Black Friday: como preparar sua papelaria para a data?

No artigo, você vai entender como preparar sua papelaria para a Black Friday e aumentar as vendas através de estratégias simples, práticas e viáveis!
Tempo de Leitura: 5 minutos

Uma oportunidade imperdível para fomentar as vendas e criar uma nova rede de clientes fidelizados, a Black Friday popularizou-se nos últimos anos e tornou-se uma data aguardada tanto pelo comércio quanto pelos consumidores. No ramo da papelaria, isso não é diferente!

Neste texto, vamos discutir estratégias para preparar o seu negócio para essa data e fazer com que a Black Friday de 2023 seja ainda mais rentável nos empreendimentos de papelaria. 

Vamos juntos?

Dica: Dicas para gerenciar o perfil da sua papelaria na rede social

Black Friday 2023: o que esperar dessa data?

A Black Friday como a conhecemos hoje é uma data onde lojistas de todo o país realizam ações promocionais para atrair compradores e dar aquele empurrãozinho nas vendas antes do Natal. Ela acontece na quarta sexta-feira do mês de novembro, anualmente.

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos. Lá, a data ocorre um dia após o tradicional feriado de Ação de Graças e remonta à metade do século passado. Mas foi só a partir das décadas de 1980 e 1990 que ela ficou conhecida como Black Friday e se popularizou por todo o país.

No Brasil, a iniciativa chegou em 2010 e desde lá seu sucesso só vem crescendo a cada ano que passa. Em 2018, o faturamento dos lojistas com a data foi de R$ 2,6 bilhões nas vendas online, um crescimento de mais de 23% em relação ao ano de 2017. Já em 2019, o faturamento total chegou a R$ 3,2 bilhões de reais. Um número expressivo, não é mesmo?

Em 2023, a Black Friday acontece no dia 24 de novembro. Ou seja, ainda dá tempo de incluir essa data no cronograma da sua papelaria e aproveitar os benefícios desse dia promocional.

Jovem mulher agachada escolhendo material escolar em papelaria

Quais as vantagens de incluir a Black Friday no calendário da sua papelaria?

São vários os benefícios de incluir essa data como um dos pontos de atenção e foco na hora de preparar a estratégia anual do seu negócio. Além da Black Friday ter o potencial de aumentar as vendas do mês de novembro, ela também serve como um incentivo para os compradores conhecerem e confiarem na sua empresa.

Junto disso, é possível aproveitar o momento para reorganizar o estoque da papelaria. Sabe aqueles itens que estão com uma saída menor que o esperado, por exemplo? Dá para usar as promoções da Black Friday para incentivar as suas vendas!

Se você ainda tinha alguma dúvida sobre o poder da Black Friday, esperamos que essas informações te convençam que essa é uma ótima oportunidade para atrair novos clientes e aumentar as vendas. 

Mas para driblar a concorrência e conseguir se destacar, uma coisa é certa: é preciso traçar boas estratégias. 

Dica: Papelaria: 5 dicas para alavancar o seu negócio

Como preparar a sua papelaria para a Black Friday 2023?

Todo empreendedor sabe a necessidade de traçar uma boa estratégia para gerenciar o seu negócio e obter aquele sonhado faturamento. Se tratando de datas especiais, um planejamento faz toda a diferença. 

Vamos conhecer algumas dicas estratégicas para preparar a sua papelaria para a Black Friday 2023?

Crie um planejamento específico

Planejar dá um certo trabalho inicial, mas os resultados costumam compensar a médio e longo prazo. Pense que você quer alcançar um objetivo e, para isso, precisa se preparar, organizar a sua papelaria e treinar a sua equipe. 

Definir uma meta clara e simples é um bom jeito de começar. Qual resultado você deseja obter diretamente e o que precisa ser feito para isso acontecer? Definida essa parte, converse com a sua equipe e transmita as informações. 

E para dar um gás a mais, que tal pensar em um prêmio para o time? Pode ser um bônus das vendas ou até um jantar. De qualquer forma, leve em consideração o perfil da sua equipe na hora de decidir o prêmio.

Organize o seu estoque

Preparou um planejamento com uma meta clara? Então esteja preparado para cumprir o que é necessário para atingir seus objetivos. E isso inclui possuir um estoque pronto capaz de atender a demanda gerada. 

Só ofereça ao seu cliente aquilo que você possui em estoque ou que é capaz de conseguir rapidamente. Promessas falsas de entrega geram quebra de confiança e dão a impressão de que você está mais interessado no lucro do que na experiência do cliente

Antes de definir as promoções, faça um inventário apurado. Com ele, você saberá exatamente o que é preciso comprar e quais os itens de papelaria que você já possui e quer movimentar. 

Prepare a sua loja

Não importa se a sua loja é física ou online, ela precisa estar preparada para a ocasião. Se a ideia da Black Friday é oferecer produtos com descontos, seja claro sobre isso com os seus potenciais clientes e divulgue as ofertas visualmente. Seja na vitrine ou na exposição dos produtos, seja na home do site ou nas páginas de venda.

Na Black Friday o aumento da circulação de pessoas pela sua loja é considerável. Esteja preparado para esse movimento! Isso significa tanto ter os produtos em estoque como capacitar o atendimento da equipe – e no caso das lojas virtuais, é bom destinar uma atenção especial à navegação e funcionalidade do e-commerce. 

Defina as estratégias de marketing

Para vender, é preciso saber se vender. Como a sua papelaria é vista pelos clientes? Definir uma estratégia de marketing alinhada tanto à imagem que você deseja passar quanto à persona dos potenciais compradores é fundamental. 

Investir em anúncios digitais através do Google Ads, por exemplo, costuma trazer um bom retorno, pois você atinge o seu público-alvo de forma muito mais direta – sem interlocutores. 

Ofereça benefícios especiais

A Black Friday é conhecida justamente pelas suas promoções, não é mesmo? Mas você pode dar um passinho a mais para fidelizar seu público oferecendo alguns outros benefícios especiais, como brindes, frete grátis e cupons de desconto para compras futuras. Afinal, quem não gosta de um agrado?

Tenha as redes sociais como aliadas

Se você ainda não se convenceu disso, talvez seja melhor repensar. As redes sociais são ótimas ferramentas para conhecer o seu público, divulgar sua marca e vender seus produtos. 

Faça das redes sociais suas aliadas e encare esse recurso como uma porta de entrada para seus clientes e um portfólio para sua papelaria!

Dono de papelaria segurando pastas e organizando prateleira de papelaria

Black Friday: uma oportunidade para fidelizar a clientela

Gostou das nossas sugestões para gerenciar e preparar sua papelaria para a Black Friday de 2023? Com estratégia, um estoque organizado e uma equipe estimulada dá para fazer desse momento uma boa oportunidade de negócios – além de tornar os clientes novos, consumidores de longa data!

E que tal conhecer os produtos da Tris e contar com eles no seu negócio? Para descobrir mais do nosso catálogo, visite o site e entre em contato. Juntos, podemos ampliar os horizontes dos materiais de papelaria!

Empresa de itens de papelaria Tris