Versátil, lúdico e com um bom custo benefício, o giz de cera é um material artístico que agrada adultos e crianças. Para trabalhar a autonomia e a criatividade dos pequenos em idade escolar ou para auxiliar na criação de desenhos mais elaborados, ele faz a diferença.
Quer saber mais sobre o giz de cera e conhecer algumas atividades simples que vão te ajudar a se familiarizar e desenhar melhor com esse material? Então vem com a gente na leitura desse pequeno artigo!
Sobre o giz de cera
O giz de cera é um material artístico e lúdico composto por uma cera (como a parafina) e vários pigmentos que conferem suas cores vibrantes. Esses pigmentos podem ser naturais ou sintéticos (e, claro, isso também influenciará no preço final deste material).
Quando surgiu – em algum momento perto de 3 mil a.C. – o giz de cera era feito de outra maneira: misturava-se cera de abelha e pigmentos naturais até se obter uma massa mais sólida capaz de ser utilizada na pintura.
Apenas séculos mais tarde, em 1910 d.C., que esse material teve sua fórmula modernizada: o francês Nicolas-Jacques Conté desenvolveu a base para a produção dos lápis atuais através de uma mistura de grafite e argila.
A fabricação do giz de cera, apesar de variar de marca para marca, possui um padrão no seu processo. O primeiro passo consiste no derretimento da cera, a parafina incolor.
Em seguida, os pigmentos em pó são adicionados à cera derretida; para cada cor (mais ou menos opaca, mais ou menos saturada) e cada tipo de giz, utilizam-se pigmentos distintos e em quantidades variadas.
Para finalizar, o giz é moldado; essa última etapa pode ser realizada de modo mecânico (com um molde de aço refrigerado) ou artesanal.
Leia também: 3 dicas infalíveis para criar um cartaz
Principais tipos de giz de cera
Na mão dos pequenos e nas listas escolares o giz de cera que aparece geralmente é o convencional. Porém, há outras opções que podem ser encontradas em casas de materiais ou papelarias.
Convencional
O giz de cera convencional tem a ponta mais fina e oferece um desenho macio, que desliza pelo papel. Com ele, você consegue um desenho mais grosso com cores intensas. Por apresentar um formato robusto, é ideal para ser usado por crianças pequenas, que possuem mãos menores e menos destreza ao segurar objetos.
Pode ser encontrado facilmente e por um preço bastante justo, mas é preciso atenção: como é feito inteiramente de cera, quebra fácil!
Retrátil
O giz retrátil possui como diferencial o seu corpo, revestido de plástico. Assemelha-se, portanto, a uma caneta de giz de cera. Por causa dessa característica dura mais tempo, já que é resistente a quedas. Por ser retrátil, permite o controle do tamanho de sua ponta.
Jumbo
Como o nome já diz, o giz de cera jumbo se destaca pelo seu tamanho. Por possuir um corpo muito mais grosso que o do lápis convencional, costuma ser mais resistente. É um bom aliado, portanto, das crianças e das pessoas mais descuidadas. Seu traço é grosso e funciona bem para preencher desenhos.
Mega gel
O giz de cera Mega Gel da Tris encanta dos pequenos aos crescidos! Semelhante ao giz de cera, possui textura ultra macia aliada a cores vibrantes. Além de possuir uma excelente cobertura de cor e ser aquarelável, possui um delicioso cheirinho que não lembra nada a usual parafina.
Perfeitas para as mãozinhas pequenas das crianças, é ideal para caprichar nos desenhos e deixar a criatividade fluir. Pode ser encontrado em três lindas versões: tradicional, metálico e pastel.
Como utilizar o giz de cera
Por ser um material artístico versátil, o giz de cera pode ser utilizado em várias superfícies e de diferentes modos. Vamos falar de alguns?
Uso infantil
Não é difícil encantar uma criança com o uso do giz de cera: ofereça a ela uma folha sulfite branca e algumas cores de giz que a imaginação vai se encarregar de fazer o seu trabalho. O desenho livre, portanto, é a primeira e mais simples maneira de incentivar a veia artística de uma criança, independente da sua idade.
Assim que a criança já começa a se dar conta do mundo ao seu redor, ela é capaz de imitar outros desenhos ou ser direcionada a desenhar aquilo que vê, pensa ou sente. Nesse momento ofereça um giz com formato mais grosso, para facilitar a pega e o movimento dos pequenos.
Outra boa dica é oferecer um desenho já pronto, com formas delimitadas, que possa ser colorido pelos pequenos. Isso o ajuda na tarefa ingrata de respeitar os limites dos traços, além de incentivar na escolha das cores que correspondem, no dia a dia, a cada objeto.
Perceba que uma simples hora de brincadeira com giz de cera e papel faz com que várias habilidades sejam desenvolvidas pela criança. Não é só sua imaginação quem trabalha, mas ela também desenvolve as noções de espaço e profundidade e sensibiliza a sua percepção. Só vantagens, não é mesmo?
Uso escolar
Além do uso infantil, o giz de cera é muito solicitado para o uso escolar. Você já deve ter visto esse item aparecendo na lista de material solicitado pelas escolas. Por ter um preço bastante acessível e muitas opções de cores, o giz figura como opção certeira para as atividades artísticas realizadas pelos alunos.
De forma a instigar a autonomia e as particularidades de cada aluno, os professores costumam estimular o uso do giz de cera de modo livre associado a outros materiais artísticos. Lápis de escrever, borracha, canetinhas coloridas e lápis de cor formam um time interessante em usos diversos: desenhos em papel, colagem e recortes, escrita em cartolina e pintura em tecidos.
Atividades com giz de cera para conhecer e experimentar!
Agora que já falamos das principais características e usos do giz de cera, que tal ficarmos por dentro de algumas atividades diferenciadas para conhecer e experimentar esse material?
Use um papel preto como base
Uma maneira super criativa de utilizar o giz de cera é usando um papel preto como superfície. Mas preste atenção: para que o efeito funcione, o ideal é desenhar no papel preto com algum giz de cera de tonalidade mais clara ou pastel. Afinal, você quer que a cor apareça!
Pintura com superfície em relevo
Outra atividade super divertida com o giz de cera consiste em fazer pinturas com superfícies em relevo.
É bem simples: pegue algum item que possua um relevo (como a parte interna do papelão, a parte interna de uma folha de árvore ou uma moeda), coloque uma folha branca sulfite em cima desse item e, para finalizar, passe o giz de cera em cima da folha sulfite. Crianças adoram essa atividade!
Mistura de cores
Vamos tentar criar novas cores? Para isso, basta utilizar duas ou mais cores diferentes sobrepostas no papel. Vá misturando e testando, sem medo do resultado. Quer um laranja? Misture vermelho e amarelo. Quer um verde mais pastel? Misture azul, amarelo e branco. As opções são muitas e só dependem da sua imaginação!
Esfumar
Outra técnica simples, que pode ser feita por qualquer um. Após pintar o seu desenho com giz de cera, passe um pedaço de pano ou de algodão por cima, esfregando delicadamente com movimentos circulares. Isso vai espalhar o giz de cera e criará o efeito esfumaçado que tanto gostamos.
Desenhar e colorir é com a Tris!
Agora que não há mais dúvidas sobre a versatilidade e a praticidade do giz de cera, está na hora de colocar a mão na massa e testar as sugestões de atividades divertidas que trouxemos para você.
E para isso, nada melhor que entrar no site da Tris e escolher os produtos perfeitos para deixar a criatividade fluir. Desenhe, brinque e divirta-se!
Clique no banner para descobrir onde encontrar os produtos da Tris pertinho de você!