Você conhece o fichário, uma opção ao caderno para quem está na escola ou faculdade? Nos anos 2000, esse item era uma febre entre os estudantes, todo mundo queria um fichário com as folhas decoradas, com temas de seus personagens ou personalidades preferidos, ou mesmo com suas próprias customizações.
O tempo passou e o fichário voltou com tudo! Não só porque é um material legal de ser ter, mas porque pode ser prático e contribuir com a organização, algo muito importante de se cultivar para quem está sempre tendo que lidar com muitas anotações nas aulas.
Se você não conhece, vamos falar um pouco sobre o fichário e daremos algumas dicas de como deixá-lo com a sua cara.
Afinal, o que é o fichário?
Antes de tudo, você viu que falamos do sucesso do fichário nos anos 2000, certo? Mas esse material é mais antigo do que se pensa. Atribui-se a sua criação ao alemão Friedrich Soennecken, em 1886. Ele teria criado o fichário para melhorar a organização dos seus arquivos. De fato, esse item é muito útil para o mundo corporativo, mas o seu principal uso atualmente é o escolar.
O fichário é uma opção ao tradicional caderno, ele é composto por um corpo que se assemelha a uma pasta, com duas ou mais argolas em seu interior, onde as folhas de papel ficam encaixadas. O material que compõe o corpo do fichário pode ser diverso, assim como os modelos, os temas, os tamanhos e os feixes.
Dica: Aprendizagem criativa: conheça os benefícios de pensar brincando
Fichário ou caderno: quais as diferenças?
A principal diferença entre o caderno e o fichário é que no segundo há a possibilidade de retirar folhas usadas e colocar novas no lugar. Você pode usar apenas a quantidade de papel necessária para um período e guardar o refil para quando elas terminarem, em vez de carregar um caderno de 200, 400 folhas.
Além disso, há maior possibilidade de customização também. Seja comprando blocos de folhas com temas da sua preferência ou mesmo fazendo a sua própria arte. Alguns fichários permitem até mesmo trocar a capa sempre que você tiver vontade.
Há ainda modelos que dispensam a necessidade de estojos, por exemplo, pois contam com compartimentos para alocar lápis, borracha, canetas, apontador, lápis de cor, marcadores e mesmo bloquinhos de notas.
Quais as vantagens de usar o fichário?
As principais vantagens de usar um fichário são a praticidade, organização e a personalização que esse produto oferece.
Como ele não possui um limite de folhas (ou mesmo divisórias pré-estabelecidas), é você quem determina o seu tamanho, a sua capacidade e as diferentes separações (por área, por assunto, por data) que ele vai ter. O controle está nas suas mãos!
Como você pode tirar as folhas velhas e colocar folhas novas no momento em que desejar, o fichário se torna um item de estudo ou de escritório que possui um ótimo custo-benefício. Ao invés de ficar adquirindo novos cadernos a cada semestre, basta adicionar novas folhas e, se quiser, catalogar e guardar as antigas em pastas.
Com um fichário, é fácil manter a organização em dia. Folhas espalhadas por diferentes cômodos ou empilhadas na mesa do escritório têm os dias contados. Basta separar alguns minutos da sua rotina para separar e categorizar as folhas e documentos nas suas divisórias específicas e você nunca mais perderá seu tempo procurando aquilo que precisa.
Quais as diferenças entre o fichário e o caderno inteligente?
Você já ouviu falar no caderno inteligente? Essa tendência chegou ao Brasil por volta de 2014 e desde lá vem conquistando vários adeptos. Resumidamente, podemos definir o caderno inteligente como um caderno de argolas que permite a adição de folhas, blocos de notas e divisórias.
Parece com um fichário, não é mesmo? Pois é, mas apesar da semelhança na funcionalidade, cada um deles guarda suas características próprias. O caderno inteligente costuma ser feito de forma artesanal e suas folhas são de uma gramatura mais elevada (entre 90g e 120g).
Além disso, ele pode ser encontrado em diversos tamanhos. Seu uso tem uma pegada mais vintage e ainda mais personalizada que o fichário. Isso, claro, também reflete no seu preço. Enquanto o fichário é um produto com ótimo custo benefício, o caderno inteligente custa mais caro e tem uma durabilidade mais baixa.
Como usar o fichário?
Como talvez você esteja buscando uma opção ao caderno, a essa altura você já sabe que um dos usos principais do fichário é para fazer anotações das aulas, atividades e resumos. Mas separamos algumas dicas interessantes para comentarmos aqui.
Tenha uma pasta auxiliar
Como as folhas podem ser retiradas, é preciso tomar cuidado para não perder as suas anotações ou tirá-las da ordem. Assim, uma dica é manter uma pasta classificadora em casa, onde você poderá armazenar as folhas usadas na ordem em que foram retiradas do fichário. Dessa forma, você poderá consultar as suas anotações de forma organizada sempre que precisar.
Crie divisórias para as matérias
No fichário, as folhas são compradas em blocos para reposição, uma espécie de refil. Por isso, não há divisórias para as matérias, o que pode dificultar a busca pelas anotações de determinado assunto. A dica é você mesmo criar divisões para as disciplinas. Isso pode ser feito com folhas A4 customizadas ou outro material de sua preferência. Você também encontra itens com essa funcionalidade em algumas papelarias.
Use como um planner
Como dissemos antes, há fichários de todos os tamanhos e modelos. Se você gosta de trabalhar com planners ou bullet journals, um fichário de tamanho menor pode ter essa funcionalidade. É só customizar de acordo com as suas necessidades.
Se você preza por praticidade, uma outra opção é adicionar uma divisória para planner ou bullet journal em seu fichário escolar. Assim você tem tudo em um lugar só.
Dicas para personalizar o fichário e deixá-lo a sua cara!
Personalize a capa do fichário
A depender do fichário, você pode trocar a capa sempre que quiser. Alguns modelos têm uma espécie de bolsa de plástico em que você insere e retira fotos ou desenhos com facilidade.
Se esse não for o seu caso, você ainda pode usar papel contact para cobrir a sua capa. Você escolhe o desenho da sua preferência e é só colar sobre o seu fichário.
Ainda há a possibilidade de fazer colagens criativas, usar washi tapes, usar contact em branco para criar os seus próprios desenhos e tudo mais que a sua imaginação mandar.
Adicione diferentes tipos de folhas
Imagina se com um caderno você pode ter folhas com diferentes designs, além de páginas lisas, pautadas e quadriculadas. Com o fichário é possível. Você pode colocar uma quantidade de folhas sulfite e quadriculadas no final dele e realocá-las entre as pautadas sempre que precisar, elas são úteis para fazer mapas mentais, diagramas, desenhos em disciplinas como biologia, por exemplo, entre outras possibilidades.
Decore as páginas
O que mais pode deixar o fichário com a sua cara do que folhas personalizadas? Você pode transformar o papel básico em algo totalmente com a sua personalidade. Abuse de canetas coloridas, marca-textos, lápis de cor, adesivos e técnicas de lettering e desenhos. Busque por inspiração no Instagram e no Pinterest. Certeza que muitas ideias irão surgir em sua mente.
Faça divisórias criativas
Já falamos da importância das divisórias para o fichário, e mesmo elas podem ter o seu jeitinho. Seja com papel sulfite ou outro mais encorpado, como o cartão ou cartolina, abuse da criatividade, vale até mesmo pintura. Já imaginou uma arte em aquarela como divisória do seu fichário?
Adicione folhas de calendário e planejamento
Como dito antes, você pode acoplar folhas ou reservar uma seção para servir de planner, bullet journal ou agenda em seu fichário. Isso vai reunir tudo em um mesmo lugar, facilitando a consulta sempre que for preciso. Vale colocar um calendário também, para estar atento às datas e não perder os prazos.
Três materiais que vão te ajudar na personalização do seu fichário
Para deixar o seu fichário com a sua cara, é possível personalizá-lo com a ajuda de itens simples e práticos. Veja alguns produtos que certamente você tem em casa (e se não tiver, basta dar uma passadinha na papelaria mais próxima em busca da Tris!):
Canetas
Seja para escrever ou para decorar, as canetas são o item número um nos escritórios ou na mochila dos estudantes. Para usar no dia a dia e fazer as anotações básicas, as canetas esferográficas de tinta azul ou preta são a melhor opção, pois chamam a atenção sem distrair.
Caso você queira colocar um pouco mais de diversão na sua escrita, pode optar pela Caneta Happy da Tris. Seu corpo apresenta estampas coloridas e descoladas, mas sua tinta é azul com um traço super macio. Além disso, sua ponta é de 0.7mm, o que torna a escrita ainda mais confortável!
Notas autoadesivas
As notas autoadesivas são uma boa opção para escrever pequenos lembretes que podem ser colados (e descolados) nas páginas do fichário. Elas também servem para marcar aquela página importante que não pode ser esquecida.
A nota autoadesiva Holic Cosmos conta com quatro cores não tradicionais, que são o preto, azul, amarelo e roxo. Para trazer um pouco de magia ao seu fichário!
Marcador de página
Mesmo com as divisórias que ajudam na hora da organização do seu fichário, muitas vezes acabamos nos perdendo em meio a tanto papel e tanta informação condensada em um só lugar. Ainda bem que existem os marcadores de página!
Compacto e divertido, o marcador de página autoadesivo decorado Holic Pop possui 5 lindas cores em neon com estampa em poá e aceita escrita. Para decorar, anotar e organizar!
Seu fichário, suas regras!
Prático, versátil e totalmente personalizável, o fichário tem tudo para ser um dos seus itens mais queridinhos! Se você procura um jeito de manter seus papéis mais organizados mas também quer ter total controle de como se dá essa organização, aposte no fichário.
Gostou das dicas que encontrou nesse texto? Então fique sempre atento ao nosso blog e aos seus conteúdos e não deixe de visitar o site da Tris para conhecer uma extensa gama de produtos coloridos, divertidos e funcionais.
E não deixe de clicar no banner, assim você descobre onde encontrar a Tris perto de você!