Ao gerenciar uma papelaria existem muitos fatores que precisam ser considerados mês a mês e que, ao longo do ano, fazem diferença na hora de contabilizar o fluxo de caixa e o crescimento da empresa. A precificação é um desses fatores!
Precisando de algumas dicas para compreender melhor como fazer a precificação correta dos materiais escolares para que o seu negócio se mantenha financeiramente saudável e com um bom retorno? Então siga com a gente na leitura deste texto.
Precificação no mercado de materiais escolares
De forma resumida, podemos dizer que a precificação é o ato de atribuir valor monetário em um serviço ou produto. Em outras palavras: é colocar preço naquilo que você está vendendo ou oferecendo.
Mas, claro, isso não acontece de maneira aleatória. Chegar ao preço final de um material escolar – ou qualquer outro produto ou serviço – envolve um processo de análise estratégica, que leva em consideração o mercado que você está inserido, o seu próprio negócio e o seu público-alvo.
Uma precificação correta – e satisfatória – é aquela que considera o preço fixado, o valor geral do produto e a margem de lucro da papelaria. Como todos esses fatores flutuam com frequência, é preciso um monitoramento constante a fim de alterar a precificação sempre que necessário (para mais ou para menos).
Os desafios da precificação de materiais escolares
Precificar qualquer produto ou serviço sempre é uma tarefa que envolve reflexão e análise de diferentes fatores. No caso das papelarias, os desafios específicos para precificar materiais escolares dizem respeito sobretudo à variação sazonal e a diversidade de produtos que podem ser encontrados no mercado.
Períodos do ano distintos significam investimentos em materiais escolares também distintos: se no início do ano a lista de materiais escolares garante uma busca por uma ampla gama de produtos, no meio do ano o que vai determinar as compras – e os preços! – são as datas sazonais (como dia dos pais, dia das mães e Páscoa, por exemplo).
Com tanta diversidade de produtos no mercado, o preço também acaba se tornando um desafio. Nessa hora, o que conta é conhecer de perto as marcas com as quais você trabalha, ficar de olho na qualidade dos materiais e sempre considerar as preferências dos clientes.
Dicas para fazer a precificação dos produtos da sua papelaria
Fazer a precificação correta dos materiais escolares não tem nenhum mistério, mas essa tarefa exige atenção, planejamento e monitoramento constantes. Abaixo, listamos algumas dicas para te ajudar a precificar os produtos da sua papelaria de forma estratégica e cuidadosa.
Compreenda os custos envolvidos
O preço final de um produto tem que levar em conta todos os custos envolvidos na operação da papelaria.
Comece tomando nota dos custos de aquisição. Mas fique atento que muita coisa entra em cena neste cenário para além do preço que você pagou ao seu fornecedor: os impostos sobre o produto, o manuseio e o seguro. O custo de aquisição, portanto, é uma média de todos os preços pagos para que esse produto de fato exista.
Dentro dos custos envolvidos também entram outras informações, como os custos operacionais. Isso vale para o transporte para o produto chegar até a sua loja, a distribuição entre diferentes unidades da rede e a ida até o comprador.
Na hora de precificar, não esqueça: os custos “invisíveis” não devem ser descartados!
Faça uma análise dos preços da concorrência
Estudar o mercado e fazer uma análise dos preços das outras papelarias é fundamental. Isso significa estudar mais a fundo não só o preço cobrado pelos seus concorrentes, mas também a quantidade de vendas e quem é a clientela daquele produto.
Com esse estudo você saberá se o preço que você está pensando em cobrar está acima ou abaixo do mercado e como é possível ajustar esse valor estrategicamente, sem prejudicar o lucro da sua empresa.
Utilize métodos e estratégias de precificação
Para facilitar ainda mais o processo de precificação, existem diferentes modelos e estratégias que podem ser aplicadas pelos profissionais.
Um dos métodos mais famosos de precificação se dá pelo markup, que resumidamente consiste no percentual aplicado aos produtos levando em conta todo o custo de produção – dos insumos, da mão de obra, do transporte e de todos os gastos ditos “invisíveis”.
Para calcular o markup, portanto, é preciso considerar as despesas fixas, as despesas variáveis, a margem de lucro e o custo de produção. O resultado será uma precificação justa tanto para você, empreendedor, quanto para a sua clientela.
Outro modelo bastante comum é a precificação pelo valor percebido, onde o padrão é a margem sobre o custo. Aqui, gera-se o preço de custo final e adiciona-se a margem de lucro pretendida pelo estabelecimento. A vantagem dessa estratégia é que a visualização dos lucros torna-se muito mais clara para os empreendedores.
Utilize ferramentas e tecnologias
O processo de precificação também pode ser aprimorado com a utilização da tecnologia, cada vez mais frequente no nosso dia a dia de trabalho e gestão. Se podemos facilitar esse processo com a ajuda de ferramentas e softwares estratégicos, por que não fazer isso?
Para uma precificação mais inteligente, você pode contar com ferramentas como o Predify, o Pricefx, o Competera e a Valora. Com interfaces relativamente simples, essas plataformas prezam pela facilidade na hora da aplicação e utilizam inteligência artificial para refinar ainda mais os dados compartilhados.
Um passo a mais para simplificar a sua vida e impulsionar o seu negócio.
Uma boa precificação, um retorno ainda melhor!
Para além da simples atribuição de valores a produtos ou serviços, a precificação é uma tarefa que exige atenção e estratégia. Uma papelaria de sucesso é aquela capaz de precificar seus materiais escolares de forma honesta e rentável, levando sempre em conta os princípios básicos da lucratividade.
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