Inktober: conheça o conceito e entre na brincadeira!

Conheça o Inktober e descubra como participar desse desafio que engaja artistas amadores e profissionais do mundo todo!
Tempo de Leitura: 5 minutos

Criatividade, força de vontade e muito, mas muito aprendizado. Faz 15 anos que um desafio pessoal criado pelo ilustrador Jake Parker tornou-se febre mundo afora e passou a conquistar ilustradores, designers, desenhistas e artistas amadores. O Inktober é sucesso e você não vai querer ficar de fora dessa brincadeira!

Vamos juntos conhecer mais sobre esse projeto que desafia todo mundo a passar o mês de outubro praticando os seus traços? Descubra as principais regras do desafio e aprenda como funciona o Inktober!

O que é Inktober?

Lá em 2009, muitos anos atrás, o ilustrador e quadrinista Jake Parker decidiu que queria aperfeiçoar suas habilidades no desenho – neste caso, utilizando especificamente o nanquim. Assim, se propôs um desafio: passar o mês inteiro de outubro desenhando. Todo dia, um desenho novo e diferente.

Ao postar seu desafio pessoal na internet, o projeto acabou viralizando e ganhou o nome Inktober: “ink” significa tinta ou nanquim e “tober” é uma abreviação para o mês de outubro. De lá para cá, o desafio se mantém firme e popular, servindo como uma brincadeira divertida para aqueles que querem mostrar o seu trabalho enquanto se desafiam a fazer coisas novas todos os dias.

Mas exatamente como funciona o Inktober? É bem simples! No site oficial do projeto, as regras para a participação são expostas: basta fazer um desenho com caneta, postar em qualquer rede social, marcar a postagem com as hashtags #inktober e repetir esse processo em todos os dias de outubro. 

Essas regras, entretanto, não são fixas. Afinal, a ideia é incentivar a galera a desenhar, melhorar sua técnica artística e, claro, se divertir. 

Então não é preciso ser tão rígido! Tem gente que prefere adaptar o desafio para algo menos clássico e postar 1 desenho por semana durante todo o ano, por exemplo. E tem gente que começa e acaba desistindo. Não tem problema! O importante é aproveitar o momento para aprender e se aprimorar.

Ao longo dos anos, o desafio foi evoluindo e contando com a participação de cada vez mais adeptos – inclusive, de nomes renomados, como do desenhista coreano naturalizado americano Jim Lee. 

Principais temas e desafios do Inktober

Todos os anos, o site oficial do desafio divulga uma lista de tópicos para serem abordados nos desenhos daquele mês de outubro. Obviamente estas temáticas não são obrigatórias de serem seguidas, mas tornam a adesão do público mais divertida!

Essa famosa lista (conhecida como Prompt List), além disso, serve para ajudar os participantes a se guiarem durante aquele tempo e compartilharem seus pontos de vista com seus colegas de desafio. Isso cria um senso de comunidade e um incentivo a mais para se manterem motivados e criativos.

Todos os anos os temas mudam. A primeira lista oficial foi divulgada em 2016 e, desde lá, é só acessar o site do evento para conferir a temática do ano vigente. Aranhas, mapas, sonhos, monstros, cadeiras, peixes e calçados: tem de tudo para treinar o traço e praticar novas técnicas.

Criança pintando com aquarela

Vale a pena participar do Inktober?

Se você ainda está procurando os benefícios de participar do Inktober, vamos te ajudar! 

Assim, de cara, a principal vantagem de se engajar em um movimento que exige a prática diária do desenho é a melhoria das habilidades envolvidas nessa arte. Praticando com constância conseguimos desenvolver o nosso traço próprio, descobrir nossos pontos fracos e treinar diferentes perspectivas.

Além da perspectiva de autoconhecimento e da ampliação da técnica, o formato do Inktober propicia um desenvolvimento através da possibilidade de feedback dos parceiros de desafio – os colegas de redes sociais! Afinal, uma ótima maneira de se sentir motivado é através do compartilhamento de experiências, não é mesmo?

Essa troca tão direta, muitas vezes, acaba criando uma comunidade online de artistas com objetivos e desejos semelhantes, que se apoiam e compartilham ideias, dicas, informações e temores. Um laço a mais para te manter firme e forte no desafio!

Dicas para se preparar para o Inktober

Para participar do Inktober não há muito mistério. Basta desenhar e postar! Mas para que a sua experiência com o desafio seja mais rica, divertida e motivadora, separamos algumas dicas simples. Olha só!

Comece escolhendo seus materiais. Não é necessário um grande investimento: foque naquilo que você já tem em casa e compre alguns poucos produtos básicos de qualidade. Embora o ink do Inktober indique o uso de tintas, você pode utilizar outros materiais – inclusive o seu computador para a pintura digital.

Uma boa caneta preta de ponta fina, um estojo com lápis de cor e alguns marcadores já garantem um bom resultado. E não esqueça do papel: investir em um papel com gramatura maior pode fazer diferença na hora de desenhar todos os dias.

Como os temas são divulgados com antecedência pela lista oficial do desafio, prepare-se antes. Planeje os seus desenhos e se divirta buscando referências variadas. Aproveite o mês de outubro para ser criativo e fugir um pouco do lugar-comum!

Garota sentada à escrivaninha escolhendo lápis de cor em primeiro plano

Evitando armadilhas comuns durante o Inktober

Passaram-se alguns dias do Inktober e você sente que está precisando de uma nova onda de motivação? Esse é um dos obstáculos mais comuns enfrentados por quem decide enfrentar essa jornada.

Mas calma: respire. O bloqueio criativo é comum no mundo artístico! Talvez seja o momento de não se cobrar tanto e procurar inspiração nas coisas do cotidiano e nas postagens de outros artistas participantes. E lembre-se: feito é melhor que perfeito.

Se o problema for a falta de tempo, você pode tentar organizar a sua rotina melhor e, novamente, evitar a cobrança em excesso. Não tem problema pular um ou outro dia do desafio para recuperar o fôlego. O objetivo geral do projeto é incentivar o hábito de desenhar, mas sem que isso se torne um peso ou um problema.

Desafios criativos: uma oportunidade para aprender

O Inktober vai além de um mero desafio: ele é um projeto que movimenta milhões de pessoas. Em 2022, 25 milhões de participantes de mais de 195 países entraram na onda e divulgaram seus desenhos no mês de outubro. Uma comemoração cultural e artística que celebra, divulga e incentiva o hábito de desenhar.

E você, preparado para encarar o Inktober 2024 e compartilhar a sua arte com o mundo? Então aproveite para entrar no site da Tris e conferir os produtos perfeitos para deixar esse desafio ainda mais divertido! 

E não esqueça de clicar no banner para ver onde encontrar a Tris perto de você!

Empresa de itens de papelaria Tris