10 datas comemorativas para aproveitar na sua papelaria

Conheça as principais datas comemorativas para aproveitar na sua papelaria e aumentar ainda mais o seu faturamento!
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A chegada das datas comemorativas é uma poderosa oportunidade para estimular o mercado, movimentar o comércio e estreitar os laços com os potenciais consumidores. E para aproveitar bem esses momentos, é preciso ir além das ofertas costumeiras e da interação padrão.

Nesse texto, vamos apresentar os principais benefícios de apostar nas datas comemorativas para aumentar as vendas da sua papelaria e indicar em quais delas você não pode deixar de investir. 

Venha com a gente e não fique de fora!

Vale a pena preparar sua papelaria para as vendas em datas comemorativas?

Para além do período de volta às aulas – que sem dúvidas aumenta bastante o fluxo de caixa das papelarias – existem outras datas sazonais que passam, ano a ano, a terem um maior impacto no varejo. 

Essas datas comemorativas têm o poder de dar um up no faturamento, além de apresentarem novos clientes para a sua marca.

Não é novidade que em datas como o Dia das Crianças e o Natal os consumidores se sentem naturalmente dispostos a consumir e gastar mais. Mas com um bom planejamento e alguma atenção aos produtos mais vendidos pela papelaria, é possível focar nas campanhas certas e ampliar a visão dos clientes sobre a loja.

Composição de material escolar e caixa de presente

Benefícios de apostar em datas sazonais para aumentar as vendas da sua papelaria

Em uma realidade como a nossa, onde a concorrência é imensa e cada vez mais as compras online fazem parte do cotidiano do brasileiro, é preciso inovar para garantir o sucesso dos empreendimentos. Apostar nas datas comemorativas é uma das maneiras de fazer isso e ampliar a lucratividade.

Mas os benefícios de planejar e investir nos temas ligados às datas comemorativas vão muito além do crescimento de faturamento. As datas sazonais são o momento perfeito para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos, por exemplo.

A oferta cuidadosa de produtos para aquele período especial atrai o público que procura por materiais específicos daquela temática. Caprichar na vitrine (física ou virtual) ou criar uma campanha visual atraente são bons modos de captar a atenção 

popular.

As datas comemorativas também são uma boa oportunidade para organizar o estoque, pesquisar quais são os produtos que possuem uma maior saída e quais preços são interessantes de serem praticados. 

Mas é bom lembrar: em algumas dessas datas os produtos consumidos vão além daqueles tradicionalmente voltados para o uso escolar ou de escritório. Então é preciso atenção para não carregar o estoque com materiais que possuem pouca saída no decorrer do ano.

Principais datas comemorativas para aproveitar!

Já falamos dos benefícios de aproveitar as datas comemorativas para alavancar as vendas.

Vamos então conhecer as principais opções para serem exploradas pelo nicho de papelaria e o que pode ser posto à venda nessas épocas? Olha só!

  1. Volta às aulas: essa data já é um clássico, não é mesmo? Montar um mix de produtos para esse período não tem mistério, basta focar nos materiais mais utilizados nas escolas pelas crianças e pelos adolescentes. 
  2. Black Friday: ainda recente no Brasil, a Black Friday é a melhor oportunidade para movimentar o estoque parado através de preços especiais.
  3. Dia do Estudante: a dica aqui é montar uma semana focada na data, com promoções pontuais em alguns itens escolares.
  4. Dia do Professor: uma oportunidade tanto para quem quer presentear, quanto para os professores que querem expandir seu material de trabalho. 
  5. Dia das Mães e Dia dos Pais: que adulto não gosta de ganhar dos filhos pequenos presentes? Leve isso em consideração e monte uma vitrine caprichada com agendas, canetas e materiais artísticos, bem como com caixas de presente e embalagens diversas.
  6. Dia dos Namorados: nessa data, a sugestão é focar em papéis de presente temáticos e cartões com mensagens fofas, divertidas e românticas.
  7. Carnaval e Dia das Bruxas: esses são períodos nos quais as pessoas querem se divertir, então busque explorar a venda de materiais artísticos como tintas e glitter, além das já tradicionais fantasias e adereços.
  8. Páscoa: as crianças são os consumidores finais dessa temática; por isso, é importante oferecer embalagens e papéis coloridos e divertidos, que sirvam para embalar ovos de Páscoa e presentes.
  9. Dia das Crianças: programe-se para começar a campanha de Dia das Crianças com alguma antecedência, pois é uma data que costuma movimentar o comércio. Materiais artísticos e livros para colorir fazem sucesso entre os pais e avós!
  10. Natal: o Natal é um ótimo momento para fidelizar o público antigo e atrair novos clientes. A sugestão é focar nos enfeites e nos presentes para o amigo secreto.

O que fazer para deixar a loja pronta para as vendas nas principais datas comemorativas?

Para de fato aproveitar a oportunidade das datas sazonais, é preciso deixar seu negócio de papelaria preparado. 

Para isso, alguns passos importantes devem ser levados em conta se o seu objetivo é aumentar o faturamento e expandir a clientela:

Crie um planejamento para o ano todo

Criar um planejamento que leve em consideração os 365 dias do ano é fundamental. 

Com um calendário em mãos e as informações de venda dos anos anteriores, é possível se antecipar para as datas de maior correria, controlar a demanda e planejar as campanhas do jeito que você quiser – sem contratempos.

Prepare seu estoque

Fazer um trabalho diferenciado nas datas comemorativas exige uma boa preparação de estoque. 

Afinal, para que o cliente tenha uma boa experiência é preciso ter os produtos ofertados à disposição, sem atrasos. 

Por outro lado, cuidado para não comprar materiais em excesso e ficar com eles parados – sem saída – após esse período.

Defina as vantagens da data

Novamente uma questão que diz respeito ao planejamento, desta vez mais pontual: defina de que forma você abordará a campanha para aquela data em específico. 

O foco vai ser na divulgação? Ou as promoções serão o carro chefe? Há espaço para brindes e cupons no seu orçamento? 

Lembre-se: o cliente, que é quem tem o poder de compra, quer se sentir especial. É o seu trabalho garantir que ele sinta que há alguma vantagem em gastar na sua papelaria.

Invista na divulgação nas redes sociais

A internet está aí para ser aproveitada. E as redes sociais são uma ótima ferramenta quando o assunto é divulgação e aproximação com o consumidor. 

Investir na personalização dos perfis, alinhando a temática de cada data com os posts da campanha comemorativa é um bom jeito de chamar a atenção dos clientes já fidelizados e dos clientes em potencial. 

Divulgue as promoções com antecedência e deixe todas as informações importantes bem visíveis.

Pais e filha escolhendo mochila em loja de material escolar

Planejamento e atenção: a chave para potencializar as vendas nas datas comemorativas

Toda oportunidade de aumentar os lucros e conseguir novos clientes precisa ser aproveitada, sobretudo em um nicho tão disputado quanto o das papelarias. 

As datas comemorativas surgem com esse potencial, e é necessário planejamento e atenção na execução das campanhas para garantir o sucesso da empreitada.

Agora que você já sabe quais são as principais datas sazonais ideais para aproveitar no seu negócio, que tal conhecer o catálogo da Tris e investir em produtos de qualidade para a sua papelaria? 

Conheça nossos representantes e se informe. Vamos juntos ampliar os horizontes da criatividade!