Caneta em gel, esferográfica, hidrográfica, nanquim, tinteiro, rollerball, brush pen… São tantos os tipos de canetas no mercado, e com diferentes funcionalidades, que pode até gerar dúvida na hora de adquirir.
Neste artigo, vamos abordar as mais versáteis e comuns no dia a dia, a caneta em gel e a esferográfica. Vamos entender as semelhanças e diferenças, quando cada uma delas é mais adequada e ver algumas dicas de como conservar esse material para tê-lo funcionando bem por muito mais tempo. Vamos nessa?
Quais as características da caneta em gel?
A caneta em gel é um material muito popular entre aqueles que gostam de ousar na hora de escrever e customizar as suas anotações. Como o nome já sugere, o pigmento desse tipo de caneta contém uma espécie de gel em sua composição, o que garante uma escrita mais macia e fluida.
Há uma infinidade de cores disponíveis no mercado, agradando a todos os gostos. Geralmente, usa-se mais as canetas em gel para escrever títulos ou pequenos trechos, e não a escrita longa do dia a dia, já que a tinta demora um pouco mais para secar e pode manchar o papel.
Assim como outros tipos de canetas, ela funciona com o mecanismo de ballpoint, uma pequena esfera na ponta em que um lado fica em contato com a tinta e o outro com a superfície de escrita. Essa bolinha faz com que a dosagem de pigmento liberada seja sempre a mesma.
E da caneta esferográfica?
A caneta esferográfica é uma velha conhecida de todos. Inclusive, quando se fala em caneta, certamente é a esferográfica a primeira que vem à mente. Diferente da caneta em gel, a tinta é à base de óleo, e seca mais rapidamente, o que garante uma escrita mais limpa.
Embora sejam mais comuns em tons preto, vermelho e azul, hoje já existem uma infinidade de cores no mercado.
Como usar caneta em gel e caneta esferográfica
Ambas canetas podem ser utilizadas para escrever, fazer destaques e até desenhar, mas as esferográficas são as mais indicadas para quem é estudante e costuma escrever bastante. Muitas vezes às pressas, como em momentos de provas.
Para fins profissionais, como assinatura de documentos, por exemplo, o uso de caneta esferográfica de tinta azul chega a ser obrigatório.
A secagem da tinta é um fator importante para essa escolha, pois, ao escrever muito, é impossível não encostar a mão no pigmento depositado no papel, podendo causar manchas, a depender do tipo de caneta. Como a tinta à base de óleo seca instantaneamente, o uso da esferográfica é a melhor escolha nesses casos.
Já as canetas em gel são ideais para escrever títulos diferentes, customizar itens de papelaria, fazer destaques nos textos e anotações, escrever trechos menores, ou mesmo criar um sistema de cores para ajudar nas revisões.
Uma boa finalidade para a caneta em gel é a escrita em convites e cartões comemorativos, por exemplo, devido a infinidade de cores disponíveis, além de opções metálicas e com glitter. Muita gente as utiliza para decorar planners e bullet journals também.
Como escolher o tipo de caneta ideal?
Entre a caneta em gel e a esferográfica, a escolha se dará de acordo com o que você costuma fazer no dia a dia. É um estudante? Provavelmente precisará de canetas esferográficas para fazer exercícios e avaliações. Se trabalha em um escritório, a caneta será usada para fazer anotações em reuniões ou para assinar documentos, por exemplo. Em casa elas também são bastante úteis.
Se você é uma pessoa mais artística, criativa e gosta de decorar itens de papelaria, trabalhar com esquemas de cores nas anotações e mapas mentais, ou se interessa por lettering, as canetas em gel oferecem uma infinidade de opções para você soltar a imaginação e dar a sua personalidade ao seu material.
Mas nada impede de se ter e usar canetas de tipos diferentes, elas podem ser complementares, inclusive.
Qual a melhor forma de conservar a caneta em gel e a esferográfica?
Para ter a caneta em gel e a esferográfica funcionando por mais tempo, os cuidados são os mesmos. A tampa da caneta existe para proteger a sua ponta de impactos, que podem estragar a microesfera que distribui a tinta durante a escrita.
A falta da tampa também pode contribuir com a secagem da tinta, sobretudo nas que tem base em gel. Às vezes, a secagem se dá ao redor da esfera, fazendo com que ela fique travada, impedindo o seu uso.
Outra recomendação é guardar as canetas deitadas ou na vertical com a ponta para baixo. Esses produtos costumam vir com um furo na lateral do seu corpo para equilibrar a pressão atmosférica, o que dificulta o vazamento, mas, em alguns momentos, um acidente pode acontecer, manchando o material escolar, as mãos e até as roupas.
Uma última dica é acondicionar o seu material longe de altas temperaturas e umidade extrema. Esses fatores também podem contribuir com a secagem da tinta.
Conheça as canetas em gel da Tris
Tanto a caneta em gel quanto a esferográfica são muito úteis no dia a dia de quem trabalha, estuda ou escreve por lazer. Você pode ter um ou outro tipo, mas o melhor é contar com os dois, aumentando, assim, em muitas vezes as possibilidades que as canetas proporcionam.
Gostaria de algumas indicações de canetas de qualidade? A Tris conta com diversas opções.
Conheça a Tris slide 0,7 mm, a caneta esferográfica que desliza no papel. Além de proporcionar uma escrita confortável, ela tem ponta fina com uma tecnologia protetora, que dá mais resistência. A caneta tem tinta de secagem rápida e está disponível em 8 cores entre básicas (as tradicionais) e fashion.
Para quem gosta de traços médios, há também a versão Tris Slide 1,0 mm. Com uma escrita confortável e fluida, a tinta não borra e a linha conta com 8 opções de cores.
Para aqueles que amam decorar as suas anotações e customizar o caderno, planner ou ballet journal, a Tris tem a linha perfeita: as canetas Gel Effect. Além de serem bonitas e contarem com toda a qualidade e eficiência dos produtos Tris, elas têm ponta de 1,0 mm e estão disponíveis em 4 coleções diferentes: a Metalic, com as cores prata e ouro; a Pastel, com 6 lindas opções de cores suaves; a Neon, com 4 opções de cores vibrantes; e a Glitter, com 7 opções de cores cheias de brilho.
Ótimas dicas, não é? Mas aqui vai uma das melhores: confira o catálogo da Tris, pois há dezenas de outras opções para você se apaixonar. Conheça e experimente os nossos produtos, pois toda descoberta começa com a experimentação.
Clique no banner e saiba onde encontrar a Tris pertinho de você!