Provavelmente, você já usou uma canetinha hidrocor nas atividades de arte durante a infância, talvez para contornar os seus desenhos. Ou seja, esse material é um velho conhecido.
Mas o que você pode não saber é como o hidrocor funciona, quais são os tipos disponíveis no mercado, quais são as melhores formas de manuseá-lo e conservá-lo, e como podemos utilizá-lo para além das atividades escolares.
Tudo isso você encontra neste artigo da Tris. Vem com a gente!
Afinal, o que é o hidrocor?
As canetas são um dos itens de arte e papelaria com maior variedade de tipos, e o hidrocor, ou caneta hidrográfica, é uma delas. Mesmo o próprio hidrocor também é dividido por tipos, mas isso nós veremos mais à frente.
Quanto às suas características, o hidrocor é composto por um corpo, geralmente de plástico, podendo ser cilíndrico, triangular ou sextavado, com uma ponta de feltro e um material esponjoso em seu interior, onde fica armazenada a tinta.
A tinta, composta por pigmentos naturais ou sintéticos misturados à água ou álcool, vai descendo pelo tubo e entra em contato com o feltro, umedecendo a ponta e permitindo que façamos traços nas superfícies de desenho ou escrita.
O hidrocor pode ser utilizado para escrita, decoração, contornos, preenchimento, customizações de papelaria, auxílio nos estudos entre outras funcionalidades. Ou seja, esse é também um material muito versátil.
Diferenças entre a caneta hidrográfica e esferográfica
Canetas hidrográficas e esferográficas são muito diferentes. A começar pelo uso, ainda que possa ser utilizada com fins artísticos, a esferográfica tem como principal função a escrita, seja em ambiente escolar ou corporativo. Diferente do hidrocor que, apesar de estar presente na vida escolar, não costuma ser utilizado para fazer anotações, avaliações e muito menos para assinar documentos, por exemplo.
Quanto à sua estrutura, já falamos anteriormente que a tinta do hidrocor costuma ser à base de água ou álcool, que fica armazenada em um tubo esponjoso dentro do corpo de plástico, que umedece a ponta de feltro, permitindo o traço.
Já a caneta esferográfica tem tinta à base de óleo, que fica armazenada em um tubo bem fino que se conecta a uma ponta que contém uma pequena esfera em sua extremidade. Essa esfera gira ao entrar em contato com uma superfície, depositando a tinta uniformemente.
Quais os tipos de hidrocores?
Tecnicamente, toda caneta com características parecidas com as que mencionamos anteriormente é uma caneta hidrográfica. Ou seja, as de tipo escolar, os marcadores, as canetas brush e até o pincel atômico são tipos de hidrocores. Isso porque todos têm uma mecânica parecida e tinta à base de água ou álcool. Falamos um pouco mais sobre esses tipos a seguir, dividindo em grupos de acordo com o tipo de ponta e da tinta.
Quanto à maleabilidade da ponta
Levando em conta a maleabilidade da ponta, podemos classificar os hidrocores entre os de ponta rígida, ou seja, os hidrocores escolares, os marcadores, os pincéis atômicos entre outros; e o de ponta maleável, que são as canetas brush, que tem a ponta do tipo pincel.
Quanto à espessura da ponta
O hidrocor de ponta maleável não costuma ter em sua embalagem a especificação da espessura, uma vez que é possível controlar a largura do traço por meio da pressão empregada durante o seu uso.
Já o hidrocor de ponta rígida é encontrado no mercado em diferentes espessuras de pontas, podendo ser elas superfinas, finas, médias, grossas ou jumbo.
O hidrocor mais comum é o de ponta média, que tem cerca de 1mm de espessura. O de ponta superfina tem traço de cerca de 0,4mm, enquanto o de ponta fina tem traço de cerca de 0,8mm. Os de ponta grossa costumam ter traços que variam entre 2 e 3mm de espessura.
Ponta retrátil
À medida que as tecnologias em materiais de papelaria vão evoluindo, vão surgindo novos produtos no mercado. Um desses casos é o hidrocor de ponta retrátil. Ele resolve um problema muito comum na fase escolar, que é quando a criança não aprendeu a controlar a força do traço e acaba afundando a ponta da canetinha, inutilizando o material.
A mecânica do hidrocor de ponta retrátil permite que ela entre um pouco ao ser pressionada contra o papel e que volte ao seu lugar ao fim do traçado.
Bicolores
Você já imaginou ter o dobro de cores em relação ao número de unidades de canetas hidrográficas que cabem em uma embalagem? Isso é possível com o hidrocor bicolor. Nele, as duas extremidades tem uma ponta, contando com dois tubos de tinta, um em cada metade da caneta, dobrando as possibilidades artísticas.
Com cheiro
Ainda tem o hidrocor com tinta que tem cheirinho, ideal para usos especiais, como em cartinhas, convites ou mesmo para dar um toque a mais na experiência de quem usa esse material para customizar o planner, bullet journal ou diário.
4 formas de usar o hidrocor
Se você gosta de lettering, o hidrocor é um ótimo material para compor o seu conjunto de ferramentas para a prática dessa técnica. Utilize tanto para escrever as letras de linhas finas quanto as que têm espessura maior, trabalhando o preenchimento.
Para quem desenha, o hidrocor pode ser usado em line arts, a sua pigmentação intensa dá um toque especial a esse tipo de técnica. Mas ele também pode ser usado em contornos de desenhos ou mesmo para preenchimentos.
Como a tinta é à base de água, quanto mais você preenche uma área, mais molhada e suscetível a rasgar ela fica. Então, busque por papéis mais grossos.
Que tal customizar o seu bullet journal com hidrocores de diferentes tonalidades? Crie legendas, desenhos, caligrafia, lettering e o que mais a sua criatividade mandar para deixar o seu material de papelaria com a sua cara.
Os hidrocores podem ser aplicados em diferentes superfícies, desde o papel comum até a folha de madeira, então, deixe a sua imaginação fluir, teste e crie aquilo que você quiser. Vale buscar por inspirações nas redes sociais e vídeos no YouTube.
Como escolher o hidrocor ideal?
Quando se trata de material de arte e papelaria, quanto maior a variedade, melhor, pois aumenta também as possibilidades criativas. Mas se você precisa escolher, tenha em vista qual é a finalidade desejada. Você desenha? que tal contar com hidrocores comuns, mas com diferentes espessuras? A ponta fina ajuda a pintar os detalhes enquanto a mais grossa facilita o preenchimento.
Você precisa de algo para ajudar nas leituras escolares? Os marcadores são as melhores opções. A ponta chanfrada permite traçar linhas finas ou destacar toda a palavra, só mudando a sua posição.
O hidrocor que você procura é para atividades escolares do seu filho? Invista no kit de ponta retrátil, para evitar que elas afundem. Para as crianças, que se sujam com facilidade, é uma boa contar com canetinhas que tenham a tinta lavável, facilitando a limpeza da roupa, por exemplo. Ainda tem a possibilidade de adquirir hidrocores que demoram mais a secar a tinta quando estão sem a tampa.
Sabendo bem o motivo porque você está comprando o hidrocor, fica muito mais fácil escolher.
Melhor maneira de conservar o hidrocor
Não é difícil manter o seu hidrocor em bom estado de conservação, funcionando bem por bastante tempo. Basta tomar cuidados básicos ao manuseá-los no dia a dia.
A dica mais importante é não deixar as canetinhas sem a tampa enquanto estiverem fora de uso. Isso evita que tanto o feltro da ponta quanto a tinta do interior seque.
A segunda dica é manter os seus hidrocores ou na horizontal, principalmente se ele for do modelo de duas pontas, ou na vertical com a ponta virada para baixo. Para isso, conte com um estojo ou com um porta-lápis. Evite ao máximo deixá-lo com a ponta para cima, pois a tinta é muito líquida e pode vazar do tubo.
A terceira dica é armazenar em local livre de calor intenso e de forte umidade. Fazendo isso, você terá as suas canetinhas muito bem conservadas.
Agora que você já sabe um tanto sobre o hidrocor, que tal conhecer e experimentar as opções oferecidas pela Tris?
A linha Mega Hidro Color tem uma variedade incrível, perfeita para todos os momentos. Tem as opções de ponta fina, média, grossa, jumbo e super jumbo, além das normais e retráteis.
Quanto às cores, a linha oferece as tradicionais, com até 36 opções, glitter, neon, tons tropicais, tons de pele, pastel com e sem glitter, entre outras opções, como o hidrocor bicolor, com 24 tonalidades.
Entre as vantagens da linha Mega Hidro Color, além das cores incríveis, estão as tintas super laváveis, as pontas bloqueadas, para que não afundem, e a possibilidade de ficarem até 72 horas destampados sem que a tinta seque. Perfeitos, não é?
Clique no banner e saiba onde encontrar os produtos Tris pertinho de você.