Tanto para os amantes da caligrafia quanto para aqueles que gostam de desenhar, a caneta de ponta fina é um item que não pode faltar no estojo! Com um traço delicado que possibilita uma maior precisão, é ideal para trabalhos mais arrojados e artísticos.
Quer saber mais sobre esse material e seus diversos usos? Acompanhe nosso texto e fique por dentro das principais características da caneta de ponta fina!
Caneta de ponta fina: principais características
Quando se deseja adicionar uma maior delicadeza, precisão e requinte estético nos trabalhos de caligrafia e desenhos artísticos ou técnicos, a caneta de ponta fina é uma ótima pedida. De diferentes tipos de tinta (nanquim, esferográfica e hidrográfica), diferentes espessuras da ponta e diferentes cores, as canetas de ponta fina podem te ajudar a elevar o nível da sua escrita ou do seu desenho!
Além da exatidão e da suavidade, outras características fazem da caneta de ponta fina um item indispensável para quem gosta de trabalhar com materiais de qualidade.
Sua diversidade de cores é uma das maiores vantagens desse material. Das básicas e versáteis azul e preta até as diferentes e divertidas neon e pastel, é possível encontrar uma caneta de ponta fina que se adapte ao seu projeto e faça aquela diferença na hora de entregar um resultado requintado.
Ótimas aliadas na elaboração de projetos arquitetônicos, as canetas de ponta fina também são boas para os traçados feitos com esquadros e réguas – justamente pela sua precisão no traço.
Outra característica bastante atrativa deste produto é que seu preço agrada a todos os bolsos. É possível comprar o material – em lojas físicas ou lojas online – por valores bastante acessíveis. Agora, se você quiser fazer um agrado para si ou presentear alguém, também é possível gastar um dinheirinho a mais!
Além disso, é possível encontrar canetas de ponta fina com diferentes tipos de tinta. As três mais comuns são à base de óleo (esferográfica), à base de água (hidrográfica) e com nanquim (uma tinta negra à base de carvão e solvente).
A caneta esferográfica é facilmente encontrada em lojas de material escolar e papelarias. Na ponta do seu tubo de armazenamento há uma esfera rolante que permite com que a tinta saia de maneira uniforme.
A caneta hidrográfica, por sua vez, possui a ponta de feltro; assim que o feltro é umedecido pela tinta à base d’água, o pigmento é transferido para a superfície rabiscada.
Já a caneta de ponta fina com tinta nanquim oferece um traço marcante e exige um pouco mais de técnica para ser utilizada justamente por causa do seu pigmento super concentrado. Entre as suas vantagens estão a secagem rápida e a resistência à luz.
Entendendo as diferenças entre a caneta de ponta fina e os outros modelos
No dia a dia estamos acostumados a usar as canetas tradicionais. Elas são mais acessíveis quanto ao preço e funcionam bem para as anotações básicas em blocos de notas ou agendas.
Quando estamos com pressa e nossa única intenção é guardar uma informação, o traço mais grosso das canetas tradicionais cumpre bem sua função. Agora, se o que buscamos é precisão e delicadeza, a melhor aposta é a caneta de ponta fina.
Outra diferença entre esses dois tipos de caneta é a pigmentação de cada uma. Enquanto a caneta tradicional apresenta uma pigmentação mais fraca – o que faz com que sua cor seja mais clara e menos vibrante – a caneta de ponta fina oferece uma cor mais intensa, ótima para soltar a imaginação em desenhos e num lettering caprichado.
Quais os principais usos desse tipo de caneta?
Como já ressaltamos anteriormente, devido à sua precisão, a caneta de ponta fina é indicada sobretudo para trabalhos que exigem uma maior delicadeza no traço.
Desenhos técnicos para projetos arquitetônicos, desenhos artísticos mais elaborados, lettering e até aqueles rabiscos divertidos no seu sketchbook: os usos da canetinha de ponta fina são diversos, basta ter imaginação e algumas cores à mão.
Para os trabalhos mais profissionais, o indicado é investir em uma caneta de mais qualidade. Neste caso, aquelas que são à base de nanquim podem fazer um bom serviço, basta que você aprenda a trabalhar com esse material. Para isso: pratique, pratique, pratique!
Se a sua intenção com a caneta de ponta fina é um uso mais informal e recreativo, dê preferência às canetas intermediárias, que possuem um bom custo benefício. Com elas você consegue decorar seu bullet journal e dar aquele charme extra ao seu planner ou agenda. Aqui a dica é: quanto mais cores melhor!
Escolhendo a caneta de ponta fina ideal para você!
A dica de ouro na hora de escolher uma canetinha com a ponta fina é bem simples: leve em consideração a finalidade que você dará ao uso da caneta. Cada projeto e técnica podem ter sua qualidade melhorada se você escolher a caneta certa para trabalhar.
Na hora de comprar suas canetas, leve alguns critérios em conta: qual a sua durabilidade? Sua cor, quando aplicada no papel, atende às expectativas? Qual é o material da ponta e a sua espessura? Seu modelo é confortável na hora do uso? Respondendo a essas perguntas simples você será capaz de adquirir a caneta de ponta fina que mais se adequa ao seu projeto e à sua mão.
Quem vai utilizar a caneta de ponta fina é um fato que também deve contar na hora da compra. Além dos adultos, as crianças também podem usar esse item. Alguns cuidados precisam ser tomados, entretanto. Veja se a caneta possui uma tampa que não pode ser engolida facilmente e pesquise sobre os componentes da tinta. Produtos naturais e atóxicos garantem a segurança dos pequenos!
Conheça as canetinhas de ponta fina da Tris!
Agora que você conhece mais sobre a caneta de ponta fina e já sabe como utilizar esse item, confira canetas de ponta fina da Tris no nosso site!
Da escola às experiências cotidianas, deixe a Tris trazer mais alegria e criatividade para sua vida!
Clique no banner e descubra onde encontrar a Tris pertinho de você!