail com ofertas tentadoras ou com uma postagem colorida e divertida no Instagram?
Então faça aquela forcinha e confie no poder que as redes sociais possuem como canais virtuais de divulgação da sua marca e do seu produtos. No ramo de papelarias, optar pelas plataformas que dão preferência ao conteúdo produzido em vídeo e foto é a melhor opção.
Além de apresentar em mais detalhes os produtos que você oferece, crie um conteúdo que seja criativo, relevante e informativo. Vá além do básico! E não esqueça das formas mais tradicionais de vender o seu peixe pela internet, como o e-mail marketing e a publicidade online.
Ofereça promoções e descontos atrativos
Quem trabalha com comércio sabe que as famosas promoções podem salvar em um momento de aperto. Pensando nisso, a criação de campanhas promocionais com descontos atrativos é uma maneira efetiva de aumentar as vendas em períodos de baixa demanda.
Além disso, planejar eventos com preços baixos também é uma forma de atrair novos clientes e expandir a clientela fidelizada.
Aproveite as datas comemorativas
Não deixe passar as datas comemorativas! Conhecer as demandas sazonais, como as datas especiais e os feriados, contribui ativamente para garantir a lucratividade da papelaria no ano inteiro.
Ao conhecer e antecipar esses períodos específicos e anuais você consegue se planejar para atender as necessidades da sua clientela através de campanhas de vendas elaboradas. Mais vendas significam mais lucro, bem como a garantia de um fluxo de caixa positivo.
O início das aulas, o dia das mães e o dia dos pais, as festividades de final de ano: todas essas ocasiões são oportunidades para lucrar e assegurar o sucesso do negócio.
Em cada uma dessas ocasiões, invista na exposição de produtos relacionados a uma data específica; na volta às aulas: mochilas, cadernos e os materiais escolares em geral são bem vindos; antes do Natal e do Ano novo, lembrancinhas, agendas e kits personalizados costumam fazer muito sucesso.
Produtos divertidos e descolados, como os que integram a linha Holic da Tris, são opções que funcionam como ótimos presentes para crianças e adultos nas datas comemorativas. Tem marcador de página em formato de donut, marca texto com glitter e mais um monte de opções para presentear sem erro.
Leia também: Black Friday: como preparar sua papelaria para a data?
Construa sua própria demanda com a ajuda da Tris!
Lucrar durante todos os meses do ano é um desafio enfrentado por todo empreendedor, inclusive na área das papelarias. É por isso que ter um bom planejamento para o semestre e estar antenado às oportunidades das datas sazonais é indispensável para o êxito do negócio.
Gostou das nossas dicas para aumentar a demanda da sua papelaria? Então capriche ainda mais nos investimentos aproveitando para revender os produtos da Tris e aumentar a sua lucratividade. Entre no nosso site e venda Tris na sua loja!