Muito populares no passado, sendo usados desde o estilo rococó, no século XVIII, passando pela Era de Ouro de Hollywood, no início do século XX, até a moda dos anos 1950, os tons pastéis voltaram com tudo e são tendência no vestuário, na decoração, no mercado de embalagens e nas artes.
Isso se deve às sensações promovidas pelo uso dessas cores no design, imprimindo leveza, frescor, alegria e positividade. Ou seja, bem-estar.
Quer saber um pouco mais sobre os tons pastéis e poder utilizá-los em suas experimentações artísticas? Então fica com a gente!
O que são os tons pastéis ou candy colors?
Você lembra do círculo cromático que a gente aprendeu na escola? Se sim, você deve saber que são três as cores primárias: vermelho, azul e amarelo. Também deve saber que a mistura dessas cores dá origem às cores secundárias: roxo (vermelho com azul), verde (azul com amarelo) e laranja (amarelo com vermelho).
Os tons pastéis têm origem nas cores primárias e secundárias do círculo cromático, sendo obtidos ao serem misturadas com o branco, que dá uma suavizada na intensidade da cor original, produzindo um aspecto lavado e uma sensação de leveza.
Esses tons também são conhecidos como candy colors, que na tradução livre seria algo como “cores de doces”. Isso porque eles lembram a pigmentação suave de sorvetes e algodão doce, por exemplo. E quem não fica alegre com guloseimas, não é mesmo?
Principais tons pastéis e suas características
A gente sabe que há uma infinidade de cores além das primárias e secundárias, e os tons pastéis podem ser obtidos a partir de todas elas. Mas há aqueles que são mais conhecidos e mais comumente utilizados em materiais de arte e design.
Vamos falar agora sobre alguns deles e o que transmitem ao serem utilizados na moda, na arte e no design, levando em conta a psicologia das cores.
Amarelo pastel
O amarelo é uma das cores quentes do círculo cromático. Ela transmite calor, destaque, energia e diversão. O amarelo pastel continua transmitindo essas sensações, mas de uma forma mais suave e acolhedora.
Azul bebê
O azul bebê é um dos tons pastéis mais conhecidos e fortemente utilizados. Como o nome já diz, ele é muito associado a bebês, por transmitir a sensação de tranquilidade e serenidade.
No entanto, essa cor tem sido muito usada na moda e em peças de design com fins profissionais, por evocar também a sensação de confiança e segurança. Em desenhos, esse é um tom muito usado para pintar objetos de segundo plano, como o céu, por exemplo.
Rosa bebê
O rosa bebê por muito tempo foi associado à delicadeza e feminilidade, sendo muito utilizado em vestuário feminino. Mas, hoje, essa cor está muito presente também no vestuário masculino, em peças como camisas polo ou terninhos mais modernos. No design e na arte, é uma cor utilizada para criar um clima mais romântico.
Lilás
É comum confundir as cores violeta, roxo e lilás. Essa última se destaca das demais por ser um tom pastel. Assim como o rosa, o lilás também é tido como uma cor que evoca feminilidade, sendo utilizada como uma alternativa à primeira.
O lilás também imprime a ideia de primavera, leveza e alegria, sendo muito usada em artes que visam representar um clima de comemoração.
Verde menta
A cor verde traz à mente a significação óbvia da natureza. O mesmo ocorre com o verde menta. A diferença é que esse tom pastel remete também à sensação de tranquilidade, de crescimento, renovação e as propriedades calmantes da natureza.
Bege
Obtido a partir da mistura do rosa bebê com tons terrosos, o bege é uma cor suave e neutra. É o tom ideal a ser usado quando se quer imprimir aconchego. Essa cor também é utilizada para representar a sofisticação.
Dica: Bullet journal: ideias para fazer o seu
Como combinar os tons pastéis?
No geral, tons pastéis costumam combinar entre si. Por exemplo, o rosa pastel e o lilás tem bastante afinidade, sendo muito utilizados juntos em vestuário ou composições artísticas, como em pinturas infantis ou que visam transmitir doçura. O rosa também harmoniza bem com tons neutros como branco e bege.
Com o amarelo pastel, se você quiser imprimir energia, entusiasmo, dinamismo, um laranja pastel pode ser uma boa pedida. Já se a intenção é remeter a calma, tranquilidade, como um dia no parque, o verde pastel pode ajudar nessa tarefa.
O amarelo com azul bebê traz a sensação de frescor e delicadeza, e elas são cores complementares, o que significa que estão em lados opostos do círculo cromático. Sendo assim, essa é também uma das dicas: cores complementares harmonizam bem.
O azul pastel ainda fica bem com cores como bege, verde menta e tons terrosos.
Tons pastéis também podem ser combinados com cores vibrantes. Nesse caso, uma boa pedida é unir tons da mesma família, ou seja, aqueles que estão logo ao lado no círculo cromático: amarelo pastel e laranja vibrante, azul bebê e verde vibrante, entre outros.
Inspire-se com os produtos de tons pastéis da Tris!
A Tris conta com diversos produtos em tons pastéis para que você possa experimentar em seus desenhos, pinturas, lettering ou mesmo para destacar trechos em textos na hora de estudar, já que os tons pastéis, diferentemente das cores saturadas, cansam menos a visão.
Algumas linhas disponíveis são:
- Lápis De Cor Mega Soft Color: disponível em 12 cores, o Lápis Mega é feito de madeira e possui traço super macio, corpo triangular e excelente cobertura!
- Hidrocor Ponta Fina Mega Hidro Color: As canetinhas Mega estão disponíveis em 12 tons pastéis e possuem ponta que não afunda. A tinta é lavável, possui pegada triangular e fica até 72h destampada sem secar.
- Lápis Rainbow: O Rainbow é um lápis de cor tamanho jumbo, com corpo hexagonal em madeira que encaixa na mão. Possui mina grossa de 5,5mm que evita a quebra.
- Giz retrátil Mega gel: O Mega Gel é um giz de traço macio e com corpo plástico ergonômico que facilita a pegada. É retrátil, então não suja nem o estojo nem a mão, além de ser resistente à quebra.
- Tris Vibes: Com cores super pigmentadas, textura ultra macia e cobertura intensa, o lápis de cor Vibes tons pastel possui o corpo redondo e é feito de madeira reflorestada. Acompanha um lápis graduado 6B.
- Marca Texto Balinha: Da linha Holic Fofurices, o marca texto mini Balinha possui ponta dupla e formato de bala. São 2 lindas combinações de 3 marca-textos em conjunto de acetato.
- Marca Texto Flash: Com estampa floral metalizada super fofa e uma ponta chanfrada que permite traço fininho e grosso, o marca texto Flash não borra e é ótimo para todos os tipos de papel!
Conheça esses e muitos outros produtos no nosso site. Com a Tris, são infinitas as possibilidades de criar e se divertir. Encontre os nossos produtos em sua cidade clicando no banner.