O mês de agosto está chegando e com ele vem junto uma ótima oportunidade para se destacar no segmento de papelaria: o Dia do Estudante. Data que celebra a importância dos estudantes e da educação na construção de um futuro mais consciente, esse dia é mais um momento interessante para se aproximar do público-alvo.
Continue a leitura do texto e compreenda porque é tão importante usar as datas comemorativas a seu favor, além de descobrir dicas práticas para organizar a sua papelaria para o Dia do Estudante!
História e importância do Dia do Estudante
O Dia do Estudante é comemorado no Brasil em 11 de agosto. Apesar de não ser feriado – o que significa que as aulas escolares acontecem normalmente –, essa data é motivo de comemoração por parte de professores, educadores, pais, estudantes e pelo segmento de papelaria e livraria.
A data comemorativa tem sua origem bem lá atrás, ainda na época do Brasil Império. Em 11 de agosto de 1827, Dom Pedro I autorizou a criação dos primeiros cursos superiores de Direito no nosso país. Ali, surgiu a inspiração para o Dia do Advogado, celebrado na mesma data do Dia do Estudante.
100 anos mais tarde, em 1927, um jurista chamado Celso Grand Ley propôs a ampliação da data: além de celebrar a criação dos cursos de Direito, agora englobaria os estudantes de todos os cursos. E é assim que surgiu o Dia do Estudante no Brasil!
Internacionalmente, essa data é comemorada no dia 17 de novembro e pretende relembrar a resistência estudantil contra a invasão nazista da antiga Tchecoslováquia em 1939.
Por que é importante as papelarias se prepararem para o Dia do Estudante?
Não dá para ignorar: as datas comemorativas são uma ótima oportunidade para o segmento de papelaria. É o momento de fortalecer a relação com os clientes e aumentar as vendas através de uma preparação adequada, que considere desde as campanhas de marketing até o estoque da loja.
As datas sazonais, como o Dia dos Estudantes, podem garantir um maior fluxo de clientes se a papelaria souber aproveitar o embalo da comemoração. Uma decoração mais temática – seja no site, seja na loja física –, o enfoque a certas categorias de produtos e uma comunicação direcionada fazem o diferencial para o aumento das vendas.
Dicas práticas para organizar sua papelaria para o Dia do Estudante
Para organizar a sua papelaria para o Dia do Estudante, separamos algumas dicas simples e práticas que vão facilitar o processo e garantir que as chances de aproveitar essa data sejam adequadamente contempladas. Vem com a gente!
Organize seu estoque com antecedência
Toda data temática possui itens que saem em maior quantidade. Assim, para aproveitar melhor as vendas do Dia do Estudante, é preciso identificar quais são os produtos mais procurados na sua papelaria.
A partir disso, é possível prever a demanda e garantir que todos os produtos essenciais estejam disponíveis para atender às necessidades dos estudantes. E não esqueça: aposte em sortir as categorias dos materiais comprados – apesar da qualidade ser imprescindível, todo cliente gosta de ter opções diferenciadas à mão.
Crie promoções especiais e kits estudantis
Quem busca realizar compras nas datas sazonais certamente procura por uma boa promoção. Pensando nisso, crie uma campanha do Dia do Estudante que englobe itens promocionais para atrair estudantes e seus pais. Uma ideia interessante é fazer um preço especial naqueles produtos que estão parados no estoque há algum tempo.
Outra dica é criar kits estudantis com os produtos mais procurados pelos alunos e pelos professores. Além do bom custo-benefício para o cliente, você incentiva a compra de múltiplos itens e agrega no valor final.
Aproveite o marketing digital para promover o seu negócio
Não tem como fugir da era digital! E as papelarias precisam estar antenadas ao uso das redes sociais para fazer delas suas aliadas na hora de atrair mais clientes e, claro, divulgar ofertas e promoções.
Para o Dia do Estudante, planeje postagens alinhadas com a estética e os princípios da empresa, e que conversem diretamente com o seu público-alvo. Tente fazer das interações virtuais mais do que uma simples ação, mas uma experiência.
E lembre-se: seu site e suas redes sociais servem como uma vitrine virtual; se ela estiver atraente e convidativa, mais potenciais clientes virão até você!
Tente parceria com escolas e instituições
O Dia do Estudante também traz a possibilidade de investir em parcerias com escolas e outras instituições de ensino para promover os produtos da sua papelaria. Considere entrar em contato com colégios e faculdades para oferecer propostas atraentes para ambos os lados.
Criatividade e inovação na oferta de produtos
Uma receita que nunca falha na hora de chamar a atenção do público é abusar da criatividade. Pode ser na hora de expor os produtos nas redes sociais ou de montar a vitrine da loja física.
Quer surpreender ainda mais e se diferenciar da concorrência? Faça uma decoração personalizada na loja e, quem sabe, ofereça pequenos brindes: pode ser um adesivo comemorativo da data ou até mesmo um cafezinho. O que conta é a experiência de compra!
A importância de estar preparado e fazer diferença com a Tris!
O Dia do Estudante é uma oportunidade para tornar o mês de agosto ainda mais rentável e fidelizar uma nova clientela para a sua papelaria. A dica principal é simples: esteja preparado para a chegada desta data comemorativa!
Antecipe as compras do seu estoque, crie uma campanha de marketing digital alinhada com os seus princípios, invista na criatividade para se destacar dos concorrentes e busque sempre criar uma experiência que leve em consideração todos os passos do processo de compra.
E que tal contar com os produtos da Tris para fazer a diferença no Dia do Estudante? Entre no nosso site para conhecer os nossos produtos e converse com um de nossos representantes. Juntos podemos fazer com que essa data tenha ainda mais motivos para ser comemorada!